Novo polo nacional de celulose, Ribas do Rio Pardo recebe obras em rodovias estaduais que vão integrar a região, reduzir o caminho entre as cidades vizinhas, como Camapuã e ainda promover desenvolvimento.
Conforme o governo do Estado, esses investimentos que chegam a quase R$ 300 milhões, buscam qualificar a infraestrutura, melhorar o escoamento e dar segurança ao tráfego local.
Saindo do perímetro urbano de Ribas rumo a Camapuã, o Governo do Estado está promovendo a pavimentação de 12,18 km da MS-357, no valor de R$ 32,5 milhões. A obra segue em pleno vapor, com 32,79% dos trabalhos concluídos. Neste momento as atividades no local são de terraplanagem e base.
Faltam apenas 4,6 km para concluir esta tarefa (terraplanagem e base), para depois iniciar a capa de asfalto. No caminho também está sendo construída uma ponte sobre o Rio Pardo. Quando foi anunciada a obra foi muito comemorada pelos ruralistas que moram neste trecho e sofrem com muita poeira e lama na época de chuva. Já sofreram muitos transtornos e prejuízos com a situação da estrada.
Outro ganho será para as pessoas que desejam seguir a Camapuã e podem iniciar por este caminho o novo percurso à cidade vizinha. A valorização das propriedades faz parte do combo de benefícios, que ainda tem uma nova rota de transporte de grãos, madeira e até pecuária de corte. Esta obra termina no entroncamento com a MS-338.
“Essas rodovias são de extrema importância para o escoamento da produção da região. Investindo nessas ligações rodoviárias, o governo atende o setor das florestas e também da agropecuária, que geram emprego e renda para a população”, destaca o secretário Helio Peluffo, da Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).
Integração regional
Descendo de Camapuã rumo a Ribas do Rio Pardo, começa a obra na MS-338, que prevê a pavimentação de 111,5 km, em dois lotes, que somados chegam a mais de R$ 250 milhões de investimento. Integração regional, que encurta caminhos e leva segurança ao trafego.
O primeiro lote sai do entroncamento da BR-060, em Camapuã, e desce pela MS-338 por uma extensão de 45,30 km. Neste trecho 88% dos trabalhos já foram concluídos, chegando na fase final das atividades. Maior parte do caminho já está com a pavimentação pronta e faltam poucos detalhes para sua finalização.
O segundo (lote) são mais 66,26 km do entroncamento com a MS-245 até a MS-357, onde vai se encontrar com a outra obra do Governo citada acima. Neste trecho são mais 66,26 km de pavimentação. Uma parte do percurso já está asfaltado e neste momento estão sendo feitas obras de terraplanagem.
Fotos: Álvaro Rezende
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