A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretária de Obras, Transportes e Serviços Públicos, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) de Chapadão do Sul, em parceria com o Técnico em Segurança do Trabalho Sr. Givaldo Britto e a psicóloga Jéssica Bonifácio, ambos sendo da Secretaria de Administração, promoveram uma capacitação com os trabalhadores responsáveis pela sinalização horizontal e vertical.
A coordenadora de educação para o trânsito, Fabiana Souza destaca a importância do serviço desenvolvido pelos trabalhadores, pois muitas vidas são resguardadas com uma cidade bem sinalizada e ressaltou ainda que a frase deste ano para o trânsito é: “pra no trânsito começa por você, que cada sujeito que está no trânsito precisa se cuidar e se prevenir, para que haja um trânsito mais fluido e seguro.
O Técnico em segurança do trabalho, Givaldo Britto, falou sobre a importância do uso dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual).
“Os acidentes de trabalhos podem ser evitados e/ou mitigado os danos quando utilizamos os EPIs adequados. Listo os EPIs que cada trabalhador precisa utilizar no desempenho de suas funções, tais como: luvas, chapéu, protetor solar, colete refletivo, botinas, cones (para isolar o local para a realização da pintura horizontal), entre outros.”
A psicóloga Jéssica Bonifácio abordou o tema “Estresse no Trabalho”, enfatizando a importância em estar atento quanto a frequência e intensidade de nossas emoções, principalmente as tidas como negativas, visto o impacto direto nas relações cotidianas, como também na qualidade de vida e prejuízo ao bem-estar, uma vez que o acesso facilitado a informações pode contribuir com a diminuição dos riscos psicossociais neste âmbito.
Segundo a psicóloga, a forma que o ambiente de trabalho está organizado pode impactar diretamente em nossa saúde psicológica e física diante do enquadramento da rotina de trabalho, envolvimento, relação de convívio e suporte entre colegas e liderança, normas que quando à utilização de equipamentos adequados, entre outros fatos que, quando desequilibrados contribuem com a sensação de esgotamento crônico, irritabilidade, alterações (sono, alimentação, hábitos e interesses) que também prejudicam o bom desempenho das atividades cognitivas (atenção, concentração, memória, etc).
Foi proposto uma atividade em conjunto que visa a diminuição e alívio provisório do estresse diante determinadas situações, haja visto que a profissional está à disposição para informações, ações e acompanhamento psicológico voltados ao âmbito do trabalho.
O diretor do Demutran, Denir Candido entregou aos participantes uma apostila onde consta as orientações e normas para que sejam feitas a sinalização horizontal e vertical, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB/1997), material utilizado com o objetivo de debateram as normas gerais para que as sinalizações respeitem a legislação vigente em prol de um trânsito mais seguro para todos.
Foto: Chapadão do Sul
Você também pode gostar de ler
Carro atravessa preferencial e colisão deixa motociclista ferido em Chapadão do Sul
Acidente entre carro e moto mobiliza bombeiros na Avenida Mato Grosso do Sul
Publicado em 23/02/2026 às 07:51 - Atualizado em 23/02/2026 às 08:12 - Por Day Silva
Vereadores apresentam indicações para melhorias no transporte, saúde e infraestrutura em Chapadão do Sul
Propostas destacam implantação de pontos de ônibus cobertos e reforma da rodoviária durante a 1535ª Sessão Ordinária
Publicado em 20/02/2026 às 16:10 - Atualizado em 20/02/2026 às 16:15 - Por Day Silva
Desatenção termina em batida traseira na Avenida 11 em Chapadão do Sul
Colisão traseira envolveu duas motoristas; radiador da Strada ficou danificado e trânsito seguiu sem interdições
Publicado em 18/02/2026 às 08:52 - Atualizado em 18/02/2026 às 08:59 - Por Day Silva
Vereador Marcelo Costa visita Hospital de Amor em Barretos e destaca acolhimento a pacientes de Chapadão do Sul
Parlamentar esteve na unidade e na casa de apoio, onde conversou com moradores do município em tratamento
Publicado em 14/02/2026 às 07:05 - Atualizado em 14/02/2026 às 07:06 - Por Day Silva
Homem que morreu espancado em Chapadão do Sul estava agredindo mulher, dizem testemunhas
Segundo relatos, ele teria partido para cima de quem tentou intervir e acabou caindo desacordado após ser atingido com socos; bombeiros o levaram ao PAM
Publicado em 13/02/2026 às 15:29 - Atualizado em 13/02/2026 às 16:09 - Por Day Silva
Cão é arremessado duas vezes contra o chão e caso revolta moradores em Chapadão do Sul
Imagens mostram homem saindo de imóvel para agredir animal na calçada; estado de saúde do cachorro não foi informado
Publicado em 13/02/2026 às 09:27 - Atualizado em 13/02/2026 às 09:34 - Por Day Silva
IFMS tem oportunidade para professor de monitoria em Chapadão do Sul
Processo seletivo é para contratação temporária, com carga de 20 horas semanais e remuneração de R$ 29,68 por hora/aula; inscrições seguem até 18 de fevereiro
Publicado em 12/02/2026 às 07:47 - Atualizado em 12/02/2026 às 08:24 - Por Day Silva
MP investiga contaminação por óleo em galpão na MS-306 em Chapadão do Sul
Empresa foi autuada por falhas no controle ambiental e risco ao solo; multa é de R$ 10 mil
Publicado em 11/02/2026 às 12:15 - Atualizado em 11/02/2026 às 12:16 - Por Day Silva