Mato Grosso do Sul registrou até o terceiro trimestre de 2023, a 2º maior taxa de ocupação do Brasil, com 64,2% da população economicamente ativa empregada.
Segundo o governo do Estado, isso representa 1,4 milhão de pessoas ocupadas no Estado no mercado formal e informal.
Os dados são de Carta de Conjuntura elaborada pela coordenação de Estatística da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNADC-T) divulgada pelo IBGE.
Mato Grosso do Sul se destacou como o segundo com a maior taxa de ocupação no Brasil no último trimestre. O primeiro lugar ficou com Santa Catarina, onde a taxa é de 65,3%.
"Existe um trabalho para alcançar esses resultados e vamos continuar nesta toada, investindo forte nas ações que possibilitem mais emprego e renda para a nossa gente. Sempre falo em qualificação pois um trabalhador qualificado tem mais chances de alcançar postos de trabalho melhores, de sair da informalidade", comenta o governador Eduardo Riedel.
Já o índice de desocupação para Mato Grosso do Sul coloca o estado na 4ª colocação no cenário nacional, atrás apenas de Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina. Quanto a participação na força de trabalho (percentual de pessoas na força de trabalho em relação às pessoas em idade de trabalhar), o índice ficou em 66,9%, ligeiramente menor do que o verificado para o mesmo trimestre de 2022, com decréscimo de 0,2 pontos percentuais.
Em termos de renda, considerando o salário médio real habitualmente recebido em todos os trabalhos pelos ocupados, tem-se um valor médio de R$ 3.234 registrado para o 3º trimestre de 2023, aumento de 10,45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao trimestre anterior, por sua vez, a variação foi de -3,89%, o que em termos absolutos configurou -128,00 reais no rendimento médio dos trabalhadores.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seamdesc), Jaime Verruck, salienta que os dados são extremanente positivos.
“Mato Grosso do Sul atinge a 2ª maior taxa de ocupação do País neste terceiro trimeste de 2023. Isso é muito evidenciado pelo nível e empregabilidade, pelo volume de investimentos. Então conseguimos avançar e um outro indicador e a participação da força de trabalho. Quando olhamos a série histórica do MS percebemos que em função do desenvolvimento econômico gerado. Estamos conseguindo chegar em níveis extremanete satisfatórios de empregabilidade”, salientou.
Análise
Analisando o perfil dos ocupados, no 3º trimestre de 2023, a sua maioria estava na posição de ‘Empregado’, representando 50,94% do total de ocupados. Em seguida aparecem os classificados como ‘Conta própria’ (20,53%) e ‘Empregado do Setor Público’ (15,31%). Em menor número, por sua vez, ‘Trabalhador familiar auxiliar’ surgiu com (0,56%) do total
Na desagregação por agrupamento de atividade econômica, o setor que apresentou a maior concentração foi de ‘Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas’, com 19,97% do total de ocupados, representando em números absolutos 287 mil trabalhadores.
Na sequência, a atividade de ‘Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais’ aparece em segundo lugar com 19,90% e 286 mil ocupados, e, fechando os três maiores agrupamentos, temos o setor de ‘Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura’, com 9,81% de participação e 141 mil indivíduos.
No fim da lista, por seu turno, a atividade de ‘Alojamento e alimentação’ é aquela com o menor número de trabalhadores ocupados entre os grandes agrupamentos, com 4,87% do total e 70 mil ocupados.
No trimestre em análise, a taxa de informalidade em MS alcançou 31,9% dos ocupados, enquanto o percentual de desalentados (pessoas que não realizaram busca efetiva por trabalho, mas gostariam de ter um trabalho e estavam disponíveis para trabalhar em relação a força de trabalho foi de 1%, e a categoria de desocupados e subocupados representou 6,3%.
Foto: Álvaro Rezende
Você também pode gostar de ler
Caixa começa hoje a pagar Bolsa Família de fevereiro
Pagamento em localidades de oito estados será unificado
Publicado em 12/02/2026 às 08:26 - Atualizado em 12/02/2026 às 08:57 - Por Day Silva
STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026
Sessão está prevista para começar às 14h
Publicado em 02/02/2026 às 09:45 - Por Day Silva
Fim do exame de baliza no pátio do Detran marca mudança no processo de habilitação
Segundo a gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab, as mudanças têm caráter provisório, até que o manual nacional seja publicado
Publicado em 27/01/2026 às 09:05 - Atualizado em 27/01/2026 às 09:33 - Por Day Silva
Detran-MS publica portaria reduzindo valores dos exames da CNH do Brasil
Com a nova Portaria, o valor do Exame de Aptidão Física e Mental foi fixado em R$ 75
Publicado em 21/01/2026 às 12:24 - Atualizado em 21/01/2026 às 12:42 - Por Day Silva
Mais de 8,6 milhões deixam a pobreza e Brasil atinge melhor nível desde 2012, aponta IBGE
1,9 milhão também saiu da extrema pobreza em 2024. Dados foram divulgados pela Síntese de Indicadores Sociais, nesta quarta-feira (3).
Publicado em 03/12/2025 às 16:17 - Atualizado em 03/12/2025 às 16:37 - Por Redação MS Todo Dia
Conselho de Ética arquiva pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro
Relator defendeu imunidade parlamentar e atuação no exterior; PT promete recorrer após decisão de 11 votos a 7
Publicado em 22/10/2025 às 18:25 - Atualizado em 22/10/2025 às 18:26 - Por Felipe Dias
STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista, decisão inédita na história do país
Julgamento ficou em 4 votos a 1 para o ex-presidente, e outros 7 réus também foram condenados; último dia foi marcado por manifesto de ministros contra Fux
Publicado em 11/09/2025 às 18:32 - Atualizado em 11/09/2025 às 18:36 - Por Felipe Dias
Mauro Cid é condenado a 2 anos em regime aberto, com benefício por delação premiada
Tenente-coronel pedia perdão judicial; ministros entenderam que anulação de pena seria inconstitucional
Publicado em 11/09/2025 às 18:24 - Atualizado em 11/09/2025 às 18:25 - Por Felipe Dias
Moraes vota por condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Ministro do STF considerou ex-presidente e sete auxiliares culpados por integrar trama golpista; julgamento segue na Primeira Turma
Publicado em 09/09/2025 às 15:53 - Atualizado em 09/09/2025 às 16:56 - Por Felipe Dias
STF determina reforço no policiamento na casa de Bolsonaro por risco de fuga
Ministro Alexandre de Moraes decide monitoramento em tempo integral após pedido da PGR; ex-presidente cumpre prisão domiciliar em Brasília
Publicado em 26/08/2025 às 18:31 - Atualizado em 26/08/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias