A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) já está recebendo os pedidos de credenciamento, por parte das Organizações Associativas interessadas em participar do Programa Precoce MS.
Para isso, as empresas deverão atentar-se quanto aos requisitos e documentação necessários que estão estabelecidos na Resolução Conjunta Sefaz/Semadesc nº 90.
A resolução prevê que as Organizações/Associações, responsáveis pela verificação e validação do nível de conformidade do “Protocolo Precoce em Conformidade”, interessadas em seu credenciamento junto à SEMADESC, devem cumprir os seguintes requisitos: trabalhar com grupos de produtores rurais adotando alianças mercadológicas para o mercado da carne e seus produtos, requisito comprovado mediante a apresentação do estatuto e/ou regimento da Organização/Associação; possuir um protocolo de produção, adotado por estabelecimento rural, similar ao “Protocolo Precoce em Conformidade”, vigente e registrado na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), avaliado e reconhecido pela SEMADESC de acordo com a compatibilidade dos critérios técnicos, requisito comprovado mediante a apresentação do Protocolo de Produção da Organização/Associação; dispor de equipe técnica qualificada para auditar e validar o nível de conformidade do “Protocolo Precoce em Conformidade”, nos estabelecimentos rurais solicitantes, requisito comprovado mediante a apresentação da composição do seu quadro técnico, com suas respectivas habilitações e capacitações e dispor de software que contemple todos os procedimentos de controle e gestão das atividades relacionadas ao “Protocolo Precoce em Conformidade” executado nos estabelecimentos rurais.
Dentro do protocolo deve ser observado o seguinte: as informações deverão ser inseridas no sistema da Associação credenciada pelos profissionais habilitados dos estabelecimentos rurais e as informações geridas por representante designado pela Organização/Associação; o sistema deve permitir acesso irrestrito à SEMADESC e à SEFAZ, para consultas e utilização do seu banco de dados; o sistema deve fornecer à empresa independente de terceira parte, acesso a consultas durante as atividades de auditoria interna;- receber auditorias internas, em periodicidade semestral, realizadas por empresa independente de terceira parte, para reconhecimento da adoção das diretrizes da NBR ISO/IEC 17065/2013 e do disposto na Resolução Conjunta, para avaliação do processo de verificação e validação utilizado nos estabelecimentos rurais quanto ao “Protocolo Precoce em Conformidade”; e- estar inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e no Cadastro de Contribuintes do Estado de Mato Grosso do Sul, bem como, estar em situação regular quanto à suas obrigações fiscais e trabalhistas.
Os requisitos deverão ser comprovados à SEMADESC, em periodicidade semestral, após o credenciamento da Organização/Associação, por meio da apresentação dos seguintes documentos: contrato social, com suas respectivas alterações, ou com sua consolidação contratual (com todas as alterações), inscrito ou registrado no órgão competente; Certidão Negativa de Débitos para com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);- Certificado de Regularidade junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, emitida pela Justiça do Trabalho e pelo Ministério do Trabalho e Emprego; Certidão Negativa de Débitos Tributários e de Dívida Ativa, para com a Fazenda Nacional, Estadual e Municipal;- relatório de auditoria interna, em periodicidade semestral, que comprove o reconhecimento da adoção das diretrizes da NBR ISO/IEC 17065/2013, e do disposto na Resolução Conjunta SEFAZ/SEMADESC nº 90, para avaliação do processo de verificação dos níveis de conformidade, no estabelecimento rural, do “Protocolo Precoce em Conformidade” e documentos comprobatórios.
As Organizações/Associações, que prestarem os serviços de verificação e validação do nível de conformidade do “Protocolo Precoce em Conformidade”, deverão ser remuneradas pelos próprios estabelecimentos rurais tomadores dos serviços.”
A Semadesc explica que o “Protocolo Precoce em Conformidade” se baseia no cumprimento de critérios que atendam à parâmetros de diretrizes e políticas públicas, que refletem situações de segurança do alimento; redução nas emissões de carbono; aumento da biosseguridade e saúde animal nos estabelecimentos rurais; na disponibilidade de fontes de energia alternativa, em incrementos tecnológicos nos sistemas produtivos de carne bovina; no Associativismo e outros que trazem ganhos para todos os segmentos da cadeia.
O protocolo apresenta diretrizes de Sustentabilidade, Infraestrutura e Produção, elaborado e validado através de uma lista de verificação, com 85 itens, sendo uns aplicáveis e outros não aplicáveis. “O “Protocolo Precoce em Conformidade” deverá ser validado pelo cumprimento de seus requisitos, nos estabelecimentos rurais, pelas Organizações/Associações credenciadas, que também irão emitir os Atestados de Adequação aos mesmos”.
Fonte: Semadesc
Foto: Divulgação/Internet
Você também pode gostar de ler
Atraso na colheita do milho preocupa produtores em MS, mas safra mantém expectativa de boa produtividade
Subtítulo: Apenas 6,2% da área foi colhida até o fim de junho; geadas causaram perdas de até 30% em regiões do centro e sul do Estado
Publicado em 03/07/2025 às 18:00 - Atualizado em 03/07/2025 às 18:24 - Por Felipe Dias
Lula lança Plano Safra 2025/2026 com R$ 516,2 bilhões para grandes produtores e cooperativas
Crédito rural também prioriza práticas sustentáveis e amplia acesso para médios produtores
Publicado em 02/07/2025 às 15:22 - Atualizado em 02/07/2025 às 15:39 - Por Felipe Dias
Famasul alerta produtores de MS para gestão de custos e riscos diante de crise entre EUA e Irã
Federação teme impacto no fornecimento de insumos e fertilizantes e orienta medidas preventivas no campo
Publicado em 27/06/2025 às 17:55 - Atualizado em 27/06/2025 às 17:58 - Por Felipe Dias
Com colheita no início, região norte de MS tem lavouras de milho bem avaliadas
Lavouras seguem em boas condições, mas técnicos alertam para riscos climáticos e presença de pragas e doenças
Publicado em 25/06/2025 às 18:26 - Atualizado em 25/06/2025 às 18:44 - Por Felipe Dias
Região norte de MS tem 89% das lavouras de milho em boas condições, mas risco de estiagem e geadas gera alerta
Boletim da entidade aponta desenvolvimento saudável das plantações, mas destaca atenção com o clima até o fim do ciclo da safra
Publicado em 14/06/2025 às 07:59 - Atualizado em 14/06/2025 às 08:04 - Por Felipe Dias
Iagro reforça vacinação contra brucelose em fêmeas bovinas e bubalinas no MS
Imunização é obrigatória para animais de 3 a 8 meses e protege contra doença que pode ser transmitida aos humanos
Publicado em 05/06/2025 às 15:56 - Atualizado em 05/06/2025 às 16:23 - Por Felipe Dias
Safrinha de milho tem 18,5% das lavouras com baixo desenvolvimento em MS, aponta Aprosoja
Apesar dos problemas localizados, a expectativa de produtividade para Mato Grosso do Sul é crescimento de 20,6% em relação ao ciclo anterior
Publicado em 03/06/2025 às 16:29 - Atualizado em 03/06/2025 às 16:32 - Por Felipe Dias
Prazo para declaração semestral do rebanho termina nesta segunda-feira em MS
Produtores devem atualizar dados pelo Saniagro ou presencialmente nas unidades da Iagro
Publicado em 02/06/2025 às 14:01 - Atualizado em 02/06/2025 às 14:02 - Por Felipe Dias
Safra de milho 2024/2025 termina antes do previsto em MS com projeção de 10,2 milhões de toneladas
Produção cresce 20,6% em relação à safra anterior; 89% das lavouras no norte do estado estão em boas condições
Publicado em 29/05/2025 às 18:01 - Atualizado em 29/05/2025 às 18:11 - Por Felipe Dias
Após 20 anos de esforços, MS é reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação
Anúncio foi feito em Paris; novo status abre mercados internacionais e impulsiona agroindústria do Estado
Publicado em 29/05/2025 às 14:55 - Atualizado em 29/05/2025 às 15:22 - Por Felipe Dias