A Carreta da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) leva acesso facilitado à justiça estadual na próxima segunda-feira (19), aos moradores do município de Paraíso das Águas. Os atendimentos facilitados para os paraisenses vão até terça-feira (20).
Levar o Judiciário sul-mato-grossense aos locais onde não há fórum é um dos objetivos da atual gestão do Tribunal de Justiça de MS, sob o comando do Des. Sérgio Fernandes Martins, que tem como uma de suas metas a transformação do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.
Entre os destaques de sua atuação, na semana passada o TJMS disponibilizou os serviços da Carreta da Justiça à população das Aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho, no município de Dourados, integrando força-tarefa organizada pela Justiça Federal para garantir cidadania aos povos indígenas da região.
A escolha dos municípios e localidades para onde a unidade móvel circulará observa critérios técnicos e ocorre de acordo com a conveniência do Poder Judiciário estadual.
Quanto aos serviços oferecidos, a Vara da Justiça Itinerante (Carreta da Justiça) tem jurisdição em todo o MS e possui competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante as jornadas da Carreta, sendo facultativo o exercício do direito de ação pelo interessado.
Entre as ações disponíveis à população estão alimentos, cobrança, conversão da separação judicial em divórcio, divórcio, execução de alimentos, exoneração de alimentos, guarda, investigação de paternidade, modificação de guarda, reconhecimento da união estável e sua conversão em casamento ou dissolução e reconhecimento de paternidade.
Os trabalhos em Paraíso das Águas serão coordenados pelo juiz Giuliano Máximo Martins, designado pela Presidência do TJMS.
Balanço – Como resultado de sua participação na força-tarefa em Dourados na semana de 5 a 9 de fevereiro, a Carreta da Justiça atingiu número recorde de público e processos de todos os atendimentos itinerantes já realizados pela Carreta para povos indígenas.
Houve a circulação de 573 pessoas. Foram abertas 97 ações e prestadas 320 orientações jurídicas. O serviço mais procurado foi o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, com 52 ocorrências.
Saiba mais – O Provimento nº 372, do TJMS, instalou a Vara da Justiça Itinerante e, como parte do programa “Judiciário em Movimento”, idealizou a Carreta da Justiça.
O calendário completo de 2024 das jornadas da “Carreta da Justiça”, bem como a lista dos documentos necessários para propositura das ações mencionadas e demais informações, podem ser encontradas no endereço https://www.tjms.jus.br/carreta-da-justica ou pelo telefone 67 98462-8249.
Você também pode gostar de ler
Com presença do prefeito Ivan Xixi, Paraíso das Águas inicia revisão do Plano Diretor com baixa participação popular
Mesmo com expectativa de 100 pessoas, menos de 40 participaram da 1ª oficina que vai definir diretrizes para o futuro do município
Publicado em 14/04/2026 às 16:27 - Atualizado em 14/04/2026 às 16:39 - Por Day Silva
Vereadora Alexia Nogueira propõe criação de espaço coberto para frota municipal em Paraíso das Águas
Vice-presidente da Câmara Municipal apresenta indicação para proteger veículos públicos e reduzir custos
Publicado em 14/04/2026 às 09:55 - Atualizado em 14/04/2026 às 10:02 - Por Gabi Ferreira
Com destino a Costa Rica, mulher é presa com crack em ônibus em Paraíso das Águas
Suspeita disse à PM que atuava como “mula” e que droga seria deixada na rodoviária de Costa Rica
Publicado em 13/04/2026 às 13:27 - Atualizado em 13/04/2026 às 13:29 - Por Day Silva
Briga entre irmãos termina com encarregado ferido ao tentar separar confusão em Paraíso das Águas
Após consumo de bebida alcoólica, dupla entrou em luta corporal com socos e chutes; vítima relatou ter sido agredida com socos e mordida
Publicado em 10/04/2026 às 13:43 - Atualizado em 10/04/2026 às 13:55 - Por Day Silva
Paraíso das Águas promove roda de conversa e caminhada por conscientização do autismo neste sábado
Encontro com especialistas e mobilização pelas ruas marcam programação do “Abril Azul” no município
Publicado em 08/04/2026 às 16:49 - Atualizado em 08/04/2026 às 16:53 - Por Day Silva
Assentamento Mateira recebe microtrator e empilhadeira para fortalecer agricultura familiar em Paraíso das Águas
Vereadores Fio do Povo e Professor Leonardo acompanharam entrega
Publicado em 08/04/2026 às 13:37 - Atualizado em 08/04/2026 às 13:52 - Por Day Silva
Paraíso das Águas anuncia investimento histórico de mais de R$ 3,4 milhões em centro de hidroterapia
Obra inédita no município vai oferecer estrutura moderna, acessível e sustentável, ampliando o atendimento em reabilitação e promovendo mais qualidade de vida à população
Publicado em 07/04/2026 às 16:10 - Atualizado em 07/04/2026 às 16:20 - Por Day Silva
Corrente de solidariedade mobiliza comunidade por doação de plaquetas para criança de Paraíso das Águas
Campanha no Hospital Regional busca apoio urgente para tratamento do pequeno Léo Lima Rodrigues
Publicado em 06/04/2026 às 18:08 - Atualizado em 06/04/2026 às 18:09 - Por Day Silva
Prefeitura intensifica atendimentos e reforça rede de apoio a pessoas com autismo em Paraíso das Águas
Ações do Abril Azul incluem acompanhamento multiprofissional, convênios com instituições especializadas e capacitação de servidores
Publicado em 02/04/2026 às 16:07 - Atualizado em 02/04/2026 às 16:11 - Por Day Silva