Uma iniciativa do governo federal espera incrementar o turismo local com incentivos a viagens aéreas mais baratas. Nesta segunda-feira, o ministro do Turismo Celso Sabino esteve no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para apresentar a primeira aeronave adesivada com a marca da iniciativa Conheça o Brasil Voando.
“O programa Conheça o Brasil Voando é uma estratégia do governo federal que faz parte de um esforço conjunto de vários ministérios do governo do presidente Lula na direção de ampliarmos o turismo no nosso Brasil como uma fonte de desenvolvimento e de incremento do crescimento econômico do nosso país”, disse ele, em entrevista a jornalistas.
Como parte da iniciativa, companhias aéreas que participam do programa estão adesivando aeronaves com a marca da campanha. Segundo a empresa aérea Latam, uma das formas de baratear o custo de viagens aéreas é incentivar o turista a comprar as passagens com antecedência. A companhia terá 15 aeronaves de sua frota com o adesivo da campanha, que divulga vários destinos brasileiros.
“É com mais voos e orientando as pessoas a comprarem suas passagens aéreas com antecedência que vamos dar mais acesso aos brasileiros à aviação”, disse Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam Brasil, em nota.
A expectativa do Ministério do Turismo é de que pelo menos 10% da frota das empresas aéreas sejam adesivadas, divulgando os atrativos e impulsionando as viagens.
“Nós estamos plotando 10% das aeronaves das companhias aéreas parceiras do programa com atrativos turísticos nacionais e a marca Conheça o Brasil Voando. Além disso, as companhias vão estar também lançando, dentro das cabines dos aviões e no embarque dos passageiros, uma gravação informando sobre o programa e das condições mais facilitadas para a aquisição de bilhetes aéreos”, disse o ministro.
Com isso, quem comprar passagem aérea com pelo menos três meses de antecedência, destacou Sabino, poderá se deparar com preços mais competitivos.
“Quem planeja, quem se organiza, viaja no carnaval, viaja nas férias de julho e viaja nos feriados com passagens mais baratas”, disse o ministro.
O programa prevê ainda o stopover nacional e internacional, serviço que proporciona ao usuário adicionar uma parada de até dois dias em uma escala sem custo adicional. Segundo o Ministério do Turismo, a Latam anunciou que vai oferecer em breve stopover para quatro novos destinos: Belém, Manaus, Recife e Curitiba.
Turismo internacional
Além do turismo nacional, o ministro Sabino disse que o governo espera incrementar também o número de turistas estrangeiros. A expectativa é de que em 2027, o país atinja a marca de 10 milhões de turistas estrangeiros por ano. Atualmente, o Brasil recebe cerca de 6 milhões, a cada ano.
"Não tenho dúvida que, até 2027, nós vamos ultrapassar essa marca de 10 milhões de turistas estrangeiros visitando o Brasil, fazendo com que o brasileiro entenda que aqui nós temos atrativos que competem de igual para igual e muitas vezes vencendo atrativos de turismo internacional. Nós temos praias no Nordeste que têm beleza muito superior às praias que muitos brasileiros buscam na República Dominicana ou em Cancún, no México."
Azul
Mais cedo, em Campinas (SP), o ministro apresentou a primeira aeronave adesivada da companhia aérea Azul. A aeronave, um A 320 Neo, trouxe referências ao Pará, com elementos típicos da cultura do estado, como o folclore; o búfalo da Ilha do Marajó e o açaí.
Segundo a companhia, o programa vai facilitar a compra de passagens aéreas com pelo menos cinco meses de antecedência e realizadas nos canais de venda oficiais da Azul. A empresa informou ainda que vai implementar stopover em cidades-chave como São Paulo e Brasília, permitindo adicionar mais uma cidade na mesma viagem. Ao longo do ano, 10% da frota da Azul receberá um design especial, apresentando diferentes destinos brasileiros e promovendo o programa.
Voa Brasil
O ministro falou ainda sobre o programa Voa Brasil, que prevê passagens a R$ 200 para aposentados, pensionistas e estudantes de baixa renda. Segundo Sabino, esse programa deve ser lançado muito em breve.
“Nós esperamos ainda até o final desse mês de fevereiro estar lançando esse programa para atender a nossa melhor idade e também aos alunos do ProUni.”
Feirão
O ministro falou ainda que, entre os dias 17 e 19 de maio, será realizado um grande feirão nacional do turismo, com promoções de passagens e pacotes aéreos.
“Vai ser uma espécie de Black Friday fora de época, onde as companhias aéreas estarão presentes, onde as grandes operadoras do Brasil e grandes agências de viagem estarão presentes, ofertando pacotes de viagem a preços promocionais, com condições de financiamento pelo Banco do Brasil e pela Caixa em até 60 meses”, disse ele.
“Aquela pessoa que quer viajar com a sua família, quer organizar a sua viagem de final de ano ou de férias, pode se programar. Sem dúvida nenhuma, com esse feirão, nós queremos vender tudo o que tiver do turismo, lotar os aviões e lotar as pousadas e os hotéis até o final do ano”, acrescentou.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Roberto Castro/Mtur
Você também pode gostar de ler
Licenciamento 2026 começa em MS e placas 1 e 2 devem pagar em abril
Valor dentro do prazo é de R$ 240,50; conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima
Publicado em 06/04/2026 às 08:10 - Atualizado em 06/04/2026 às 08:36 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica lidera casos de dengue em MS e acende alerta na região norte
Boletim epidemiológico aponta alta incidência e avanço da doença em municípios como Figueirão e Paraíso das Águas
Publicado em 02/04/2026 às 08:08 - Atualizado em 02/04/2026 às 08:51 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: vence hoje prazo para pagamento da terceira parcela
Contribuintes devem ficar atentos para evitar juros, multas e impedimentos no licenciamento do veículo
Publicado em 31/03/2026 às 10:08 - Atualizado em 31/03/2026 às 10:11 - Por Gabi Ferreira
Incêndio atinge fábrica de brinquedos em Aparecida do Taboado
Equipes de Três Lagoas, Paranaíba e da usina Alcovalle combateram o fogo. Ninguém ficou ferido e os danos foram apenas materiais
Publicado em 30/03/2026 às 06:50 - Atualizado em 30/03/2026 às 06:58 - Por Gabi Ferreira
Bebê de 1 mês morre por chikungunya; é o 5º óbito registrado em MS este ano
Caso foi registrado na Reserva Indígena de Dourados; governo estadual já trata situação como epidemia
Publicado em 25/03/2026 às 14:52 - Atualizado em 25/03/2026 às 15:13 - Por Gabi Ferreira
Pirarucu é classificado como invasor e tem pesca liberada no Pantanal
Espécie invasora poderá ser capturada sem limite em Mato Grosso do Sul, segundo norma do Ibama
Publicado em 20/03/2026 às 08:11 - Atualizado em 20/03/2026 às 08:15 - Por Gabi Ferreira
Coxim, Alcinópolis e Figueirão recebem carreta-palco do Circula Cultura MS
Projeto leva teatro, dança e circo gratuitos a 40 municípios; Camapuã, Sonora e Paraíso das Águas também estão entre as cidades
Publicado em 18/03/2026 às 09:13 - Atualizado em 18/03/2026 às 09:16 - Por Gabi Ferreira
Artesã de Rio Verde é homenageada na abertura da Semana do Artesão em MS
Feira Mãos que Criam reúne artesãos de 45 municípios e oito etnias indígenas em Campo Grande
Publicado em 17/03/2026 às 10:40 - Atualizado em 17/03/2026 às 11:52 - Por Gabi Ferreira
Coxim e Cassilândia terão Judiciário sem expediente nesta quinta e sexta-feira
Comarcas param por feriado de São José e ponto facultativo; atendimento será mantido apenas em regime de plantão
Publicado em 17/03/2026 às 09:00 - Atualizado em 17/03/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira