A Polícia Federal prendeu Antônio Joaquim Mota, nesta terça-feira (20), durante operação em Ponta Porã (MS), cidade que fica na linha de fronteira entre Brasil e Paraguai. O suspeito foi preso preventivamente por tráfico internacional de drogas, conforme apurado pelo g1.
"Tonho" é pai de Antônio Joaquim Mota, o "Dom". O filho do suspeito fugiu de helicóptero um dia antes da Polícia Federal deflagrar operação que pretendia prendê-lo, em 30 de julho do ano passado.
De acordo com as informações de fontes ligadas à operação que prendeu Antônio Joaquim Mota, ou "Tonho" como é conhecido no mundo do crime, o suspeito é um dos principais elos de uma organização criminosa responsável por controlar o tráfico internacional de drogas entre Brasil e Paraguai.
Após a prisão, "Tonho" foi transferido de helicóptero de Ponta Porã para Campo Grande. O suspeito deve ser encaminhado para o Presídio Federal de Campo Grande.
Família do tráfico
Tonho é pai de Motinha, que segue foragido por tráfico internacional de drogas. Segundo as investigações, a família Mota permeia as estruturas do crime organizado na fronteira e é uma das responsáveis por ligar a droga produzida no Paraguai a outros países.
O “Clã Mota” é composto pelo pai Antônio Joaquim da Mota, o Tonho, e o filho Dom, além da irmã Cecyzinha Mota, e a mãe Cecy Mota, investigadas por lavagem de dinheiro. A família tem relações próximas com outros líderes do narcotráfico. A família atua no crime desde 1970.
A organização criminosa da família Mota, segundo informações obtidas pelo g1, se especializou no tráfico de cocaína. Para a polícia, o "Clã Mota" constituiu organização criminosa que movimentou toneladas de cocaína do Paraguai para portos brasileiros, através das rotas do tráfico de Mato Grosso do Sul e depois para a Europa.
Dom, filho de Tonho, está na lista da difusão vermelha da Interpol, organização internacional que facilita a cooperação policial mundial e o controle do crime.
Fonte: G1/MS
Foto: Reprodução
Você também pode gostar de ler
Golpe de R$ 13,4 mil: criminoso se passa por advogado e engana idosa em Camapuã
Vítima acreditou ter vencido ação judicial e realizou transferência para liberar suposto valor
Publicado em 07/04/2026 às 16:04 - Atualizado em 07/04/2026 às 16:07 - Por Day Silva
Vídeo: acusado de homicídio é preso com pistola e munições após dias de buscas em Costa Rica
Pistola calibre .380, munições e celular foram apreendidos com o homem
Publicado em 07/04/2026 às 15:54 - Atualizado em 07/04/2026 às 15:55 - Por Day Silva
Condenado por estupro: padrasto recebe 33 anos de prisão em Coxim
Crimes praticados contra enteada de 8 a 11 anos foram comprovados por laudos e testemunhos; Justiça aplica pena em regime fechado e indenização mínima por danos morais
Publicado em 07/04/2026 às 12:59 - Atualizado em 07/04/2026 às 13:00 - Por Day Silva
Briga entre irmãos termina com homem esfaqueado e outro preso em Paranaíba
Vítima foi atingida na mandíbula e socorrida pelos Bombeiros; suspeito estava alterado e foi contido pela Polícia Militar
Publicado em 07/04/2026 às 10:19 - Atualizado em 07/04/2026 às 10:39 - Por Gabi Ferreira
Durante banho de rio, jovem desaparece em fazenda de Água Clara e mobiliza buscas
Corpo de Bombeiros reforça operação com mergulhadores e cães após desaparecimento na região do rio Ribeirão dos Bois
Publicado em 07/04/2026 às 08:56 - Atualizado em 07/04/2026 às 09:39 - Por Gabi Ferreira
Homem embriagado ameaça matar colegas e acaba preso com faca em Cassilândia
Ocorrência de perturbação do sossego evoluiu para violência, com vítimas dentro de quarto para se proteger
Publicado em 07/04/2026 às 07:24 - Atualizado em 07/04/2026 às 07:27 - Por Gabi Ferreira
Homem é preso por ameaça e porte ilegal de arma em Rio Verde de MT
Suspeito tentou fugir ao perceber aproximação da polícia e foi detido com revólver calibre .38 e munições
Publicado em 06/04/2026 às 15:38 - Atualizado em 06/04/2026 às 15:50 - Por Day Silva
Adolescente com problemas psiquiátricos é encontrada em casa de idoso e caso é investigado como estupro em Coxim
Suspeito foi preso e o caso foi registrado como estupro de vulnerável e será investigado pela Polícia Civil.
Publicado em 06/04/2026 às 10:37 - Atualizado em 06/04/2026 às 11:00 - Por Gabi Ferreira
Homem é esfaqueado após cobrar corrida e suspeito foge em Chapadão do Sul
Vítima de 54 anos foi socorrida com ferimentos e caso é investigado
Publicado em 06/04/2026 às 10:03 - Atualizado em 06/04/2026 às 10:04 - Por Gabi Ferreira
Funcionária de 17 anos é flagrada facilitando furto em comércio e acaba detida com comparsa em Costa Rica
Jovens são amigas e moram juntas; produtos deixaram de ser registrados no caixa
Publicado em 06/04/2026 às 09:11 - Atualizado em 06/04/2026 às 09:15 - Por Gabi Ferreira