O ex-jogador Daniel Alves foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro. A sentença foi anunciada pelo tribunal de Barcelona na manhã desta quinta-feira (22) e diz que foi comprovado que o brasileiro agrediu e abusou da mulher no banheiro da boate Sutton, em 2022.
A defesa de Daniel Alves informou que vai recorrer da decisão. O prazo é de 10 dias para apresentação dos documentos ao tribunal competente (Leia mais abaixo). A condenação foi divulgada duas semanas após o fim do julgamento que durou três dias.
A apelação ainda pode ser feita em duas instâncias, no Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) e no Supremo Tribunal da Espanha. Enquanto recorrer, Daniel segue preso —pela lei espanhola, ele pode obter direito de sair da prisão em 2025.
Atenuante de reparação
A Promotoria espanhola pedia a condenação de 9 anos para Daniel Alves e a defesa da vítima 12 anos.
Segundo a sentença, o tribunal aplicou ao ex-jogador uma circunstância atenuante de reparação do dano ao considerar que "antes do julgamento, a defesa depositou na conta do tribunal a quantia de 150 mil euros (R$ 801,2 mil) para ser entregue à vítima independentemente do resultado do julgamento, e esse fato expressa, segundo o tribunal, 'uma vontade reparadora'".
Com isso, a pena do ex-jogador foi reduzida por conta da aplicação dessa atenuante, e não por conta do estado de embriaguez dele, argumento utilizado pela defesa de Alves durante o julgamento com o intuito de reduzir o tempo da possível pena.
Os 150 mil euros pagos por Daniel Alves ao tribunal foram doados pela família de Neymar, segundo informações do jornal O Globo. Ao g1, a assessoria de Neymar disse que não se manifestaria. Neymar ajuda Daniel Alves financeiramente e juridicamente desde janeiro deste ano. O ex-jogador está sem acesso aos seus bens desde que foi preso, em janeiro de 2023.
Segundo o jornal catalão "La Vanguardia", além da redução do tempo de condenação, o atenuante abre a possibilidade para que Daniel Alves possa sair da prisão mediante permissões quando tiver cumprido um quarto da sentença, ou seja, um ano, um mês e quinze dias. Na sentença, o jogador também deverá ter a liberdade vigiada durante cinco anos após sair da prisão.
O crime de “agressão sexual” está previsto no Código Penal da Espanha e está tipificado no artigo 178: "Quem atacar a liberdade sexual de outra pessoa, recorrendo à violência ou à intimidação, será punido como responsável por agressão sexual com pena de prisão de um a cinco anos".
A juíza Isabel Delgado na 21ª Seção de Audiência de Barcelona também ordenou que Daniel Alves, após cumprir a pena, tenha liberdade supervisionada por cinco anos, fique afastado da mulher por nove anos.
A sentença, de 61 páginas, considera provado que "o acusado agarrou bruscamente a denunciante, derrubou-a no chão e, impedindo-a de se mover, penetrou-a, apesar de a denunciante dizer que não, que queria ir embora". E entende que "com isso se configura a ausência de consentimento, com o uso de violência e com acesso carnal".
A juíza explica que "para a existência de agressão sexual não é necessário que ocorram lesões físicas, nem que haja uma oposição heroica por parte da vítima em manter relações sexuais".
Além disso, a sentença especifica que, "no presente caso, encontramo-nos ainda com lesões na vítima, que tornam mais do que evidente a existência de violência para forçar sua vontade, com a subsequente penetração sexual que não é negada pelo acusado".
A acusação está satisfeita com a condenação. Entretanto, alerta para danos não reparados. (Leia mais abaixo)
Daniel Alves chegou ao local por volta das 10h (6h no horário de Brasília). No momento da leitura da sentença, estavam presentes também as partes no processo contra o jogador: a promotora Elisabet Jiménez; a advogada da denunciante, Ester García; e a advogada de Daniel, Inés Guardiola.
Defesa vai recorrer da decisão
A advogada de defesa de Daniel Alves, Inés Guardiola, disse na saída do Tribunal de Barcelona que vai recorrer da sentença.
"Vamos rever a sentença, mas posso adiantar que vamos recorrer. Ainda sigo acreditando e defendendo a inocência do senhor Alves. Como vocês sabem, quatro anos e meio são muito melhores do que os 9 ou 12 anos solicitados pela acusação, mas é claro que vamos recorrer. Defenderemos sua inocência até o fim", afirmou.
A advogada disse ainda que "Daniel Alves está inteiro" e que vai se encontrar com ele à tarde para explicar a sentença.
Acusação feliz com condenação
A acusação de Daniel Alves, composta pela Promotoria espanhola e pelos advogados da vítima, comemorou a decisão do Tribunal de Barcelona.
Entretanto, o advogado David Sáez disse que apesar de reconhecer a versão da vítima, a condenação poderia trazer um dano não reparado.
"Estamos satisfeitos porque a sentença reconhece o que sempre afirmamos: que a vítima estava relatando o que sofreu. Estamos satisfeitos e felizes por ela e por todas as outras (mulheres). Precisamos revisar se o conteúdo integral da sentença, se a gravidade da pena está de acordo com a seriedade dos fatos. Não se reparou o dano e será combatido se precisar", disse Sáez.
O julgamento
O julgamento de Alves durou três dias e terminou no dia 7 de fevereiro, após o jogador prestar depoimento. Na sessão, ele chorou e negou a agressão sexual. Disse ainda que a relação com a denunciante foi consensual.
À época, a defesa de Daniel Alves pediu a liberdade condicional e a absolvição dele. Já o Ministério Público local queria nove anos de prisão, enquanto a defesa da denunciante, 12 anos.
No total, 28 testemunhas, indicadas pela defesa e pela acusação, foram convocadas pela Justiça espanhola para os depoimentos. A mãe do ex-jogador também participou do julgamento. Lucia Alves, que foi a primeira a chegar ao Tribunal, foi convocada como testemunha.
As versões de Daniel Alves
Desde o início do processo, Daniel Alves apresentou quatro versões sobre o que aconteceu na boate Sutton. A última foi no julgamento, quando alegou que estava completamente embriagado.
Veja abaixo os diferentes relatos que ele já deu sobre o caso.
No início de janeiro de 2023, em um vídeo enviado ao canal espanhol Antena 3 depois que o caso veio a público, o jogador negou ter ocorrido relação sexual e disse que sequer conhecia a denunciante. "Nunca vi essa senhora na vida", afirmou.
Dias depois, em um primeiro depoimento à polícia, Daniel Alves declarou ter entrado no banheiro junto com a espanhola, mas negou ter havido qualquer relação entre os dois.
Em 20 de janeiro, convocado a um segundo depoimento em uma delegacia de Barcelona, quando foi preso em flagrante, o jogador Alves alegou que a jovem praticou sexo oral nele, porém de forma consensual. O atleta mudou a versão ao ser confrontado pela polícia com imagens da boate.
Em 17 de abril de 2023, já preso, Daniel Alves declarou à juíza responsável pelo caso que manteve relações sexuais consensuais com penetração (àquela altura, exames periciais haviam encontrado sêmen do jogador na espanhola). O brasileiro, que era casado com modelo espanhola Joanna Sanz, argumentou ter mentido para ocultar uma relação extraconjugal.
No dia 7 de janeiro de 2024, durante seu julgamento, ele foi interrogado pela própria advogada. Nesse depoimento, ele chorou e afirmou que bebeu excessivamente naquela noite.
Fonte: G1
Foto: Reuters
Você também pode gostar de ler
Com mais de 5 mil procedimentos na 1ª etapa, região norte é próxima a ser comtemplada com Caravana da Castração
Inocência, Cassilândia, Chapadão do Sul e Paranaíba serão as primeiras cidades atendidas na nova fase do programa estadual
Publicado em 14/08/2025 às 18:00 - Atualizado em 14/08/2025 às 18:01 - Por Felipe Dias
Câmara de Ribas do Rio Pardo vira alvo de inquérito do MP por supostas irregularidades em salários
Ministério Público investiga pagamento de gratificações e cargos criados para gastar duodécimo; valores de salários chegam a R$ 14 mil para alguns servidores.
Publicado em 11/08/2025 às 10:14 - Atualizado em 11/08/2025 às 10:19 - Por Roberta Cáceres
Período crítico: Saúde de MS reforça prevenção e atendimento com aumento de acidentes por escorpiões
Apenas em 2025, já foram notificados 3.436 casos, tendência que deve crescer nas próximas semanas.
Publicado em 11/08/2025 às 09:34 - Atualizado em 11/08/2025 às 09:42 - Por Roberta Cáceres
Ultrapassagem em curva provoca acidente com 11 mortos na BR-163 em Lucas do Rio Verde
Ônibus interestadual e caminhão colidiram na noite desta sexta-feira (8); vítimas incluem motoristas dos dois veículos
Publicado em 09/08/2025 às 08:34 - Atualizado em 09/08/2025 às 08:59 - Por Felipe Dias
Mãe corre com bebê engasgado até PMs e criança é salva em Aparecida do Taboado (vídeo)
Policiais realizaram manobra de desobstrução das vias aéreas; criança de quatro meses já havia passado por dois episódios semelhantes
Publicado em 08/08/2025 às 16:58 - Atualizado em 08/08/2025 às 17:14 - Por Felipe Dias
Ícone do samba, Arlindo Cruz morre aos 66 anos após complicações de pneumonia
Artista estava internado no Rio de Janeiro tratando pneumonia; desde 2017, vivia com sequelas de um AVC
Publicado em 08/08/2025 às 14:58 - Atualizado em 08/08/2025 às 15:03 - Por Felipe Dias
Idoso morre atropelado ao tentar atravessar BR-163, em Bandeirantes
Juarez Ribeiro dos Santos, de 65 anos, foi atingido por carro após correr para cruzar a pista; ele estava embriagado
Publicado em 08/08/2025 às 14:38 - Atualizado em 08/08/2025 às 14:39 - Por Felipe Dias
Proprietário rural é multado por uso de fogo sem autorização em Sonora
Ação da Polícia Militar ambiental ocorreu após detecção de focos de calor; outro caso semelhante foi registrado em Paranaíba um dia antes
Publicado em 08/08/2025 às 14:06 - Atualizado em 08/08/2025 às 14:21 - Por Felipe Dias
Homem é atacado por onça-pintada ao tentar salvar cachorro em Corumbá
Ataque ocorreu durante a madrugada no Bairro Generoso, próximo ao Rio Paraguai; vítima foi hospitalizada e está fora de perigo
Publicado em 07/08/2025 às 15:36 - Atualizado em 07/08/2025 às 15:56 - Por Felipe Dias
Aquário bate recorde de visitantes e consolida Capital como novo destino turístico nacional; Veja como visitar
O aumento não apenas confirma o crescimento da popularidade do maior aquário de água doce do mundo, como também evidencia um novo movimento no turismo regional,
Publicado em 07/08/2025 às 08:53 - Atualizado em 07/08/2025 às 08:57 - Por Roberta Cáceres