A Receita Federal abriu, nesta quinta-feira (22), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de fevereiro de 2024. O pagamento será feito no próximo dia 29 para 208.323 contribuintes.
Os lotes residuais são de contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco.Neste lote, o valor das restituições é de mais de R$ 304,1 milhões.
Do valor total, R$ 208,9 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade: 3.155 contribuintes idosos acima de 80 anos de idade; 25.536 contribuintes entre 60 e 79 anos; 3.351 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; 6.744 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Também há 80.680 contribuintes sem prioridade legal, mas que receberão neste lote por terem usado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por meio de Pix. Foram contemplados ainda 88.857 contribuintes não prioritários.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Como resgatar
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado - se, por exemplo, a conta foi desativada -, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 ano, deve requerer o valor pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deve clicar no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: Agência Brasil
Foto: © Joédson Alves/Agência Brasil
Você também pode gostar de ler
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes
Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS diretamente no portal Meu Detran
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Governo do Estado e do Detran-MS, que vem ampliando os serviços online para oferecer mais comodidade e agilidade
Publicado em 15/05/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira
Febraban alerta para golpe do falso emprego e orienta candidatos sobre como evitar fraudes
Criminosos usam falsas vagas para obter documentos, dados bancários e até assinaturas digitais das vítimas
Publicado em 13/05/2026 às 10:23 - Atualizado em 13/05/2026 às 10:24 - Por Gabi Ferreira
Ponte é interditada em Coxim após risco de desabamento e estrutura provisória é planejada
Vistoria técnica identificou graves danos em ponte sobre o Córrego da Pedra, que é rota essencial para moradores e produtores rurais
Publicado em 08/05/2026 às 10:28 - Atualizado em 08/05/2026 às 11:03 - Por Gabi Ferreira
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas de forma online
Publicado em 08/05/2026 às 10:09 - Atualizado em 08/05/2026 às 10:28 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS alerta para golpe com falsa “renovação automática” da CNH
Links fraudulentos circulam principalmente pelo WhatsApp e induzem vítimas a fornecer dados e pagar taxas indevidas via PIX
Publicado em 30/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 30/04/2026 às 10:53 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: quarta parcela vence nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Pagamento deve ser feito até 30 de abril para evitar multas e garantir regularidade do veículo
Publicado em 28/04/2026 às 09:04 - Atualizado em 28/04/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
MPMS acompanha cumprimento de acordo após incêndio que destruiu mais de 160 hectares em Coxim
Responsável foi multado e deverá recuperar área degradada; caso envolveu cinco propriedades rurais
Publicado em 24/04/2026 às 09:38 - Atualizado em 24/04/2026 às 09:59 - Por Gabi Ferreira