Aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), a 1445° Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Chapadão do Sul, que discutiu temas de interesse da comunidade chapadense. A sessão, recebeu ainda, os alunos do colégio Maper, que participaram do projeto Câmara Vai à Escola.
Na tribuna, o aluno Bruno Pacheco fez um pronunciamento. Colocando em prática o que aprendeu com as informações sobre projetos, leis e atividades gerais da Câmara Municipal, o estudante fez algumas reivindicações, como o pedido de uma lombofaixa na Rua 22 e mais iluminação para a área verde ao lado da escola. “Gostaria de solicitar providências para as demandas aqui expostas, que irão beneficiar não apenas a comunidade acadêmica Maper, mas também toda população sul chapadense”, disse.
A sessão seguiu com a pauta do dia, apresentando e debatendo as indicações lidas na ordem do dia. O vereador Emerson Sapo apresentou duas indicações de autoria própria. Uma delas solicita ao Prefeito Municipal João Carlos Krug e à Secretária de Saúde, Karla Viviane, a transformação da Estratégia de Saúde da Família em uma Unidade Básica de Saúde, com a inclusão de mais especialidades médicas. Já a outra propõe a realização de um curso de reciclagem de trânsito para os moto-entregadores do município, visando abordar questões de segurança relacionadas à alta velocidade.
A indicação do Vereador André dos Anjos requer a instalação de postes de energia para iluminação em ruas e avenidas que estão em falta, com cópia ao Secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos e ao Diretor Presidente da Energisa. Apresentada pelo vereador Vanderson Cardoso, a Indicação 1113/2024 solicita ao Prefeito Municipal a criação da Guarda Civil Municipal, com o objetivo de fortalecer a proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União e do Estado.
Em seu discurso, o Presidente da Sessão, Alírio Bacca, agradeceu a presença de todos e parabenizou a Escola Maper pelo trabalho feito com os alunos e ressaltou a importância do cuidado com a família na caminhada da vida. “A nossa Câmara Municipal está à disposição de vocês, para o que precisarem, seja ajuda ou conhecimento. Venham até nós, essa Casa aqui é de todos e vocês são responsáveis pelo futuro do município”, finalizou.
Na mensagem do Executivo, foi encaminhado o Projeto de Lei Nº 146/2024, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), relacionado aos débitos fiscais de pessoas físicas e jurídicas com o fisco municipal. Entre os destaques da pauta do dia, o Projeto de Lei Nº 147/2024, de autoria do Vereador Vanderson Cardoso, que dispõe sobre o Sistema de Posse Responsável de Cães e Gatos. O projeto propõe normas para o registro, passeio, infrações e penalidades relacionadas à posse de animais de estimação no município, visando garantir o bem-estar dos animais e a convivência harmônica entre eles e a comunidade.
Fonte: Assessoria Câmara de Vereadores Chapadão do Sul
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Jovem de Chapadão do Sul desponta no vôlei
Matias Felipe, de 19 anos, acumula conquistas e mira o cenário nacional
Publicado em 06/04/2026 às 17:36 - Atualizado em 06/04/2026 às 17:56 - Por Day Silva
Incêndio de grandes proporções destrói secador de grãos em empresa armazenadora em Chapadão do Sul
Estrutura colapsou durante combate às chamas; Corpo de Bombeiros atuou durante toda a madrugada
Publicado em 29/03/2026 às 07:09 - Atualizado em 29/03/2026 às 07:39 - Por Renan Carrijo
Vereadores sugerem trocadores para bebês em repartições e cobra concurso público em Chapadão do Sul
Propostas serão discutidas na sessão de segunda-feira e incluem mais estrutura para famílias em prédios públicos e reforço no quadro de servidores efetivos
Publicado em 27/03/2026 às 18:11 - Atualizado em 27/03/2026 às 18:17 - Por Day Silva
Presidente da Câmara, Marcelo Costa fiscaliza canil municipal e cobra melhorias em Chapadão do Sul
Presidente da Câmara fiscaliza canil municipal e cobra melhorias em Chapadão do Sul
Publicado em 27/03/2026 às 16:14 - Atualizado em 27/03/2026 às 16:15 - Por Day Silva
Após evento, Câmara de Chapadão do Sul reafirma continuidade das ações em defesa dos direitos das mulheres
“Vamos continuar levando informação e conscientização”, destaca Marcelo Costa após evento na Câmara
Publicado em 26/03/2026 às 16:15 - Atualizado em 26/03/2026 às 16:18 - Por Day Silva
TJMS forma maioria e reforça vitória de Marcelo Costa na presidência da câmara, enfraquecendo tentativa da oposição
Segundo voto favorável aponta ausência de provas e reforça legitimidade da eleição realizada em plenário
Publicado em 25/03/2026 às 17:21 - Atualizado em 25/03/2026 às 18:45 - Por Renan Carrijo
Cartório Eleitoral de Chapadão do Sul inicia plantão para regularização do título
Atendimento especial segue até 6 de maio, com horários ampliados inclusive aos fins de semana
Publicado em 25/03/2026 às 15:57 - Atualizado em 25/03/2026 às 16:25 - Por Gabi Ferreira
Promotora Juliana Pellegrino destaca prevenção à violência contra mulheres em evento de empoderamento feminino
Dra. Juliana destacou atuação do Ministério Público de Chapadão do Sul na prevenção, acolhimento às vítimas e responsabilização criminal dos agressores
Publicado em 24/03/2026 às 20:42 - Atualizado em 25/03/2026 às 09:09 - Por Day Silva
“Não toleraremos violência”, reforça juíza Bruna Taffarelo em evento de emponderamento feminino em Chapadão do Sul
Juíza reforça que a sociedade precisa dar mais atenção ao empoderamento para enfrentar a violência contra mulheres em evento na Câmara Municipal
Publicado em 24/03/2026 às 19:20 - Atualizado em 24/03/2026 às 19:58 - Por Day Silva