Nesta segunda-feira (19), aconteceu na Câmara Municipal de Chapadão do Sul, a 1446° Sessão Ordinária, pautada por uma série de requerimentos e indicações que refletem as preocupações e necessidades da população do município.
Entre os destaques da pauta, o vereador Vanderson Cardoso fez o uso da Tribuna para apresentar requerimentos de sua autoria. Ele solicita informações atualizadas sobre o andamento do processo que obriga a empresa loteadora "Casa e Terra" a realizar a restauração das ruas no Bairro Esplanada 4, que se encontram em condições degradadas.
Já o Requerimento nº 187/2024 busca esclarecimentos sobre o acompanhamento e fiscalização da construção do Anel Viário da 306. Ambas as demandas visam melhorar as condições de infraestrutura e mobilidade urbana no município.
Além disso, o parlamentar apresentou outros dois requerimentos: o Requerimento nº 188/2024, que solicita esclarecimentos sobre a situação de algumas ambulâncias do município que estão fora de serviço, e o Requerimento nº 189/2024, que pede esclarecimentos sobre a aplicação da Lei Municipal 1207/2019 - Maus Tratos Contra Animais.
A limpeza urbana do município voltou a ser pauta de Sessões Ordinárias na noite desta segunda-feira por meio da Indicação 1117/2024 do Vereador André dos Anjos, que propõe a elaboração de um plano emergencial de limpeza urbana, levando em consideração o número elevado de casos de dengue no município. Chapadão do Sul lidera com a vizinha Costa Rica, o ranking de casos de Mato Grosso do Sul.
A preocupação com a dengue também foi compartilhada por outros vereadores que destacaram a participação da população como importante ação para diminuir o número de casos. “Estamos vivendo uma guerra contra a dengue, então eu solicito às secretarias para que façam uma operação de emergência. Precisamos de uma ação mais efetiva e energizada nesse momento, porque a dengue não é brincadeira”, finalizou o vereador André dos Anjos.
Outras demandas relevantes foram levantadas durante a sessão, incluindo a Indicação 1116/2024 do Vereador Tucano, que solicita a regularização da cedência do areeiro localizado na área adquirida pela prefeitura para a construção do Balneário Municipal. A preocupação com a oferta de serviços públicos também foi evidenciada nas indicações apresentadas, como a Indicação 1118/2024 da Vereadora Prof.ª Almira, que solicita um local adequado para o pleno funcionamento do Centro Especializado de Apoio Multidisciplinar (CEAMS).
A Indicação 1119/2024 do Vereador Emerson Sapo, por sua vez, propõe a realização de uma Audiência Pública para esclarecer dúvidas dos comerciantes da Avenida Brasil e Avenida Dois em relação às obras de readequação da MS 306 no perímetro urbano.
Emerson Sapo também destacou a importância da acessibilidade ao sistema de saúde com a Indicação 1120/2024, que solicita a construção de pontos de ônibus cobertos nos locais de encontro dos pacientes que utilizam o ônibus da saúde para ir a outros centros. O presidente da Câmara, Alírio Bacca, finalizou a sessão agradecendo a presença de todos.
Fonte: Assessoria Câmara de Chapadão do Sul
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Motociclistas ficam feridos em duas colisões registradas em intervalo de três horas, em Chapadão do Sul
Acidentes ocorreram na Avenida Goiás e no cruzamento das ruas dos Cisnes e Tuiuiú. As vítimas foram levadas ao Pronto Socorro.
Publicado em 11/12/2025 às 17:17 - Atualizado em 11/12/2025 às 17:55 - Por Redação MS Todo Dia
Fiat Uno perde o controle e atinge poste, em Chapadão do Sul; duas passageiras ficam feridas
Motorista saiu ileso do acidente no bairro Green Ville. As vítimas foram levadas ao Pronto Socorro.
Publicado em 11/12/2025 às 14:13 - Atualizado em 11/12/2025 às 14:39 - Por Redação MS Todo Dia
MP desmonta narrativa da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul e garante liberdade de imprensa ao Jornal Ms Todo Dia
Despacho do MP confirma que reportagem usou dados públicos; servidora custa quase R$ 34mil mensais ao Legislativo, enquanto presidente soma mais de R$ 21mil entre salário e diárias
Publicado em 10/12/2025 às 13:15 - Atualizado em 10/12/2025 às 14:30 - Por Roberta Cáceres
Polícia Civil desarticula apreende 16 galos usados em rinha e prende suspeito, em Chapadão do Sul
A prática acontecia a menos de 100 metros de um quartel da Polícia Militar. Os animais eram mantidos em condições de maus-tratos.
Publicado em 09/12/2025 às 13:47 - Atualizado em 09/12/2025 às 13:50 - Por Redação MS Todo Dia
PRF apreende 388 kg de maconha durante fiscalização na BR-060, em Chapadão do Sul
Foram apreendidos 380 kg de maconha e 8 kg de skunk, escondidos dentro de veículo.
Publicado em 08/12/2025 às 15:38 - Atualizado em 08/12/2025 às 15:39 - Por Redação MS Todo Dia
Polícia Civil incinera drogas apreendidas em Chapadão do Sul e região
Também foram incineradas drogas encaminhadas pelas delegacias de Paraíso das Águas e Costa Rica.
Publicado em 05/12/2025 às 13:44 - Atualizado em 05/12/2025 às 14:18 - Por Redação MS Todo Dia
Caminhonete bate em poste, em Chapadão do Sul; Bombeiros não encontram vítimas
Ocorrência foi registrada às 5h30 deste sábado no bairro Greenville
Publicado em 29/11/2025 às 08:38 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:39 - Por Redação MS Todo Dia
Desabafo de cantora e radialista expõe colapso na saúde de Chapadão do Sul
Publicação nas redes sociais reacende debate sobre falhas graves na gestão municipal e atendimento à população.
Publicado em 28/11/2025 às 19:23 - Atualizado em 28/11/2025 às 19:32 - Por Redação MS Todo Dia
Motociclista fica ferida após colisão entre moto e carro no centro de Chapadão do Sul
Acidente ocorreu em rotatória das avenidas Onze e Oito na manhã desta sexta-feira (28)
Publicado em 28/11/2025 às 18:43 - Atualizado em 28/11/2025 às 18:49 - Por Redação MS Todo Dia
Idosa em bicicleta elétrica é soterrada por carga de algodão, em Chapadão do Sul
A vítima sofreu fratura em um dos braços, lesões no rosto e foi encaminhada ao hospital.
Publicado em 28/11/2025 às 16:33 - Atualizado em 28/11/2025 às 17:20 - Por Redação MS Todo Dia