O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), publicou em Diário Oficial do Estado a Resolução n. 179/SES/MS que amplia a oferta de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Inicialmente, o público-alvo eram crianças de 10 a 11 anos de idade.
Os municípios de Costa Rica, Chapadão do Sul, Alcinópolis, Paraíso das Águas e Figueirão também aderiram à ampliação do Governo do Estado e já estão imunizando o público-alvo.
Em Costa Rica, a vacina está disponível em todos os postos de saúde, com horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Em Chapadão do Sul, a vacina também está disponível em todos os postos de saúde. O horário de atendimento pode ser confirmado diretamente nos postos de saúde.
Em Figueirão, a imunização pode ser realizada na UBS, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 11h e das 13h às 17h.
E em Paraíso das Águas,
“Tivemos uma reunião junto ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) e ele autorizou os estados que se sentirem confortáveis a fazer essa ampliação, podem fazer. Considerando que aqui no estado os 79 municípios receberam vacina, temos a totalidade. Um longo trabalho a ser feito, então pensando que precisamos ofertar o mais rápido possível, trazemos a ampliação não mais de 10 e 11 anos, mas de 10 a 14 anos”, explica a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger.
O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A recomendação é que a vacinação seja iniciada pela administração de D1. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses entre as doses.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento. Dessa forma, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 – é um avanço no campo da imunização e torna-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e controle da doença.
E a medida mais eficaz de todas no combate à dengue é evitar o acúmulo de lixo e não deixar a água parada. Faça a sua parte, confira as dicas:
Evite água parada, em qualquer época do ano;
Mantenha bem tampado tonéis, barris de água e caixas d’agua;
Guarde pneus em locais cobertos;
Remova galhos e folhas de calhas;
Não deixar água acumulada sobre a laje;
Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscinas;
Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais.
Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.
Fonte: MS Todo Dia, com informações Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Álvaro Rezende
Você também pode gostar de ler
Mato Grosso do Sul tem mais de 15 mil casos confirmados de dengue em 2024
Até o momento, o estado registrou 19.060 casos prováveis de dengue, dos quais 15.839 foram confirmados
Publicado em 20/09/2024 às 08h08 - Atualizado em 20/09/2024 às 08h12 - Por Renan Carrijo
Alerta: Chapadão do Sul está no top 3 do ranking de incidência da dengue
O município com população de pouco mais de 30 mil habitantes têm 1655 casos prováveis da doença; duas pessoas já morreram
Publicado em 04/09/2024 às 10h40 - Atualizado em 04/09/2024 às 10h43 - Por Renan Carrijo
Costa Rica, Chapadão do Sul e outros municípios ampliam público-alvo para vacinação com hexavalente
A ampliação é motivada pela necessidade de aproveitar o estoque da vacina hexavalente, que está próximo da data de validade
Publicado em 02/09/2024 às 12h29 - Atualizado em 02/09/2024 às 12h36 - Por Dani Lima
Zé Neto & Cristiano Cancelam Shows por 90 Dias para Tratamento de Depressão e Síndrome do Pânico de Zé Neto
Decisão de Pausa Visa Garantir Saúde Mental de Zé Neto, Que Enfrenta Tratamento da saúde
Publicado em 23/08/2024 às 11h45 - Atualizado em 23/08/2024 às 11h49 - Por Renan Carrijo
Costa Rica tem 1.134 casos prováveis de dengue, conforme boletim epidemiológico
Costa Rica aparece na 4ª posição de incidência no estado; Chapadão do Sul aparece em terceiro lugar
Publicado em 20/08/2024 às 18h12 - Atualizado em 20/08/2024 às 18h22 - Por Felipe Dias
MS abre novos cadastros para pacientes receberem remédios gratuitos em casa
Criado em 2022, o programa tem mais de 130 tipos de medicamentos do Componente Especializado cadastrados para a entrega
Publicado em 19/08/2024 às 08h44 - Atualizado em 19/08/2024 às 08h45 - Por Dani Lima