Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue com 214 mortes confirmadas

Seis estados e o Distrito Federal decretaram situação de emergência. Mais de 600 óbitos estão em investigação

Imagem de compartilhamento para o artigo Brasil registra mais de 1 milhão de casos de dengue com 214 mortes confirmadas da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Brasil chegou a marca de mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue, com 214 mortes confirmadas. É o que aponta dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta quinta-feira (29), em Brasília (DF), pelo do Ministério da Saúde. Outros 687 óbitos estão em investigação.   

Segundo os dados, a incidência da dengue no país, neste momento, é de 501 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Dos casos prováveis, 55,4% são de mulheres e 44,6% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos respondem pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Dos estados brasileiros, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (352.036). Conforme os dados, a maior incidência é no Distrito Federal com 3.612,7 casos por 100 mil habitantes. 

Dia D - Brasil Unido Contra a Dengue
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que o Brasil poderá ter neste ano o dobro de casos de dengue registrados em 2023, que chegou a 1.658.816 casos.

No próximo sábado, dia 2 de fevereiro, o Ministério da Saúde - em parceria com estados e municípios - vai realizar o Dia D de combate à doença. Com o tema Brasil Unido Contra a Dengue, serão promovidas ações de orientação para a população sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença.

Os estados que já decretaram situação de emergência por causa da dengue, são: Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro - e o Distrito Federal), além de 154 municípios.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: GettyImages

Você também pode gostar de ler

🏠 Abrir a Inicial para ver todos os assuntos e matérias