O deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) ocupou a tribuna da Câmara Federal para solicitar medidas emergenciais para tentar diminuir os prejuízos do setor agrícola com a queda na produção de grãos causada por fenômenos climáticos.
A Aprosoja - Associação de Produtores de Soja e Milho - estima que a safra deste ano será 13,5% menos que a de 2022/2023.
Entre as medidas emergenciais solicitadas por Beto Pereira ao Ministério da Agricultura e Pecuária e ao Ministério da Fazenda estão a prorrogação de prazos dos financiamentos agrícolas como PRONAF, PRONAMP e FCO.
O deputado pediu para que sejam estendidas por no mínimo seis meses as parcelas da modalidade custeio e para o final do contrato para a modalidade investimento.
“O momento é de extrema preocupação. A forte queda na produtividade provocada pelas oscilações do clima, somada ao elevado custo de produção, acendeu o sinal de alerta para a agropecuária de Mato Grosso do Sul. Somos um estado responsável por um volume expressivo da produção agrícola do país e por isso precisamos de medidas que amenizem os prejuízos para o setor”, afirmou o deputado.
Segundo o Parlamentar, além das questões climáticas, há ainda a desvalorização do setor, que pode chegar a 20% de acordo com as previsões de mercado. Esse cenário pode antever uma crise econômica em Mato Grosso do Sul com reflexo nacional.
“Estamos diante de uma crise de produtividade no campo e isso pode refletir diretamente no desenvolvimento de toda a nossa economia. Recebi o apelo de entidades que representam o setor para que a Câmara dos Deputados possa sensibilizar o Governo Federal para que estenda a mão aos produtores neste momento”, ressaltou.
Você também pode gostar de ler
União Brasil e PP oficializam superfederação; Tereza Cristina assume comando com Rose Modesto como vice em MS
Evento em Brasília marcou instalação oficial da União Progressista, considerada ‘superfederação’ nacional
Publicado em 20/08/2025 às 15:38 - Atualizado em 20/08/2025 às 15:39 - Por Felipe Dias
Governador Eduardo Riedel deixa PSDB e se filia ao Progressistas
Movimento em Brasília reforça presença do PP em Mato Grosso do Sul e marca crise tucana
Publicado em 19/08/2025 às 16:29 - Atualizado em 19/08/2025 às 16:30 - Por Felipe Dias
Em Brasília, Alexia e Fio do Povo solicitam a Tereza Cristina obras, maquinário e infraestrutura para Paraíso das Águas
O principal foco da visita foi a solicitação de uma emenda para custear quatro projetos considerados de "grande relevância para o desenvolvimento da cidade
Publicado em 08/08/2025 às 10:50 - Atualizado em 08/08/2025 às 10:53 - Por Roberta Cáceres
Vídeo: Deputada Camila Jara empurra Nikolas Ferreira e cena viraliza nas redes
Parlamentares protagonizam cena de tumulto após obstrução da pauta; parlamentar mineiro acusa a colega de agressão, que nega ter deliberadamente derrubado o adversário.
Publicado em 07/08/2025 às 09:10 - Atualizado em 07/08/2025 às 11:22 - Por Roberta Cáceres
Contingenciamento de gastos: Governador e secretários assinam decreto para manter investimentos, sem aumentar impostos
Medida, assinada por todos os secretários e válida para todo o Estado, busca garantir a capacidade de investimento público e atrair capital privado.
Publicado em 07/08/2025 às 09:19 - Por Roberta Cáceres
Governo Trump critica prisão domiciliar de Bolsonaro e ameaça sanções
Em nota oficial, o Departamento de Estado americano condenou a decisão de Alexandre de Moraes, do STF, e afirmou que irá “responsabilizar” quem colaborar com o ministro.
Publicado em 05/08/2025 às 12:03 - Atualizado em 05/08/2025 às 13:44 - Por Roberta Cáceres
STF resiste a pressão de Moraes por carta de apoio após sanções dos EUA
Jornal revela tentativas frustradas de demonstração de unidade em meio a cris internacional
Publicado em 01/08/2025 às 12:01 - Atualizado em 01/08/2025 às 12:12 - Por Roberta Cáceres
Carla Zambelli é presa em Roma e aguarda decisão da Justiça italiana sobre extradição
Deputada do PL foi localizada em apartamento na capital italiana após ordem do governo brasileiro; extradição pode ser decidida em até 48 horas
Publicado em 29/07/2025 às 16:50 - Atualizado em 29/07/2025 às 16:51 - Por Felipe Dias
Ministro Marco Aurélio Mello critica STF e Alexandre de Moraes por "medidas autoritárias" contra Bolsonaro
Em entrevista à CNN Brasil, ministro aposentado do STF questiona cerceamento de liberdade de expressão e competência do tribunal para julgar ex-presidente
Publicado em 23/07/2025 às 08:45 - Atualizado em 23/07/2025 às 08:47 - Por Roberta Cáceres
STF determina tornozeleira eletrônica a Bolsonaro, e PF cumpre mandado na casa do ex-presidente
Ex-chefe do Executivo passa a ser monitorado 24 horas; operação da Polícia Federal inclui buscas no escritório do PL em Brasília
Publicado em 18/07/2025 às 07:37 - Atualizado em 19/07/2025 às 00:36 - Por Maria Paula