O PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio de Mato Grosso do Sul teve o maior crescimento entre os estados brasileiros no ano passado, com taxa de 32%. O resultado coloca MS a frente de Tocantins (25,6%), Mato Grosso (23,5%) e Paraná (22,9%). Os dados são da Resenha Regional do Banco do Brasil que faz o acompanhamento dos indicadores econômicos dos estados.
Para o governador Eduardo Riedel, Mato Grosso do Sul consegue avançar na produção sem descuidar do meio ambiente. “São duas coisas que caminham juntas: produção e sustentabilidade ambiental. Mato Grosso do Sul é destaque no agro sustentável e vamos trabalhar cada vez mais para avançar em infraestrutura e logística para escoar essa produção. Temos uma grande preocupação com os nossos biomas e conquistamos avanços importantes como a lei que protege o Pantanal. Não tem como dissociar esse agro moderno e competitivo do meio ambiente”, afirmou Riedel.
“A liderança de Mato Grosso do Sul na geração de riquezas no agronegócio reflete a política robusta de apoio às cadeias produtivas do setor amplamente defendida pelo Governo do Estado. Com políticas públicas efetivas, incentivos fiscais e linhas de crédito oferecidas por meio do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) a produção agropecuária continua em evolução, abrindo novas perspectivas em trabalho e sustentabilidade no Estado”, acrescentou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
Já no PIB da Indústria, MS avançou em 1,1%, no setor de Serviços 4,3% e no total crescimento de 8,4% no PIB, segundo o levantamento do Banco do Brasil.
Em termos de participação nas riquezas, MS teve presença em 7,6% da agropecuária nacional, com destaque para a soja e 7,2%, no milho de 12,3% e no algodão de 1,8%.
Para 2024, mesmo com a estiagem no ano passado, o Estado mantém a estimativa de uma safra de soja 6,5% maior em relação ao ciclo passado (2022/2023), atingindo a área de 4,265 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 54 sc/ha. Gerando a expectativa de produção de 13,818 milhões de toneladas.
Economia nacional
O levantamento do BB mostrou que no ambiente doméstico, observa-se um ritmo contínuo de arrefecimento na riqueza do País, com o IPCA fechando 2023 em 4,62%, dentro do intervalo da meta estipulada pelo Banco Central. Para 2024, o relatório projeta uma inflação de 3,7%, acompanhado de uma Selic de 9,25% a.a ao final do ano. Como reflexo dos efeitos da política monetária, ainda no campo contracionista, os indicadores mais recentes de atividade econômica sinalizam para uma acomodação de crescimento nos últimos meses, especialmente nos serviços e indústria.
Em relação ao mercado de trabalho, a avaliação do BB é que em 2024 deve se encerrar com desemprego de 8,4% e crescimento dos salários no patamar 1,2% em relação ao ano anterior.
No caso do agronegócio, o cenário é de uma contribuição mais tímida do setor no País. Isso deve ocorrer por conta de uma queda na área plantada do milho safrinha diante do atraso na janela de plantio e clima desafiador, combinada com impulso na renda das famílias, oriundo do pagamento dos precatórios e aumento real do salário mínimo. Já para o crédito a perspectiva é mais benigna diante da queda na taxa de juros, que leva o BB a projetar um crescimento de 1,8% na economia brasileira em 2024.
Fonte: Semadesc
Fotos: Álvaro Rezende
Você também pode gostar de ler
MS encerra colheita do milho com produção recorde de 14,2 milhões de toneladas
Chapadão do Sul apresentou a maior produtividade, com 173,34 sacas por hectare, seguido de Sonora e São Gabriel do Oeste
Publicado em 01/10/2025 às 15:34 - Atualizado em 01/10/2025 às 15:36 - Por Felipe Dias
MS inicia plantio da safra de soja 2025/2026 com expectativa de 15,2 milhões de toneladas
Área cultivada deve crescer 5,9% e custos elevados de insumos exigem cautela dos produtores
Publicado em 16/09/2025 às 16:03 - Atualizado em 16/09/2025 às 16:25 - Por Felipe Dias
Suinocultura do MS aposta na sustentabilidade e discute futuro do setor em workshop
Evento reuniu produtores, empresas e autoridades para debater biogás, adubação orgânica, crédito ambiental e mercado de carbono
Publicado em 11/09/2025 às 14:16 - Atualizado em 11/09/2025 às 14:32 - Por Felipe Dias
Colheita do milho da 2ª safra chega a 97% em Mato Grosso do Sul
Boletim da Aprosoja aponta produtividade 68% maior que no ciclo anterior, apesar de perdas por geadas e ventanias
Publicado em 10/09/2025 às 16:08 - Atualizado em 10/09/2025 às 16:10 - Por Felipe Dias
Chapadão do Sul lidera produtividade de milho em MS, seguido por Alcinópolis, Sonora e São Gabriel do Oeste
Municípios estão entre os principais responsáveis pelo recorde estadual, que alcançou 14,2 milhões de toneladas na safra
Publicado em 09/09/2025 às 16:41 - Atualizado em 09/09/2025 às 16:42 - Por Felipe Dias
Segunda safra de milho em MS se aproxima do fim com colheita em 88,6% na região Norte
Estado deve colher 14,2 milhões de toneladas, com produtividade recorde impulsionada por boas condições climáticas
Publicado em 04/09/2025 às 18:28 - Atualizado em 04/09/2025 às 18:30 - Por Felipe Dias
Mato Grosso do Sul recupera 56% de pastagens degradadas com avanço da soja
Estado dobrou área cultivada em 15 anos e movimentou R$ 45,8 bilhões em 2024
Publicado em 26/08/2025 às 16:04 - Atualizado em 26/08/2025 às 16:14 - Por Felipe Dias