A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango e se destaca como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, segundo dados do Ministério da Agricultura, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões. Em anúncio esta semana, o país habilitou 38 novas plantas frigoríficas, o maior anúncio de habilitação já registrado, sendo destas, cinco em Mato Grosso do Sul.
Para a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce, as novas habilitações podem aumentar a demanda por um tipo específico de animais. “Eles demandam mais por animais precoces, é uma característica do mercado chinês e que vai bem de encontro com o animal produzido pelo associado da Novilho. Em 2023 e já contando com esse início de ano, escoamos mais de 19 mil animais com esse perfil para a China, e com essas novas habilitações, pode haver aumento nessa demanda”, explica o superintendente da Associação, Alexandre Guimarães.
Uma das novas plantas habilitadas possui parceria com a entidade em um dos seus serviços oferecidos aos associados, o da balança própria. Isto é, os animais passam por essa balança no momento do abate, auferida e acompanhada por um consultor técnico da entidade. Além da balança, outros serviços envolvem a consultoria de abate, como a escala dos animais, onde a entidade consegue levantar melhores preços e bonificações.
“Com essa possibilidade, subiriam para duas o número de plantas com nossa balança habilitadas no MS para exportar ao mercado chinês, fora todo esse serviço que vem acompanhado, que também é a consultoria e a escala dos abates. Se tivermos demanda, estamos preparados”, enfatiza o presidente da Novilho Precoce MS, Rafael Gratão.
Sobre a Novilho Precoce MS
Fundada em 1998 por um grupo de pecuaristas, a Novilho Precoce MS tem como objetivo atender à crescente demanda por carne bovina de qualidade comprovada. Atualmente, possui 421 associados, realizando um abate mensal de 10 mil animais. De 1998 a 2023, foram abatidos 1 milhão e 879 mil e 170 animais. Fornecendo carcaças para dentro e fora do MS, a Novilho Precoce possui parcerias significativas com frigoríficos, supermercados e distribuidores, comprometendo-se a oferecer produtos de qualidade com regularidade, segurança e certificação, atendendo a todas as exigências atuais.
Fonte: Mayara Martins/Agro Agência Assessoria
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
JBS fecha duas unidades nos EUA após país registrar menor rebanho bovino dos últimos 75 anos
Escassez histórica de bovinos pressiona a indústria americana e leva empresas a reduzir capacidade de processamento
Publicado em 16/06/2026 às 09:13 - Atualizado em 16/06/2026 às 09:14 - Por Gabi Ferreira
Gigante da celulose ameaça transferir investimento de R$ 27 bilhões para o Paraguai após impasse ambiental
Projeto bilionário da chilena CMPC no Rio Grande do Sul enfrenta questionamentos judiciais e pode deixar o Brasil caso não haja definição até o fim de 2026
Publicado em 16/06/2026 às 07:49 - Atualizado em 16/06/2026 às 07:50 - Por Gabi Ferreira
China e União Europeia ameaçam exportações de carne bovina do Brasil
Mesmo com possível aumento da oferta no mercado interno, especialistas não esperam redução significativa dos preços para os consumidores
Publicado em 01/06/2026 às 10:01 - Atualizado em 01/06/2026 às 10:14 - Por Gabi Ferreira
Nesta quinta-feira: Workshop do Sebrae em Cassilândia ensina produtores a reduzir custos e melhorar resultados
Evento gratuito nesta quinta (7) aborda gestão financeira e estratégias para aumentar a produtividade no campo
Publicado em 05/05/2026 às 14:02 - Atualizado em 05/05/2026 às 14:09 - Por Murilo Mendes
MS encerra colheita do milho com produção recorde de 14,2 milhões de toneladas
Chapadão do Sul apresentou a maior produtividade, com 173,34 sacas por hectare, seguido de Sonora e São Gabriel do Oeste
Publicado em 01/10/2025 às 15:34 - Atualizado em 01/10/2025 às 15:36 - Por Felipe Dias
MS inicia plantio da safra de soja 2025/2026 com expectativa de 15,2 milhões de toneladas
Área cultivada deve crescer 5,9% e custos elevados de insumos exigem cautela dos produtores
Publicado em 16/09/2025 às 16:03 - Atualizado em 16/09/2025 às 16:25 - Por Felipe Dias
Suinocultura do MS aposta na sustentabilidade e discute futuro do setor em workshop
Evento reuniu produtores, empresas e autoridades para debater biogás, adubação orgânica, crédito ambiental e mercado de carbono
Publicado em 11/09/2025 às 14:16 - Atualizado em 11/09/2025 às 14:32 - Por Felipe Dias
Colheita do milho da 2ª safra chega a 97% em Mato Grosso do Sul
Boletim da Aprosoja aponta produtividade 68% maior que no ciclo anterior, apesar de perdas por geadas e ventanias
Publicado em 10/09/2025 às 16:08 - Atualizado em 10/09/2025 às 16:10 - Por Felipe Dias