A Polícia Penal de Mato Grosso do Sul fez a aquisição de 45 pistolas da marca austríaca Glock.
O investimento, no valor de R$ 90.013,50, foi viabilizado por meio do repasse do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), na modalidade fundo a fundo.
De acordo com o governo do Estado, as novas armas foram oficialmente entregues na terça-feira (19) e serão destinadas ao uso dos policiais penais do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), grupo que representa a força de reação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Os armeiros participaram ativamente de todo o processo de escolha dos armamentos.
As pistolas entregues ao COPE são reconhecidas por sua qualidade e eficiência, projetadas especificamente para uso dissimulado e desenvolvidas com características técnicas que facilitam o manuseio em operações policiais. A Glock é mundialmente conhecida por seu desempenho comprovado em situações que exigem ação rápida por parte dos agentes de segurança.
Essas pistolas são do tipo semiautomático, calibre 9mm, cano com comprimento máximo de 132,08 mm e capacidade mínima para 15 tiros. Possuem acabamento oxidado, pintado, fosfatizado ou anodizado, e são fabricadas com materiais de alta qualidade como aço e polímero.
As pistolas entregues ao COPE são reconhecidas por sua qualidade e eficiência.
De acordo com o chefe do Team Glock Brasil, Mauro Thompson, que esteve em Campo Grande para treinar os operacionais do COPE e participou da solenidade de entrega, os mecanismos de travamento e disparo dessas pistolas proporcionam uma segurança adicional, prevenindo disparos acidentais e garantindo a integridade dos operadores e terceiros durante as operações.
“A compra dessas armas representa um importante investimento para o fortalecimento das operações de segurança pública em Mato Grosso do Sul, contribuindo para o enfrentamento de desafios cotidianos e garantindo maior eficácia nas ações do COPE”, ressaltou o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, durante a entrega.
Segundo o dirigente, está em andamento um processo para a aquisição de outras 700 pistolas 9 mm, acompanhadas de 20 fuzis calibre 556, por meio da modalidade fundo a fundo, para atender também outros serviços da Polícia Penal.
O policial penal Jonadabe Oliveira dos Santos Alves, da Divisão de Compras e Suprimentos da Agepen, foi o responsável por coordenar o processo de compra das armas Glock. Ele informou que a aquisição foi realizada por meio de adesão à Ata de Registro da Polícia Militar de Minas Gerais, após uma pesquisa em todo o Brasil, conseguindo adquirir cada armamento por cerca de R$ 2 mil. Os trabalhos tiveram também a participação dos policiais penais Richard Dias (que comandava o COPE na época), Elvis de Oliveira Viração (atual chefe da Divisão de Compras e Suprimentos) e Edilena Rocha (que chefiava o Núcleo de Planejamento, Projetos e Convênios).
O processo de compra iniciou-se em 2021 e demandou uma série de autorizações de diferentes órgãos fiscalizadores, como o Exército e a Receita Federal, por se tratar da compra de armamento internacional, garantindo, assim, a transparência e a conformidade com os procedimentos legais.
O contrato também prevê o retorno de 1% do valor na reposição de peças, além do curso de formação de armeiros, com treinamento para operacionais do COPE sobre características da marca e técnicas para montagem e desmontagem completa da pistola.
Presente no ato de entrega oficial, o secretário-executivo de Justiça da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Rafael Garcia Ribeiro, elogiou o trabalho da Agepen para conquistar a aquisição e destacou que isso proporciona ao corpo de segurança um armamento versátil e robusto, capaz de atender tanto às necessidades de operações sensíveis quanto veladas, garantindo um mecanismo de disparo eficaz e confiável, alinhado com os mais altos padrões de segurança e planejamento estratégico.
Também estiveram presentes na entrega o diretor de Operações da Agepen, Flávio Rodrigues Marques; o chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais, Dirceu Belmar Muniz, e o comandante do COPE, Fabiano Coelho.
Você também pode gostar de ler
Briga em bar por sumiço de dinheiro termina com duas mulheres levadas à delegacia em São Gabriel do Oeste
Discussão por desaparecimento de dinheiro provocou troca de agressões e ameaças; caso foi registrado pela Polícia Civil
Publicado em 09/10/2025 às 17:51 - Atualizado em 09/10/2025 às 18:16 - Por Felipe Dias
Homem invade e acaba preso por furto a casa em Sonora após confessar o crime
Prisão ocorreu durante ação conjunta das polícias Civil e Militar na noite de quinta-feira (8), na Rua Padre Anchieta
Publicado em 09/10/2025 às 16:52 - Atualizado em 09/10/2025 às 16:55 - Por Felipe Dias
Jovem é preso com cocaína escondida no painel de carro em São Gabriel do Oeste
Polícia Militar encontrou dez porções da droga dentro de um compartimento oculto no veículo; rapaz de 22 anos foi autuado por tráfico
Publicado em 09/10/2025 às 15:40 - Atualizado em 09/10/2025 às 16:08 - Por Felipe Dias
Recém-saído da prisão, homem é preso em flagrante após furtar energético em bar de Paranaíba
A vítima acionou a polícia após descobrir o furto e forneceu as imagens das câmeras de segurança, que foram cruciais para a identificação imediata do suspeito
Publicado em 09/10/2025 às 11:11 - Atualizado em 09/10/2025 às 13:40 - Por Roberta Cáceres
Manobra arriscada causa colisão frontal e deixa motociclista ferida em São Gabriel do Oeste
Motorista de Gol desvia de carro na contramão, invade pista e bate em moto no bairro Jardim Gramado
Publicado em 09/10/2025 às 11:06 - Atualizado em 09/10/2025 às 11:08 - Por Roberta Cáceres
Homem é preso por tráfico de drogas em Chapadão do Sul; Casa já vinha sendo monitorada pela Polícia
Abordagem em local com denúncias de tráfico leva à prisão e apreensão de maconha, dinheiro e celulares
Publicado em 09/10/2025 às 10:46 - Atualizado em 09/10/2025 às 10:50 - Por Roberta Cáceres
Casal é preso com crack e maconha que seriam vendidos na residência onde mulher trabalha cuidando de idoso em Costa Rica
A fiscalização começou com a bagagem de mão de uma passageira, de 31 anos, onde os policiais encontraram dois embrulhos de substância análoga à maconha
Publicado em 09/10/2025 às 10:13 - Atualizado em 09/10/2025 às 10:33 - Por Roberta Cáceres
MS registra mais uma morte suspeita de intoxicação por metanol e deixa alerta para consumo de bebidas alcoólicas
Ministério da Saúde atualiza dados e revela que MS investiga agora quatro casos da substância no Estado
Publicado em 09/10/2025 às 09:30 - Atualizado em 09/10/2025 às 10:08 - Por Roberta Cáceres
Homem é preso por tráfico de drogas e receptação em Coxim após denúncias de movimentação suspeita
Durante a ação, PM apreendeu pasta base de cocaína, ferramentas de origem duvidosa e identificou violação de medida protetiva contra o suspeito
Publicado em 08/10/2025 às 18:29 - Atualizado em 08/10/2025 às 18:30 - Por Felipe Dias