Bandidos fingem ter empresa de empréstimo e aplicam golpes em Costa Rica

O golpe começa no facebook e depois os bandidos, com ajuda do celular da vítima, conseguem acessar contas correntes

Imagem de compartilhamento para o artigo Bandidos fingem ter empresa de empréstimo e aplicam golpes em Costa Rica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Moradores de Costa Rica são alvos de bandidos que se passam por atendentes de uma empresa de empréstimo que conseguem, através do celular das vítimas, acesso às contas bancárias.

O golpe começa pelo Facebook, onde a pessoa recebe uma mensagem de uma suposta proposta de empréstimo aprovado".

Ao clicar no link, o alvo é direcionado para uma conversa de Whatsapp em nome de um suposto correspondente bancário. Em um dos casos, a suposta empresa aparece com nome de “Credimais Empréstimos”, com número de telefone (13) 98145-8920.

O contato envia um código numérico e solicita para a pessoa repassar esse mesmo código na conversa. Em posse desses números, o bandido consegue vincular seu próprio celular à conta da vítima, o que dá acesso total a fazer transferências, saques e pagamentos. Após repassar o código, o contato diz que o cliente não tem crédito aprovado por baixo conceito e finaliza o atendimento, inclusive bloqueando para novas mensagens.

Estes golpes estão ocorrendo com muita frequência em Costa Rica, pois diversos clientes procuram o banco relatando ter caído no golpe por telefone. Portanto, a recomendação é que não cliquem em nenhum link sem antes confirmar se sua origem é lícita; não acredite em falsas promessas sem antes confirmar com a instituição financeira sua veracidade; e não repassem senhas ou dados que possam dar acesso à contas, principalmente por mensagens e ligações.

Em caso de dúvidas, procure imediatamente sua instituição financeira.

Fonte: Dany Santos/MS Todo Dia
Foto: Arquivo MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler