Prefeitura de Chapadão do Sul empossa novos Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente

Posse dos Conselheiros Municipais reforça engajamento comunitário em defesa das crianças e adolescentes

Imagem de compartilhamento para o artigo Prefeitura de Chapadão do Sul empossa novos Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Na tarde de ontem (26), a Prefeitura de Chapadão do Sul, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou a cerimônia de posse dos novos conselheiros que atuarão no período de 2024 a 2026. A iniciativa segue as diretrizes estabelecidas pelo Artigo 12 da Lei Municipal Nº 1.291, datada de 08 de dezembro de 2021.

Os membros foram oficialmente designados através do Decreto nº 3.926, emitido em 22 de março de 2024. Estes ocuparão seus cargos durante dois anos, de 26 de março de 2024 a 25 de março de 2026, com a missão de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município.

A composição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é dividida em representantes do Poder Público - Governamental e de Entidades Não Governamentais, com titulares e suplentes devidamente nomeados para garantir uma atuação abrangente e participativa.

Dentre os representantes do Poder Público - Governamental, destacam-se os membros das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Cultura, Saúde, e Finanças e Planejamento. Já os representantes de Entidades Não Governamentais incluem membros da APAE, do Centro Socioeducativo Nossa Senhora das Graças (CSENSG), da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e da Casa de Mentoria Joia Rara.

Durante a cerimônia, foi eleita a primeira mesa diretora, com mandato de um ano, recomendando-se a alternância entre governo e sociedade civil. Por unanimidade, foram escolhidos como presidente a conselheira titular representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Vera Suely Goulart, e como vice-presidente a conselheira titular representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Elizelda Ramara Silva Souza Andrade. Esta mesa diretora exercerá suas funções até 26 de março de 2025.

Maria das Dores, Secretária de Assistência Social, aproveitou o momento para dar as boas-vindas aos novos conselheiros, destacando os desafios que terão pela frente. Ela expressou sua confiança no comprometimento e na dedicação de todos os membros, assegurando-lhes o apoio da gestão para o cumprimento de sua missão em prol dos direitos das crianças e adolescentes do município.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação

Você também pode gostar de ler