No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o MS Todo Dia conta a história de um casal, que após o diagnóstico da filha, se especializou para ajudar outras famílias e crianças especiais em Costa Rica.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo.
A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de difundir informações sobre essa condição do neurodesenvolvimento humano e reduzir o preconceito que cerca as pessoas afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O pastor e terapeuta ABA Felipe Eugênio Gama, 40 anos e sua esposa, a pastora e professora de canto Teresinha Aparecida Paranhos Gama, 42 anos, descobriram que Anne Evelyn Paranhos Ferreira, 18 anos, era portadora de autismo no ano de 2019.
“Em Junho de 2019, com idade de 14 anos, descobrimos que nossa filha tinha TEA (Transtorno do Espectro Autista). Assim que recebemos o diagnóstico, começamos a entender os comportamentos atípicos que ela tinha Isolamento, comunicação verbal restrita, comportamento estereotipado, coordenação motora diferente de outras crianças, dificuldades em interação social, déficit cognitivo e hiper-foco em literatura”, disse Felipe.
“Isso nos motivou a estudar sobre o assunto, para poder aprender e ajudar nossa filha. Toda rotina que tínhamos mudou não para pior, mas para melhor pois agora sabíamos como lidar com as dificuldades que ela apresentava. Paciência, calma e a busca por conhecer mais sobre TEA, foi crucial para as respostas positiva que ela veio a ter. A cada desafio uma superação”, relembra o Pastor.
Anne é escritora, já publicou três livros e agora se prepara para tirar a Carteira Nacional de Habilitação.
“Hoje Anne, tem uma vida mais tranquila, e socializável. Escritora com 3 livros já publicados, estudante do último ano do ensino médio e iniciando com expectativa para tirar sua habilitação”, afirma a pastora Tetê.
Palestra Abril Azul
O casal preparou uma palestra, que será realizada no dia 13 de abril, sábado às 16h, na avenida José Ferreira da Costa, 1.100, na igreja Batista da Lagoinha de Costa Rica.
“Depois de vivermos essa experiência de conhecer um pouquinho do mundo autista, queremos poder compartilhar com outros pais. Esse ano estamos em apoio voluntário no Centro de reabilitação de Costa Rica. Vamos iniciar um projeto de conscientização para Pais de crianças Autistas e também para Pais que suspeitam que seus filhos possam ter autismo, nossa 1ª palestra será realizada no dia 13 de Abril”, diz o pastor.
Questionado sobre patrocínio para o projeto, o pastor afirma que acredita que conquistará apoio da população para levar o projeto adiante.
“Não temos nenhum patrocínio, ou ajuda externa, contamos com apoio que virão, após a palestra, para comprar, brinquedos pedagógicos, voltado as crianças com autismo”, finaliza o pastor.
Se você quer ajudar no projeto, clique aqui
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Bolão de Costa Rica leva prêmio milionário na Lotofácil
Bolão aposta foi feita pela máquina da lotérica , sendo surpresinha simples e fatura R$ 1,4 milhão na Lotofácil
Publicado em 11/10/2024 às 10h13 - Atualizado em 11/10/2024 às 12h32 - Por Renan Carrijo