A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) terá uma significante mudança no importante diagnóstico da raiva, com a técnica de RT-qPCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real) em substituição à prova biológica, que era realizada com camundongos.
Essa decisão marca um grande avanço na eficácia e rapidez do diagnóstico da doença, trazendo benefícios tanto para a saúde pública quanto para a proteção animal.
O Laddan (Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais e Análise de Alimentos), único a diagnosticar a enfermidade no Estado, notificou 75 casos positivos em mamíferos durante 2023.
A raiva é uma doença viral fatal que afeta mamíferos, incluindo humanos, e é transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, como cães, gatos e morcegos. O diagnóstico precoce é crucial para prevenir a propagação da doença e garantir a eficácia do tratamento.
De acordo com o governo do Estado, o diagnóstico da raiva no Laddan era realizado por meio da Imunofluorescência Direta (IFD), a qual foi mantida, e da prova biológica, cujo método envolve a inoculação intracerebral do material suspeito em camundongos e na observação de sintomas da doença.
Embora eficaz, esse processo era demorado, dependia de uma estrutura laboratorial complexa, além de envolver a utilização de animais, o que implicava na observância de todos os dispositivos legais do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea).
Com a adoção da técnica de RT-qPCR, a Iagro está revolucionando o diagnóstico da raiva, já que é um dos primeiros laboratórios de defesa a substituir totalmente a utilização de camundongos. Assim, mais de de 8 mil camundongos por ano deixarão de ser usados para o diagnóstico da raiva.
A técnica
O RT-qPCR é uma abordagem que permite a detecção rápida e precisa do vírus da raiva no material suspeito, pois funciona amplificando e detectando o material genético do vírus da raiva presente na amostra, oferecendo resultados em questão de horas, em comparação com as semanas necessárias para a prova biológica.
Além disso, a técnica possui uma sensibilidade e especificidade muito elevadas, minimizando o risco de resultados falsos negativos ou positivos. Essa mudança na metodologia de diagnóstico não apenas acelera a identificação da raiva, mas também melhora a precisão dos resultados, permitindo uma resposta mais eficaz das autoridades de saúde e veterinárias.
Entre os envolvidos estão as médicas veterinárias Aline de Oliveira Figueiredo e Tamires Ornellas Fuzaro Scaléa. Segundo elas, a implantação da técnica de RT-qPCR foi um grande desafio, já que essa tecnologia ainda não era utilizada na rotina do Laddan, sendo necessário desde as compras de equipamentos até o aprendizado e validação dos métodos.
As servidoras realizaram treinamento no Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti (CDME), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que foi o laboratório da Rede Nacional de Agricultura pioneiro a utilizar o PCR em Tempo Real (qPCR) para diagnóstico da raiva em herbívoros como rotina, e que utilizava o protocolo de diagnóstico aceito e reconhecido pelo Center for Disease Control (CDC), de Atlanta (EUA).
A decisão da Iagro de adotar a RT-qPCR como padrão para o diagnóstico da raiva demonstra um compromisso com a inovação e a excelência na saúde animal e na segurança alimentar. Espera-se que essa medida tenha um impacto positivo significativo na prevenção e controle da raiva, contribuindo para a saúde e o bem-estar de humanos e animais em todo o Estado.
Fonte: MS Todo Dia com Agência MS
Você também pode gostar de ler
STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista, decisão inédita na história do país
Julgamento ficou em 4 votos a 1 para o ex-presidente, e outros 7 réus também foram condenados; último dia foi marcado por manifesto de ministros contra Fux
Publicado em 11/09/2025 às 18:32 - Atualizado em 11/09/2025 às 18:36 - Por Felipe Dias
Mauro Cid é condenado a 2 anos em regime aberto, com benefício por delação premiada
Tenente-coronel pedia perdão judicial; ministros entenderam que anulação de pena seria inconstitucional
Publicado em 11/09/2025 às 18:24 - Atualizado em 11/09/2025 às 18:25 - Por Felipe Dias
Moraes vota por condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Ministro do STF considerou ex-presidente e sete auxiliares culpados por integrar trama golpista; julgamento segue na Primeira Turma
Publicado em 09/09/2025 às 15:53 - Atualizado em 09/09/2025 às 16:56 - Por Felipe Dias
STF determina reforço no policiamento na casa de Bolsonaro por risco de fuga
Ministro Alexandre de Moraes decide monitoramento em tempo integral após pedido da PGR; ex-presidente cumpre prisão domiciliar em Brasília
Publicado em 26/08/2025 às 18:31 - Atualizado em 26/08/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias
PF indicia Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por articulação de sanções nos EUA
Ex-presidente e deputado são investigados por tentar influenciar governo Trump contra ministros do STF; PGR avalia se apresentará denúncia formal
Publicado em 20/08/2025 às 18:31 - Atualizado em 20/08/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias
STF marca para setembro julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Primeira Turma da Corte vai analisar ação penal contra oito réus, incluindo ex-ministros e militares, acusados de tentar reverter resultado eleitoral
Publicado em 15/08/2025 às 17:36 - Atualizado em 15/08/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Efeito Felca: Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes
Influencer exposto perfis com milhões de seguidores nas redes sociais que divulgam imagens de menores de 18 anos com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo
Publicado em 13/08/2025 às 09:02 - Atualizado em 13/08/2025 às 13:51 - Por Roberta Cáceres
Após manifestações, Bolsonaro é colocado em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes
Ministro do STF cita uso das redes sociais dos filhos como descumprimento de medidas cautelares e impõe uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente
Publicado em 04/08/2025 às 17:30 - Atualizado em 04/08/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias