O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul iniciou o projeto-piloto do aplicativo "e-Mandado", que promete revolucionar a forma como os oficiais de justiça cumprem os mandados judiciais – ordens judiciais emanadas por um magistrado em relação a um ato processual.
Os testes estão sendo realizados por um grupo de oficiais de justiça da comarca de Campo Grande.
De acordo com o Governo do Estado, o aplicativo "e-Mandado" é mais uma concretização do compromisso firmado pela atual gestão do TJMS, presidida pelo Des. Sérgio Fernandes Martins, em promover uma prestação jurisdicional cada dia mais eficiente e moderna em todo o Estado, além de inserir a justiça sul mato-grossense na vanguarda tecnológica do Poder Judiciário do país.
O "e-Mandado" é uma ferramenta digital que visa garantir que a grande parte dos atos cumpridos pelos oficiais de justiça seja feita no meio eletrônico, resultando em praticidade, agilidade na rotina de trabalho e economia de tempo e recursos financeiros, fazendo com que a duração do processo seja cada vez mais rápida. Estará disponível para uso em dispositivos móveis e tem por objetivo propiciar ao oficial de justiça o encaminhamento e a devolução dos mandados pelo celular, sem a necessidade do servidor se deslocar até ao fórum, impactando de forma positiva na duração do processo, além da gestão dos mandados em tempo real.
Embora o processo digital seja uma prática usual há muitos anos, as determinações judiciais contidas nos mandados de justiça são cumpridas pelos oficiais de justiça com a retirada do mandado impresso nos fóruns, e, com o efetivo cumprimento deles, os destinatários recebem o documento em mãos.
Esse deslocamento pela cidade com pilhas de papéis nos veículos dos oficiais de justiça é uma rotina desde a época do processo físico. Tudo isso pode mudar de agora em diante.
Com a adoção do "e-Mandado", o Tribunal de Justiça buscará gradativamente eliminar o uso do papel para o cumprimento dos mandados. As ordens judiciais contidas nos mandados serão encaminhadas pelos oficiais via aplicativo, de forma on-line. E, no momento do cumprimento da ordem judicial, os oficiais de justiça terão em mãos uma impressora térmica para imprimir o mandado e entregar à pessoa que é a destinatária, com um resumo de tudo aquilo que está acontecendo naquela ação judicial na qual é parte ou testemunha.
Consequentemente, haverá mais agilidade na rotina de trabalho também nas controladorias de mandados e centrais de mandado que poderão, por exemplo, encaminhar, via aplicativo, um mandado urgente, e o oficial o receberá em seu celular. A devolução dos atos cumpridos pelos oficiais também poderá ser feita via aplicativo.
Um ponto de otimização do serviço é com relação à rota de cumprimento de mandados: pelo uso do GPS, o aplicativo traçará uma rota a ser seguida de acordo com os mandados selecionados. A ferramenta também permite o agendamento de retorno a determinados locais onde não foram encontrados os destinatários.
Com relação aos mandados que estão em carga para o oficial de justiça, o aplicativo sinalizará aqueles que estão mais próximos do vencimento, permitindo ainda a classificação de acordo com a urgência ou proximidade de data designada para audiência, permitindo, assim, uma gestão bem ampla da carga de trabalho dos oficiais.
Saiba mais – O aplicativo "e-Mandado é uma iniciativa da Coordenadoria de Gestão de Mandados do Departamento de Apoio Judicial da CPE (Central de Processamento Eletrônico) em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).
Como trata-se de um projeto-piloto, o aplicativo está em desenvolvimento de funcionalidades que permitam, por exemplo, que seja possível ao oficial de justiça, como usuário, lançar sua certidão diretamente no SAJ (Sistema de Automação da Justiça).
Para o piloto, um grupo de oficiais de justiça selecionados está utilizando a nova ferramenta do Poder Judiciário estadual para registro de ajustes e aperfeiçoamentos que se mostrarem necessários durante esta fase do uso experimental do aplicativo.
Fonte: MS Todo dia com TJMS
Você também pode gostar de ler
Defesa Civil de MS percorre o Pantanal para atender mais de 400 famílias
Entre os dias 15 e 21 de setembro, equipes de agentes e voluntários atuarão na região do Alto Pantanal, onde 200 famílias serão atendidas
Publicado em 13/09/2024 às 10h27 - Atualizado em 13/09/2024 às 10h28 - Por Dani Lima
Fiocruz MS abre processo seletivo para contratação de teleconsultores; veja como participar
As inscrições seguem abertas até o próximo domingo (15)
Publicado em 12/09/2024 às 09h28 - Atualizado em 12/09/2024 às 09h45 - Por Dani Lima
Mato Grosso do Sul rgistra aumento no Transplantes de rins e córneas
Em todo o Brasil, o SUS realizou 14,3 mil transplantes no primeiro semestre de 2024, superando os 13,9 mil registrados no mesmo período de 2023
Publicado em 12/09/2024 às 08h36 - Atualizado em 12/09/2024 às 08h38 - Por Dani Lima
Campo Grande sedia III Workshop da Rede Nacional de Combate ao Câncer em novembro
O foco do evento é voltado para o cuidado emocional de pacientes oncológicos e seus cuidadores
Publicado em 10/09/2024 às 08h26 - Atualizado em 10/09/2024 às 08h29 - Por Dani Lima
Primeiro leilão de setembro do Detran-MS tem Golf Highline 2014 e pode ser seu com lance de 8 mil
No mercado de seminovos os preços desse mesmo modelo variam entre R$ 63.120 e R$ 87.900
Publicado em 06/09/2024 às 08h31 - Atualizado em 06/09/2024 às 08h37 - Por Dani Lima
Centro de Monitoramento do Tempo emite alerta para altas temperaturas em MS
Além das altas temperaturas, o Estado ainda vai enfrentar baixos valores de umidade relativa do ar, que ficarão entre 10% e 20%
Publicado em 05/09/2024 às 10h09 - Atualizado em 05/09/2024 às 10h29 - Por Dani Lima
Seminário em MS discute o impacto da IA nas compras públicas com ministros do TCU
A programação do evento inclui palestras, painéis interativos e workshops práticos, todos voltados à capacitação e desenvolvimento dos profissionais
Publicado em 02/09/2024 às 12h03 - Atualizado em 02/09/2024 às 12h26 - Por Dani Lima
‘Ageprev Perto de Você’ realiza capacitação sobre previdência para Coxim
O projeto dissemina conhecimento e informações relacionados às atualizações do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS
Publicado em 31/08/2024 às 08h43 - Atualizado em 31/08/2024 às 09h13 - Por Dani Lima
Bolsista de MS, Yeltsin Jacques é bronze na Paralimpíada de Paris
A medalha de bronze de Yeltsin Jacques se soma ao vasto legado do atletismo paralímpico brasileiro
Publicado em 30/08/2024 às 11h58 - Atualizado em 30/08/2024 às 12h03 - Por Dani Lima