Na manhã de hoje, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Costa Rica, em colaboração com a Energisa e a Unidade de Perícias, iniciou uma operação para identificar e combater o estelionato por meio do furto de energia na região.
A ação decorreu de investigações conduzidas pelo Núcleo de Inteligência, em conjunto com dados fornecidos pela concessionária de energia elétrica. Essas investigações revelaram discrepâncias nos registros de consumo de energia, levando as equipes policiais, peritos e técnicos da Energisa a inspecionar mais de seis imóveis nas cidades circunvizinhas.
Durante as vistorias, realizadas de maneira conjunta, foram constatadas fraudes nos medidores de energia em seis imóveis, o que resultou na condução dos moradores para a Delegacia de Polícia a fim de que fossem tomadas as providências legais cabíveis.
O furto de energia, conhecido como "gato", pode configurar os crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal brasileiro. Além disso, representa um sério risco de acidentes fatais, uma vez que as ligações clandestinas podem causar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte relacionada à energia elétrica no país.
Outro aspecto relevante é o prejuízo financeiro que as fraudes acarretam, visto que parte dos custos de reposição das perdas é repassada aos consumidores, encarecendo suas contas em até 10%, conforme autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Além disso, as fraudes comprometem a qualidade do serviço prestado, sobrecarregando a rede elétrica e tornando-a mais suscetível a interrupções e oscilações de energia. Segundo a ANEEL, as fraudes no Brasil representam um volume gigantesco de energia desviada, o que poderia sustentar um grande número de imóveis em todo o Estado do Mato Grosso do Sul.
A operação realizada pela Polícia Civil, em parceria com a Energisa e a Unidade de Perícias, reforça o compromisso das autoridades em combater práticas criminosas que prejudicam não apenas a empresa concessionária, mas toda a sociedade, contribuindo para um ambiente mais seguro e justo para todos os cidadãos.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/Polícia Civil MS
Você também pode gostar de ler
Ex-prefeito Alcides Bernal mata homem a tiros em Campo Grande
Fiscal havia arrematado imóvel em leilão e foi baleado ao chegar para tomar posse
Publicado em 24/03/2026 às 15:58 - Atualizado em 24/03/2026 às 16:00 - Por Day Silva
Mulher é alvo de denúncias por estelionato em comércios de Costa Rica após pegar produtos e não pagar
Dois boletins de ocorrência apontam prejuízos a lojistas; relatos nas redes sociais indicam prática recorrente
Publicado em 24/03/2026 às 10:57 - Atualizado em 24/03/2026 às 10:58 - Por Gabi Ferreira
Força Tática inicia nivelamento operacional com policiais em Chapadão do Sul
Treinamento intensivo busca aprimorar técnicas e preparar militares para ocorrências de maior complexidade
Publicado em 24/03/2026 às 10:18 - Atualizado em 24/03/2026 às 10:19 - Por Gabi Ferreira
Mulher acusa marido da tia de agarrá-la à força em Coxim
Vítima de 31 anos relatou que suspeito, de 60 anos, teria cometido atos sem consentimento dentro de residência
Publicado em 24/03/2026 às 08:32 - Atualizado em 24/03/2026 às 08:41 - Por Gabi Ferreira
Idosa perde R$ 760 após golpe por telefone em Paranaíba
Criminosos se passaram por envolvidos em ação judicial e conseguiram acesso remoto ao celular da vítima
Publicado em 24/03/2026 às 07:22 - Atualizado em 24/03/2026 às 07:24 - Por Gabi Ferreira
Homem é executado dentro de casa por atirador de capacete em Coxim
Suspeito arrombou porta, invadiu residência e fugiu sem ser identificado
Publicado em 23/03/2026 às 15:51 - Por Day Silva
Idoso morre após ser atropelado por caminhão em estrada rural de Alcinópolis
Vítima de 82 anos seguia para o trabalho de bicicleta quando entrou na trajetória do veículo; motorista permaneceu no local
Publicado em 23/03/2026 às 15:43 - Atualizado em 23/03/2026 às 15:46 - Por Day Silva
Casa é arrombada e tem TV e caixa de som furtadas em Cassilândia
Moradora chegou do trabalho e encontrou residência violada; suspeitos não foram localizados
Publicado em 23/03/2026 às 12:27 - Atualizado em 23/03/2026 às 15:31 - Por Day Silva