Polícia Civil desencadeia operação contra estelionato por furto de energia em Costa Rica

Ação conjunta com Energisa e Unidade de Perícias visa combater fraudes em medidores elétricos residenciais e comerciais

Imagem de compartilhamento para o artigo Polícia Civil desencadeia operação contra estelionato por furto de energia em Costa Rica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Na manhã de hoje, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Costa Rica, em colaboração com a Energisa e a Unidade de Perícias, iniciou uma operação para identificar e combater o estelionato por meio do furto de energia na região.

A ação decorreu de investigações conduzidas pelo Núcleo de Inteligência, em conjunto com dados fornecidos pela concessionária de energia elétrica. Essas investigações revelaram discrepâncias nos registros de consumo de energia, levando as equipes policiais, peritos e técnicos da Energisa a inspecionar mais de seis imóveis nas cidades circunvizinhas.

Durante as vistorias, realizadas de maneira conjunta, foram constatadas fraudes nos medidores de energia em seis imóveis, o que resultou na condução dos moradores para a Delegacia de Polícia a fim de que fossem tomadas as providências legais cabíveis.

O furto de energia, conhecido como "gato", pode configurar os crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal brasileiro. Além disso, representa um sério risco de acidentes fatais, uma vez que as ligações clandestinas podem causar incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte relacionada à energia elétrica no país.

Outro aspecto relevante é o prejuízo financeiro que as fraudes acarretam, visto que parte dos custos de reposição das perdas é repassada aos consumidores, encarecendo suas contas em até 10%, conforme autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além disso, as fraudes comprometem a qualidade do serviço prestado, sobrecarregando a rede elétrica e tornando-a mais suscetível a interrupções e oscilações de energia. Segundo a ANEEL, as fraudes no Brasil representam um volume gigantesco de energia desviada, o que poderia sustentar um grande número de imóveis em todo o Estado do Mato Grosso do Sul.

A operação realizada pela Polícia Civil, em parceria com a Energisa e a Unidade de Perícias, reforça o compromisso das autoridades em combater práticas criminosas que prejudicam não apenas a empresa concessionária, mas toda a sociedade, contribuindo para um ambiente mais seguro e justo para todos os cidadãos.

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Divulgação/Polícia Civil MS

Imagem WhatsApp Image 2024-04-16 at 12.06.45 1

Você também pode gostar de ler