O governador Eduardo Riedel anunciou nesta quinta-feira (2) pela manhã que está enviando ao governo gaúcho um helicóptero para apoiar no resgate da população das cidades do Rio Grande do Sul, atingidas pelas fortes chuvas e enchentes ocorridas nos últimos dias.
"O secretário Videira (Sejusp), juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis Pouso Salas, está em contato com o gabinete de crise do Governo do Rio Grande do Sul para prestar todo o apoio necessário neste momento. Desde ontem, estamos conversando com o governador gaúcho, Eduardo Leite, oferecendo todo o apoio necessário que o estado do Rio Grande do Sul demandar ao Mato Grosso do Sul. Nós já estamos enviando hoje um helicóptero para o apoio e guarnições de salvamento e resgate. O Mato Grosso do Sul está à disposição dos irmãos gaúchos e, neste momento, temos que ser solidários e apoiá-los incondicionalmente naquilo que for preciso, estender a mão. Contem com o Mato Grosso do Sul", disse o governador Riedel.
O Governo do Rio Grande do Sul declarou ontem (1º) situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.
O decreto destaca que o RS é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III - caracterizados por danos e prejuízos elevados.
Os eventos meteorológicos ocasionaram "danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas", descreve o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite.
Com a entrada em vigor, fica decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual, observadas suas competências, prestarão apoio à população nas áreas afetadas em decorrência dos eventos, em articulação com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Fonte: Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
*Com informações da Agência de Notícias do Rio Grande do Sul
Foto: Saul Schramm
Você também pode gostar de ler
Homem é ferido com caco de vidro pelo próprio irmão durante briga em São Gabriel do Oeste
A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com um ferimento na região das costelas.
Publicado em 14/04/2025 às 09:52 - Atualizado em 14/04/2025 às 09:53 - Por Ana Beatriz Schaedler
Veículo colide com muro e caso é investigado como furto tentado em Coxim
Morador suspeita de invasão após encontrar o veículo fora da garagem e danos no portão; Polícia apura se foi tentativa de furto ou falha mecânica.
Publicado em 12/04/2025 às 09:21 - Atualizado em 12/04/2025 às 09:30 - Por Ana Beatriz Schaedler
Homem liga várias vezes para polícia com denúncia falsa para tentar desocupar imóvel em São Gabriel do Oeste
Segundo a Polícia Militar, ele usou o serviço de emergência para pressionar uma família a sair da casa; foi conduzido à delegacia por falsa comunicação de crime
Publicado em 10/04/2025 às 18:04 - Atualizado em 10/04/2025 às 18:05 - Por Felipe Dias
Durante cumprimento de mandado, polícia realiza apreensão de arma de fogo e munições em Coxim
A busca e apreensão foi feita após uma denúncia de injúria, ameaça e dano por parte da mãe do suspeito
Publicado em 10/04/2025 às 08:31 - Atualizado em 10/04/2025 às 09:03 - Por Ana Beatriz Schaedler
Aulas do PROERD 2025 têm início em Sonora com participação de autoridades e foco na prevenção
Cerca de 300 alunos do 5º ano serão atendidos no primeiro semestre com ações educativas contra drogas, violência e bullying
Publicado em 09/04/2025 às 15:24 - Atualizado em 09/04/2025 às 15:25 - Por Felipe Dias