Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado poderão usar documentos digitais com foto como identificação pessoal na sala de aplicação das provas, no próximo domingo (5). Os documentos digitais aceitos são e-Título, CNH Digital e o RG digital, que são, respectivamente, as versões digitais do título de eleitor, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Se o documento for impresso, deve ter foto e assinatura.
A apresentação dos documentos no formato digital deve ser feita na entrada da sala de prova, por meio de aplicativo oficial ou pela Carteira de Documentos Digitais do portal do governo federal Gov.br.
Inválidos
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizador do processo seletivo, informa que cópias em papel de documentos com foto não serão aceitas em nenhuma circunstância, nem mesmo as cópias autenticadas por um cartório de notas.
Igualmente, serão vetadas as capturas de tela no celular do documento digital e fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.
O candidato precisará abrir o aplicativo na frente do fiscal de prova. Para evitar imprevistos e atrasos, o ministério orienta que o aplicativo seja previamente baixado e testado no smartphone do candidato. O celular deve estar com bateria carregada no momento da apresentação do documento digital.
Domingo
No dia da prova, o inscrito deverá portar uma caneta preta de material transparente para preenchimento do gabarito do cartão-resposta. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda que o candidato leve o cartão de confirmação de inscrição, que pode ser impresso na página virtual do participante, para ter informações claras sobre local e horários, evitando dúvidas e confusões.
Os candidatos não poderão sair com o caderno de provas por questão de segurança. No entanto, o governo federal divulgará os cadernos de provas às 20h do próprio domingo. A divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas está planejada para terça-feira (7).
Concurso
As provas objetivas específicas e discursivas do chamado Enem dos Concursos serão aplicadas em dois turnos, em 228 municípios, localizados em todas as 27 unidades da federação. O MGI contabiliza 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais. A força de trabalho estimada para atuação no Concurso Nacional é de cerca de 215 mil trabalhadores.
As provas serão divididas em oito blocos temáticos, sete deles para vagas de nível superior. Somente o 8º bloco é para o nível médio. Para tirar dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação das provas, pelo telefone: 0800-701-2028. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do certame.
Documentos de identificação permitidos:
- Carteira Nacional de Habilitação com foto;
- Documentos digitais, com foto (CNH digital, RG digital E e-Título) apresentados nos aplicativos oficiais;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de Segurança Pública, pelos institutos de Identificação e pelos corpos de Bombeiros;
- Passaporte brasileiro;
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, conselhos);
- Cartão de identidade do trabalhador;
- Certificado de reservista ou dispensa de incorporação (com foto);
- Carteiras funcionais do Ministério Público;
- Carteiras funcionais expedidas por órgão público, que, por lei federal, valham como identidade.
Documentos de identificação pessoal não permitidos:
- Cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, ou protocolo do documento de identidade;
- Certidões de nascimento;
- CPF;
- Título de eleitor (impresso ou sem foto);
- Carteiras de motorista (modelo sem foto);
- Carteiras de estudante;
- Carteiras funcionais sem valor de identidade;
- Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);
- Documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.
Fonte: MGI
Foto: Arte EBC
Você também pode gostar de ler
Produtor rural denuncia golpe na venda de gado em fazenda de Paranaíba
O caso ocorreu na região da Fazenda Buriti, no estado do Mato Grosso do Sul.
Publicado em 11/04/2025 às 12:37 - Atualizado em 11/04/2025 às 18:08 - Por Ana Beatriz Schaedler
Com apoio da prefeitura, Polícia Militar inicia aulas do Proerd em Pedro Gomes
Primeira turma do programa de prevenção às drogas e à violência recebeu aula inaugural na escola Archangela Mourão Fontoura
Publicado em 11/04/2025 às 17:54 - Atualizado em 11/04/2025 às 17:55 - Por Felipe Dias
Com presença do prefeito Delegado Murilo, conferência debate saúde e segurança dos trabalhadores de Pedro Gomes
Durante o evento, o prefeito reforçou sua defesa pela escuta coletiva como instrumento essencial para transformar realidades e aproximar a gestão das necessidades da população
Publicado em 11/04/2025 às 16:33 - Por Felipe Dias
MP investiga danos ambientais causados por lixo em área embargada em Bandeirantes
Promotoria apura reativação de depósito irregular e aponta descumprimento de decisões judiciais pela prefeitura
Publicado em 11/04/2025 às 14:54 - Atualizado em 11/04/2025 às 14:55 - Por Felipe Dias
Iniciativa da prefeitura acompanha gestantes com rodas de conversa, kits e oficinas em Pedro Gomes
Ação da Assistência Social, Projeto Gerar vai oferecer apoio contínuo às futuras mães durante toda a gestação, com atividades semanais e encaminhamento ao programa criança feliz
Publicado em 11/04/2025 às 13:59 - Atualizado em 11/04/2025 às 14:03 - Por Felipe Dias
Produtor de limões é incluído na Lista Suja por trabalho análogo à escravidão em Aparecida do Taboado
Inclusão ocorreu após 20 trabalhadores serem encontrados em curral sem banheiro, dormindo em galpão sem janelas e colhendo frutas sem equipamentos de proteção
Publicado em 10/04/2025 às 17:30 - Por Felipe Dias
Prefeito de Inocência passa mal após lançamento da pedra fundamental da fábrica de celulose da Arauco
Toninho da Cofapi teve episódio de fraqueza após cerimônia; no domingo (6), ele já havia sofrido uma arritmia cardíaca, sendo internado
Publicado em 10/04/2025 às 15:05 - Atualizado em 10/04/2025 às 15:06 - Por Felipe Dias
MP apura possível nepotismo da prefeita de Sonora na nomeação de cunhado para cargo comissionado
Maria Clarice Ewerling nomeou André Gouveia de Matos como superintendente de Planejamento de Compras; MP recomenda exoneração
Publicado em 10/04/2025 às 14:13 - Atualizado em 10/04/2025 às 14:41 - Por Felipe Dias
Peão de Cassilândia sofre acidente durante treino de montaria, mas escapa de lesões graves
Após realizar uma tomografia, os médicos confirmaram que não houve lesões graves na coluna do atleta.
Publicado em 10/04/2025 às 11:58 - Atualizado em 10/04/2025 às 11:59 - Por Ana Beatriz Schaedler