O Governo de Mato Grosso do Sul, através SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu ontem (7), mais 92 mil doses da vacina contra a Influenza.
Desde o início da campanha em 18 de março, esta é a 9ª remessa que o Estado recebe do Ministério da Saúde, somando 885.170 doses do imunizante.
Deste total, 793.170 doses já foram distribuídas aos 79 municípios de MS.
Conforme a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Rezende Goldfinger, com a chegada da nova remessa de vacinas ao Estado, as mesmas serão disponibilizadas mediante o uso das doses já entregues aos municípios. “Estamos monitorando as doses enviadas e utilizadas”, explica Goldfinger.
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina contra Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
A imunização (contra a Influenza) segue até o dia 31 de maio no Estado.
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Ampliação
A SES ampliou na última quinta-feira (2) a oferta da vacina contra Influenza para toda a população não imunizada, a partir dos 6 meses de idade, em Mato Grosso do Sul. A campanha visa aumentar a quantidade de pessoas imunizadas e diminuir a circulação dos vírus.
A ampliação da oferta da vacina para a população geral também ocorre como forma de medida preventiva para abrandar sintomas de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave, especialmente nas crianças, contribuindo na redução da demanda por atendimentos ambulatoriais e internações durante o período do outono e inverno no Brasil.
“O aumento de pessoas imunizadas contribui para menor circulação dos vírus e evita sobrecarga nos serviços de saúde. Precisamos aumentar a cobertura vacinal independente de grupos”, afirma Ana Paula.
A vacina utilizada contra a Influenza é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação – A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria) – protegendo contra os principais vírus em circulação.
Fonte: MS Todo Dia com Agência Gov MS
Foto: Bruno Rezende/Arquivo
Você também pode gostar de ler
SUS incorpora novo tratamento para pacientes com leucemia mieloide aguda
Portaria publicada nesta segunda-feira autoriza uso de venetoclax combinado à azacitidina para adultos recém-diagnosticados que não podem receber quimioterapia intensiva
Publicado em 15/06/2026 às 08:38 - Atualizado em 15/06/2026 às 08:39 - Por Gabi Ferreira
Moradora é picada por escorpião em Chapadão do Sul e alerta para risco em áreas urbanas
Caso reacende preocupação com acidentes envolvendo animais peçonhentos; escorpiões são responsáveis pela maioria das ocorrências em MS
Publicado em 12/06/2026 às 16:30 - Atualizado em 12/06/2026 às 16:32 - Por Ana Benitez
Internações por gripe e vírus respiratório aumentam e acendem alerta em MS
Crianças pequenas e idosos estão entre os grupos mais afetados pelas doenças respiratórias
Publicado em 11/06/2026 às 16:54 - Atualizado em 11/06/2026 às 16:55 - Por Ana Benitez
Combate ao Aedes começa dentro de casa e saúde faz alerta em MS
Eliminação de água parada é a principal medida contra dengue, zika e chikungunya
Publicado em 11/06/2026 às 15:21 - Por Ana Benitez
MS recebe nova vacina que protege contra 20 tipos de doenças graves
Estado recebe 83 mil doses e amplia proteção contra infecções respiratórias
Publicado em 10/06/2026 às 18:42 - Atualizado em 10/06/2026 às 18:44 - Por Ana Benitez
Cigarro eletrônico vira foco de alerta urgente entre estudantes em Chapadão do Sul
Palestra destaca impactos à saúde e tenta frear uso de vape entre adolescentes
Publicado em 10/06/2026 às 16:46 - Atualizado em 10/06/2026 às 16:57 - Por Ana Benitez
Costa Rica registra 94 casos prováveis de chikungunya e acende alerta em MS
Estado já soma mais de 12 mil notificações da doença e 21 mortes confirmadas; SES orienta população a procurar atendimento ao apresentar sintomas
Publicado em 29/05/2026 às 16:03 - Atualizado em 29/05/2026 às 16:04 - Por Day Silva
Anvisa manda recolher lote de coco ralado por excesso de enxofre
Agência também suspendeu venda, uso e propaganda do produto
Publicado em 28/05/2026 às 15:33 - Por Day Silva