Em continuidade nos esforços assistênciais ao Rio Grande do Sul, o Governo de Mato Grosso do Sul iniciou nesta segunda-feira (13) o embarque de 15 mil cobertores doados para o estado gaúcho. O envio é feito por via aérea e todo o trabalho de transporte é organizado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estadual.
De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Hugo Djan Leite, a destinação dessas doações, assim como do carregamento de água e de outros suprimentos que já foram enviados para o Rio Grande do Sul, ficará a cargo do Gabinete de Crise do governo gaúcho.
"Por determinação do governador Eduardo Riedel estamos encaminhando ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. Na semana passada foram solicitados pelo Gabinete de Crise, agentes de Defesa Civil com especialização em logística humana", explica Djan Leite, que completa.
"Enviamos esses agentes daqui do Estado com viaturas e equipamentos para auxiliar na resposta e no restabelecimento das condições de vida do povo gaúcho. A Defesa Civil MS se solidariza com a situação e estará de prontidão para atuar na calamidade climática que assola o estado do Rio Grande do Sul", enfatiza.
Na semana passada, o Governo de Mato Grosso do Sul enviou dois caminhões com água potável e equipes que vão auxiliar na logística e organização das doações no resgate às vítimas. O carregamento de água e as equipes de resgate chegaram na madrugada de sábado (11) em Porto Alegre
O governador Eduardo Riedel acompanhou a saída dos agentes e destacou que o Governo do Estado está empenhado na mobilização de pessoal e suprimentos para dar apoio neste momento de crise que passa o Rio Grande do Sul.
"Esse deslocamento de pessoal e suprimentos da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, levando caminhões carregados de água e doações, van e duas viaturas, vai se somar ao time que já está atuando lá no Rio Grande do Sul com helicóptero e duas guarnições de resgate com barcos. O mais importante é a mobilização que sociedade já está fazendo. Tem saído diariamente carretas com água, colchões, cobertores, alimentos e outros suprimentos arrecadados", destaca Riedel.
O governador ainda acrescenta que "cidadãos sul-mato-grossense, vamos estender nossas mãos nesse momento porque as doações são extremamente importantes. Diversas instituições do Estado e iniciativa privada estão envolvidas nessa mobilização de apoio, suporte e resgate para os nossos irmãos gaúchos", ressalta.
Nos próximos dias, também serão enviados outros caminhões com alimentos e insumos médicos. Nesta terça-feira (14), a previsão é de que 19 médicos também se desloquem para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
(Com informações assessoria de imprensa/Fotos: Álvaro Rezende)
Você também pode gostar de ler
Mulheres vítimas de violência doméstica passam a receber atendimento padronizado em MS
Novo modelo busca agilizar medidas protetivas e garantir acesso unificado à rede de apoio. Polícia Civil registra 1.725 ocorrências de violência doméstica por mês no estado.
Publicado em 05/12/2025 às 15:29 - Atualizado em 05/12/2025 às 15:45 - Por Redação MS Todo Dia
Detran divulga lista que suspende habilitação de mais de 1,6 mil motoristas, em MS
Decisão publicada no Diário Oficial traz 1.637 suspensões e 46 cassações; punições começam automaticamente em 26 de janeiro se o motorista não recorrer
Publicado em 05/12/2025 às 15:18 - Atualizado em 05/12/2025 às 15:25 - Por Redação MS Todo Dia
Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira (4); confira o melhor horário para observar
O auge da superlua está previsto para 19h13 (horário de MS), podendo variar conforme a região.
Publicado em 04/12/2025 às 18:33 - Atualizado em 04/12/2025 às 18:35 - Por Redação MS Todo Dia
Voltado à agricultura familiar, Prospera MS chega à Corumbá nesta quinta (4)
Idealizado pela senadora Soraya Thronicke, projeto reúne 85 expositores e oferece oficinas, gastronomia e programação cultural entre 4 e 7 de dezembro.
Publicado em 04/12/2025 às 17:54 - Atualizado em 04/12/2025 às 18:08 - Por Redação MS Todo Dia
Último dia: Produtores têm até 1º de dezembro para declarar e atualizar rebanhos em MS
Iagro alerta que prazo não será prorrogado; falta de regularização bloqueia emissão de e-GTA
Publicado em 01/12/2025 às 15:12 - Atualizado em 01/12/2025 às 15:14 - Por Redação MS Todo Dia
Sanesul anuncia manutenção e alerta para possível falta de água no Centro de Coxim nesta segunda-feira (1º)
O serviço de manutenção está previsto para começar às 9h e o retorno estimado é para às 12h
Publicado em 29/11/2025 às 11:20 - Atualizado em 29/11/2025 às 14:08 - Por Redação MS Todo Dia
Expectativa de vida do brasileiro alcança 76,6 anos e atinge maior marca da história, aponta IBGE
Retomada após pandemia confirma trajetória de longevidade; mulheres seguem vivendo mais e mortalidade infantil volta a cair
Publicado em 29/11/2025 às 08:00 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:41 - Por Redação MS Todo Dia
Sejusp apresenta mapa estratégico que orientará a segurança pública de MS até 2030
Documento define missão, metas e modelo de governança para reforçar ações no Estado.
Publicado em 28/11/2025 às 17:26 - Atualizado em 28/11/2025 às 17:56 - Por Redação MS Todo Dia
Por contaminação, Anvisa proíbe venda de lotes de sabão Ypê e Tixan
Contaminação por bactéria capaz de causar infecções graves foi detectada pela própria fabricante.
Publicado em 27/11/2025 às 19:22 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:26 - Por Redação MS Todo Dia