Três Lagoas, Selvíria e Aparecida do Taboado receberão estudo de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico em municípios de Mato Grosso do Sul para a Ferrovia Eldorado.
A autorização foi divulgada nesta terça-feira (14), por meio de publicação no DOU (Diário Oficial da União). O estudo deve ser guiado por arqueólogos ao longo de quatro meses de análises.
Segundo o texto, o projeto será liderado pelo Lab/MuArq (Laboratório de Pesquisas Arqueológicas, Museu de Arqueologia), da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul).
Implantação da nova malha ferroviária já foi aprovada
No dia 10 de abril deste ano, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou projeto da Eldorado Brasil e autorizou a implantação de malha ferroviária da empresa entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, bem como a desapropriação de áreas que forem necessárias na região.
A implantação do projeto é aguardada pela indústria de celulose localizada em Três Lagoas, que deve ser a mais beneficiado com a ferrovia. O objetivo é construir uma malha ferroviária até Aparecida do Taboado para acessar a malha-norte e chegar ao porto de Santos.
Na data de aprovação, o Governo Federal declarou de utilidade pública os bens imóveis localizados na área destinada de implantação do Ramal Ferroviário Eldorado Brasil. A empresa poderá usar de caráter de urgência para desapropriação.
Linha férrea, que terá 90 km de extensão, contará com cerca de R$ 900 milhões em recursos privados
(MS Todo Dia com informações Midiamax/Foto:ilustrativa)
Você também pode gostar de ler
Riedel reforça diálogo com setor produtivo para impulsionar desenvolvimento de MS
Governador destacou avanços do agronegócio e discutiu novas iniciativas, uma delas é a criação de uma nova escola no Pantanal sul-mato-grossense
Publicado em 17/04/2026 às 07:46 - Atualizado em 17/04/2026 às 07:49 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS altera calendário de licenciamento de veículos para 2026; confira
Nova portaria foi publicada em Diário Oficial e redefine prazos conforme final de placa
Publicado em 13/04/2026 às 09:05 - Atualizado em 13/04/2026 às 09:09 - Por Gabi Ferreira
Empresário garante continuidade da fábrica após incêndio em Aparecida do Taboado
Dono da Pais e Filhos afirma que não haverá demissões e destaca atuação dos bombeiros durante tragédia
Publicado em 13/04/2026 às 08:06 - Atualizado em 13/04/2026 às 08:07 - Por Gabi Ferreira
Licenciamento 2026 começa em MS e placas 1 e 2 devem pagar em abril
Valor dentro do prazo é de R$ 240,50; conduzir veículo não licenciado é infração gravíssima
Publicado em 06/04/2026 às 08:10 - Atualizado em 06/04/2026 às 08:36 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica lidera casos de dengue em MS e acende alerta na região norte
Boletim epidemiológico aponta alta incidência e avanço da doença em municípios como Figueirão e Paraíso das Águas
Publicado em 02/04/2026 às 08:08 - Atualizado em 02/04/2026 às 08:51 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: vence hoje prazo para pagamento da terceira parcela
Contribuintes devem ficar atentos para evitar juros, multas e impedimentos no licenciamento do veículo
Publicado em 31/03/2026 às 10:08 - Atualizado em 31/03/2026 às 10:11 - Por Gabi Ferreira
Incêndio atinge fábrica de brinquedos em Aparecida do Taboado
Equipes de Três Lagoas, Paranaíba e da usina Alcovalle combateram o fogo. Ninguém ficou ferido e os danos foram apenas materiais
Publicado em 30/03/2026 às 06:50 - Atualizado em 30/03/2026 às 06:58 - Por Gabi Ferreira