Os pré-candidatos das cidades de Costa Rica, Coxim, Chapadão do Sul, Figueirão, dentre outras, já podem angariar fundos para campanha eleitoral através da 'vaquinha virtual'.
Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), essa modalidade de financiamento permite angariar recursos para campanhas eleitorais, por meio de empresas habilitadas para a prestação desse tipo de serviço.
O TSE explica que a arrecadação de recursos nessa modalidade exige cadastramento prévio das empresas na Justiça Eleitoral, atendidos os dispositivos legais e regulamentação expedida pelo Banco Central do Brasil.
Conforme divulgado pelo Midiamax, este cadastramento pode ser realizado por meio do formulário eletrônico de habilitação da empresa.
O TSE já aprovou o cadastro de sete empresas habilitadas a prestar o serviço de financiamento coletivo de campanha nas Eleições 2024. São elas: AppCívico Consultoria Ltda; Azul Pagamentos Ltda; Elegis Gestão Estratégica, Consultoria e Tecnologia Ltda; GMT Tecnologia Ltda; M D Amigo Assessoria e Consultoria Contábil Ltda; Mindix Consultoria em Projetos Ltda; e QueroApoiar.com.br Ltda.
Quem pode doar?
Ainda conforme o TSE, somente pessoas físicas podem fazer doação nesta modalidade de financiamento coletivo e a emissão de recibos pela entidade arrecadadora é obrigatória.
Doadoras e doadores serão identificados com o nome completo e número de inscrição no CPF, o valor doado, forma de pagamento e data da doação. A lista com identificação das doadoras e doadores e das quantias que foram doadas deve ser disponibilizada em site pela instituição, e atualizada instantaneamente a cada nova doação, com informação das taxas administrativas cobradas pela realização do serviço.
Essas informações devem também ser repassadas, obrigatoriamente, à Justiça Eleitoral.
As doações financeiras efetuadas por pessoas físicas devem respeitar os limites definidos na legislação eleitoral (Resolução TSE nº 23.607/2019).
(MS Todo Dia/Foto:TSE)
Você também pode gostar de ler
Com grandes investimentos chegando a MS, Gerson Claro alerta para desafios de infraestrutura nos municípios
Presidente da ALEMS destaca impacto dos grandes investimentos nas cidades sul-mato-grossenses
Publicado em 04/08/2026 às 16:06 - Atualizado em 04/08/2026 às 16:07 - Por Camila Borges
Marcelo Costa destaca investimentos da Prefeitura para construção de 600 unidades habitacionais em Chapadão do Sul
Em tribuna, presidente da Câmara destacou investimentos da Prefeitura Municipal e ações para ampliar oportunidades de moradia.
Publicado em 04/08/2026 às 15:10 - Atualizado em 04/08/2026 às 15:38 - Por Camila Borges
Alunos visitam Câmara de Vereadores e participam do projeto Câmara Vai à Escola 2026 em Chapadão do Sul
Estudantes acompanharam a sessão legislativa desta segunda-feira e iniciam etapa do projeto que promove educação cidadã e aproxima a juventude dos Três Poderes da República
Publicado em 04/08/2026 às 14:46 - Atualizado em 04/08/2026 às 14:51 - Por Camila Borges
Rose Modesto oficializa candidatura à Câmara Federal e faz emocionante homenagem às vítimas de feminicídio
Minuto de silêncio em memória das vítimas de feminicídio marcou o evento que homologou sua candidatura à Câmara Federal.
Publicado em 01/08/2026 às 19:33 - Atualizado em 01/08/2026 às 19:34 - Por JornalMsTodoDia
Soraya Thronicke participa de debate sobre desenvolvimento, empregos e direitos dos trabalhadores em Mato Grosso do Sul
Senadora destaca diálogo com sindicatos, defende crescimento econômico sustentável e reafirma apoio ao fim da escala 6x1.
Publicado em 31/07/2026 às 19:06 - Atualizado em 31/07/2026 às 19:10 - Por JornalMsTodoDia
17º feminicídio em Mato Grosso do Sul: Rose Modesto cobra ação e diz que “não podemos recuar um único passo”
Ex-deputada afirma que nenhuma mulher pode viver com medo e defende endurecimento das leis, fortalecimento da rede de proteção e ações urgentes para conter a escalada da violência.
Publicado em 31/07/2026 às 12:41 - Atualizado em 31/07/2026 às 12:48 - Por Renan Carrijo
Gerson Claro destaca união política em favor de Sidrolândia e recebe reconhecimento do prefeito Rodrigo Basso
Presidente da Assembleia Legislativa afirmou que o diálogo entre diferentes lideranças é fundamental para viabilizar obras e investimentos no município
Publicado em 29/07/2026 às 16:02 - Atualizado em 29/07/2026 às 16:05 - Por Camila Borges
Pesquisa aponta Gerson Claro como o deputado estadual mais lembrado por eleitores de Mato Grosso do Sul
Levantamento espontâneo do Instituto Ranking Brasil Inteligência coloca presidente da Assembleia Legislativa na liderança entre os nomes citados para a disputa de deputado estadual
Publicado em 27/07/2026 às 16:02 - Atualizado em 27/07/2026 às 16:14 - Por Camila Borges