Atletas de MS são convocados para representar o Brasil em competição de judô na Geórgia

A competição será realizada nos dias 18 e 19 de maio

Imagem de compartilhamento para o artigo Atletas de MS são convocados para representar o Brasil em competição de judô na Geórgia da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Dois sul-mato-grossenses contemplados pelo Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), foram convocados para representar o Brasil no Grand Prix de Judô, em Tbilisi, na Geórgia. 

A competição será realizada nos dias 18 e 19 de maio.

Os bolsistas são Hellen Cordeiro Machado e Gabriel Rodrigues, do judô paralímpico. No Grand Prix, os competidores serão testados em suas categorias de peso.

Hellen Cordeiro Machado, de 20 anos, estudante de licenciatura em Educação Física e atleta paralímpica, recebe bolsa do Governo de MS e pratica judô há seis anos.

Ela nasceu em Fátima do Sul, mas mora em Campo Grande há mais de 12 anos. A judoca relata que participar do campeonato internacional é dar resultados para o esporte de Mato Grosso do Sul. Atualmente, Hellen ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de sua categoria.

Gabriel Rodrigues, de 16 anos, é estudante do ensino médio e pratica judô há sete anos. O campo-grandense ressalta que o auxílio oferecido pelo Governo do Estado o ajuda no transporte, academia e suplementação para se tornar um atleta cada vez melhor. 

Gabriel Rodrigues, judoca representante do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas”.

No total, 18 atletas foram convocados para representar o Brasil no Grand Prix de Judô, na Geórgia. Este será o último torneio qualificatório aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Assim como as demais competições da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês), realizadas no último ano antes dos Jogos, a disputa valerá o dobro de pontos para o ranking mundial, na comparação com as competições anteriores.

Hellen e Gabriel, que representam o Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos "Florivaldo Vargas"), não têm mais chances de classificação a Paris-2024, mas foram convocados pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) já em preparação para as próximas competições internacionais e para o ciclo olímpico de Los Angeles-2028.

Fonte: MS Todo Dia com Agência Gov

Você também pode gostar de ler