As inscrições para o 4º processo seletivo de estágio e 1º processo seletivo de residência jurídica da PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) seguem abertas até o dia 21 de maio. A oportunidade é destinada a acadêmicos de Direito e Ciências Contábeis e a bacharéis em Direito que desejam atuar com temas relacionados a Advocacia Pública, respectivamente.
Os interessados em participar dos processos seletivos devem preencher o Formulário de Inscrição no endereço eletrônico www.concursos.ms.gov.br. A taxa de inscrição para a seleção de residência jurídica é de R$ 100,00.
Estágio
Em Campo Grande, as vagas são para estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e de Direito. Já no interior (Coxim e Dourados), a oportunidade é destinada apenas aos acadêmicos de Direito.
A carga horária do estágio será de 4 horas diárias, totalizando 20 horas semanais e deverá ser compatível com as atividades acadêmicas do estagiário. O estagiário do Programa de Estágio da PGE/MS receberá bolsa-estágio mensal no valor de um salário-mínimo e auxílio-transporte.
O processo de seleção consistirá em duas etapas, de caráter eliminatório e classificatório: análise curricular para todas as áreas de atuação; e prova objetiva, somente para a área de atuação Jurídica. A prova está prevista para acontecer no dia23 de junho de 2024.
Residência Jurídica
Para participar, o interessado deve possuir diploma de curso de Direito reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e atender a um dos seguintes critérios: ter se formado há menos de três anos ou estar cursando pós-graduação, mestrado ou doutorado na área jurídica.
A carga horária será de 5 horas diárias, totalizando 25 horas semanais. O residente receberá bolsa-residência mensal no valor de R$ 2.603,63. Além disso, terá direito a auxílio-transporte, recesso remunerado e seguro para acidentes pessoais.
O processo seletivo simplificado consistirá em uma fase, de caráter classificatório e eliminatório, na qual será aplicada Prova Objetiva, com 50 questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Processual Civil e Direito Civil.
A prova está prevista para ser realizada no dia23 de junho de 2024, em Campo Grande/MS.
O Aviso de Seleção com todas as informações de ambos os processos seletivos podem ser conferidos na edição n. 11.483 do DOE (Diário Oficial do Estado).
(com informações assessoria de imprensa/Foto: Guido Brey Jr/divulgação)
Você também pode gostar de ler
Mulheres vítimas de violência doméstica passam a receber atendimento padronizado em MS
Novo modelo busca agilizar medidas protetivas e garantir acesso unificado à rede de apoio. Polícia Civil registra 1.725 ocorrências de violência doméstica por mês no estado.
Publicado em 05/12/2025 às 15:29 - Atualizado em 05/12/2025 às 15:45 - Por Redação MS Todo Dia
Detran divulga lista que suspende habilitação de mais de 1,6 mil motoristas, em MS
Decisão publicada no Diário Oficial traz 1.637 suspensões e 46 cassações; punições começam automaticamente em 26 de janeiro se o motorista não recorrer
Publicado em 05/12/2025 às 15:18 - Atualizado em 05/12/2025 às 15:25 - Por Redação MS Todo Dia
Última superlua de 2025 ilumina o céu nesta quinta-feira (4); confira o melhor horário para observar
O auge da superlua está previsto para 19h13 (horário de MS), podendo variar conforme a região.
Publicado em 04/12/2025 às 18:33 - Atualizado em 04/12/2025 às 18:35 - Por Redação MS Todo Dia
Voltado à agricultura familiar, Prospera MS chega à Corumbá nesta quinta (4)
Idealizado pela senadora Soraya Thronicke, projeto reúne 85 expositores e oferece oficinas, gastronomia e programação cultural entre 4 e 7 de dezembro.
Publicado em 04/12/2025 às 17:54 - Atualizado em 04/12/2025 às 18:08 - Por Redação MS Todo Dia
Último dia: Produtores têm até 1º de dezembro para declarar e atualizar rebanhos em MS
Iagro alerta que prazo não será prorrogado; falta de regularização bloqueia emissão de e-GTA
Publicado em 01/12/2025 às 15:12 - Atualizado em 01/12/2025 às 15:14 - Por Redação MS Todo Dia
Sanesul anuncia manutenção e alerta para possível falta de água no Centro de Coxim nesta segunda-feira (1º)
O serviço de manutenção está previsto para começar às 9h e o retorno estimado é para às 12h
Publicado em 29/11/2025 às 11:20 - Atualizado em 29/11/2025 às 14:08 - Por Redação MS Todo Dia
Expectativa de vida do brasileiro alcança 76,6 anos e atinge maior marca da história, aponta IBGE
Retomada após pandemia confirma trajetória de longevidade; mulheres seguem vivendo mais e mortalidade infantil volta a cair
Publicado em 29/11/2025 às 08:00 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:41 - Por Redação MS Todo Dia
Sejusp apresenta mapa estratégico que orientará a segurança pública de MS até 2030
Documento define missão, metas e modelo de governança para reforçar ações no Estado.
Publicado em 28/11/2025 às 17:26 - Atualizado em 28/11/2025 às 17:56 - Por Redação MS Todo Dia
Por contaminação, Anvisa proíbe venda de lotes de sabão Ypê e Tixan
Contaminação por bactéria capaz de causar infecções graves foi detectada pela própria fabricante.
Publicado em 27/11/2025 às 19:22 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:26 - Por Redação MS Todo Dia