A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEMA), promoveu, com o apoio do SEBRAE, capacitação exclusiva à equipe do Hospital Municipal de Chapadão do Sul abordando iniciativas para redução de perdas durante o exercício de suas atividades.
Durante a capacitação foram elaboradas estratégias para o enfrentamento do desperdício e apresentação de formas para melhor uso dos recursos disponíveis no Hospital Municipal. A palestra foi ministrada pelo consultor do SEBRAE e engenheiro ambiental Felipe Ramos que considerou a experiência de grande produtividade: “Através desta capacitação pretendemos introduzir ao público-alvo melhores formas de gerir seus recursos. Através de pequenas medidas pode-se garantir maior economia aos cofres públicos e funcionalidade dos serviços”.
Dentre as ações apresentadas, foram sugeridas instalações de sensores de iluminação por presença, redutores de vazão nas pias e até mesmo mecanismos para redução dos resíduos gerados no hospital. Salienta-se que, atualmente, todo o resíduo sólido gerado no Hospital Municipal de Chapadão do Sul é armazenado e destinado de forma ambientalmente correta. Além disso, muitas outras medidas para redução de custos já estão sendo implantadas, tal como a instalação de um lava-louça, que não apenas diminuirá exponencialmente a geração de resíduos sólidos (embalagens de marmita de isopor, por exemplo), mas também aumentará a economia de água, uma vez que o uso deste aparelho pode acarretar numa economia anual de até 92% no consumo de água.
Por fim, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, João Antônio da Silva Pereira reforça que “é um compromisso da SEDEMA atuar cada vez mais na sustentabilidade do nosso Município. A ideia é promover ainda mais capacitações sobre o tema, tendo o intuito de orientar os mais específicos públicos quanto a importância do gerenciamento de resíduos sólidos e outros recursos naturais”.
Para maiores informações sobre gerenciamento de resíduos sólidos, entre em contato com a SEDEMA através do telefone (67) 3562-5678.
(Com informações assessoria de comunicação/Foto: divulgação)
Você também pode gostar de ler
Força feminina ganha voz e reconhecimento na 4ª Edição “Mulheres que Inspiram” em Chapadão do Sul
Vereadoras Alline Krug e Andréia Lourenço foram homenageadas pela ACE por suas trajetórias políticas, liderança e contribuição ao fortalecimento da mulher nos espaços de decisão
Publicado em 17/05/2026 às 10:43 - Atualizado em 17/05/2026 às 11:14 - Por Renan Carrijo
TJMS mantém Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul pela segunda vez e oposição sofre nova derrota
Mesmo após decisão local que determinava nova eleição, Tribunal de Justiça volta a reconhecer legitimidade da Mesa Diretora e reforça continuidade dos trabalhos do Legislativo
Publicado em 12/05/2026 às 20:18 - Atualizado em 12/05/2026 às 20:19 - Por Renan Carrijo
Vereador Vanderson Cardoso denuncia ônibus sem vistoria e cobra prefeitura de Chapadão do Sul por risco a alunos
Sob gestão de Walter Schlatter, transporte escolar circula sem liberação do Detran, apesar de cobranças dos vereadores
Publicado em 06/05/2026 às 17:28 - Atualizado em 06/05/2026 às 17:35 - Por Murilo Mendes
Princípio de incêndio atinge caminhão na saída para Costa Rica, em Chapadão do Sul
Fogo foi controlado por motoristas antes da chegada dos bombeiros; houve vazamento de diesel na pista
Publicado em 06/05/2026 às 14:31 - Atualizado em 06/05/2026 às 14:54 - Por Murilo Mendes
Reciclagem irregular vira alvo do MP após denúncias de sujeira, barulho e risco à saúde em Chapadão do Sul
Moradora denuncia situação e MP investiga funcionamento sem licença ambiental; caso pode resultar em medidas rigorosas contra atividade em área residencial
Publicado em 06/05/2026 às 10:18 - Atualizado em 06/05/2026 às 10:50 - Por Gabi Ferreira
Incêndio atinge colchões e deixa casa tomada por fumaça em Chapadão do Sul
Moradores conseguiram conter as chamas antes da chegada do Corpo de Bombeiros e ninguém ficou ferido
Publicado em 06/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 06/05/2026 às 09:45 - Por Gabi Ferreira
Chapadão do Sul: MPMS abre procedimento para regulamentar bicicletas elétricas
Promotoria quer reforçar segurança no trânsito diante do aumento de ocorrências envolvendo veículos elétricos
Publicado em 05/05/2026 às 07:36 - Atualizado em 05/05/2026 às 08:13 - Por Gabi Ferreira
Com saldo milionário no Fundeb, professores questionam Prefeitura de Chapadão do Sul sobre atraso no retroativo
Professores dizem que promessa ficou no papel, cobram respeito da Prefeitura e denunciam descaso com quem sustenta a Educação municipal.
Publicado em 01/05/2026 às 23:24 - Atualizado em 01/05/2026 às 23:29 - Por Renan Carrijo
Governo de Eduardo Riedel investe R$ 9,9 milhões na restauração de ruas em Chapadão do Sul
Chapadão do Sul concentra o maior investimento do pacote com obras do Programa MS ativo, que também atende a outras regiões do estado
Publicado em 30/04/2026 às 14:18 - Atualizado em 30/04/2026 às 14:46 - Por Murilo Mendes
Vereadores destacam avanço na saúde com equipamento de última geração no Hospital de Chapadão do Sul
Parlamentares participaram da entrega e ressaltam importância do raio-x em tempo real para melhorar atendimento à população
Publicado em 26/04/2026 às 08:59 - Atualizado em 26/04/2026 às 09:04 - Por Murilo Mendes