No Dia do Técnico de Enfermagem, Márcia fala de paixão pelos 33 anos de profissão em Costa Rica

A profissional conta que iniciou a trajetória na profissão em 1991

Imagem de compartilhamento para o artigo No Dia do Técnico de Enfermagem, Márcia fala de paixão pelos 33 anos de profissão em Costa Rica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Quem um dia precisou de atendimento na Saúde de Costa Rica já pode ter sido atendimento pela técnica de enfermagem Márcia Gonçalves, que há 33 anos se dedica na profissão no município da Região Norte de MS. O amor pela profissão é tamanho, que Márcia se aposentou, mas decidiu seguir com a carreira atendendo os pacientes da cidade.

Nesta segunda-feira (20) é celebrado o Dia do Técnico de Enfermagem e Márcia pontua ao MS Todo Dia que apesar da rotina exaustiva, a vocação pela profissão fala mais alto.

Com o início da carreira no antigo Hospital Dr. Abner, em 1991 em Costa Rica, a profissional diz de lá pra cá inúmeros momentos marcaram sua tragetória na cidade. 

“Há situações que me marcaram. Muitos moradores eu vi nascer, muitos eu vi partir, mas viver a pandemia da Covid-19 foi surreal. Jamais poderia imaginar que um vírus teria o poder ceifar tantas famílias”, disse.

Que a atuação dos profissionais de Saúde é imprescindível para a sociedade, isso não é novidade. Mas foi na ápice da pandemia que os técnicos de enfermagem mostraram o quanto são valiosos.”Foi aí que mostramos para o mundo a importância dos profissionais de Saúde”, afirma Márcia.

Márcia, que atualmente atende no posto de saúde da Vila Nunes, afirma que ainda há muito o que se ajustar quanto às melhorias da profissão, como diminuir a carga horária, ter psicoterapia aos profissionais, plano de aposentadoria especial, dentre outras coisas. Mas a paixão pela profissão é direcionamento da vida da moradora de Costa Rica.

“Feliz é aquele que tem o dom de servir as pessoas. Nasci para doar e distribuir o meu dom, que é o amor ao próximo”, finaliza a técnica de enfermagem ao MS Todo Dia.


Você também pode gostar de ler