Muitas pessoas que têm direito a este benefício desconhecem os procedimentos para a obtenção do Passe Livre Intermunicipal. Conforme dados da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), entre pessoas com deficiência e idosos, são mais de 170 mil beneficiários em todos os municípios do Estado com a concessão do Passe Livre Intermunicipal.
Tem direito à gratuidade, de acordo com a Lei Estadual 4.086/2011, pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos, que tenham renda familiar até dois salários mínimos, com a disposição de dois assentos reservados. Caso ocupados os assentos gratuitos, é concedido o desconto de 50% no valor das passagens.
Para requerer o benefício é necessário procurar um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), em qualquer município de Mato Grosso do Sul, levando RG, CPF, comprovantes de renda e residência no caso do idoso; para a pessoa deficiente, além dos documentos citados acima é requerido os documentos dos responsáveis em caso de ser menor de idade, exame de audiometria quando o requerente for deficiente auditivo e atestado de avaliação médica da equipe multiprofissional do SUS (Sistema Único de Saúde), fornecido pelo setor.
A Carteira de Beneficiário tem validade de quatro anos, a partir da data da emissão. Essa informação é impressa no documento. A renovação acontece gradativamente, sempre no mês anterior ao vencimento do documento, e sua versão pode ser acessada também por meio do aplicativo MS Digital.
Na versão física, na primeira ou segunda via, a Superintendência de Assistência Social da Sead, por meio da Coordenadoria de Proteção Básica, é quem realiza o processo de impressão do documento e o posterior envio ao CRAS para retirada do beneficiário. Pelos telefones 3318-4113 ou 4145 é possível esclarecer dúvidas.
A Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) é a responsável pela regulação e monitoramento das passagens concedidas aos beneficiários do Passe Livre, por meio de um sistema informatizado, alimentado pelas empresas de transporte, o Sistema Gestor de Concessão de Benefício (SGCB).
Assentos
Para pessoas idosas estão reservados dois assentos em ônibus e um assento em micro-ônibus com 100% de desconto. Para pessoas com deficiência estão reservados dois assentos em ônibus e um assento em micro-ônibus com 100% de desconto. Para os idosos, quando as duas gratuidades de 100% já estiverem sendo utilizadas em determinada viagem, os portadores da carteira de gratuidade podem obter o desconto de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da passagem, limitado a duas passagens por ônibus, ou um assento em micro-ônibus.
(MS Todo Dia com assessoria de imprensa/Foto:divulgação/Chico Ribeiro/Segov)
Você também pode gostar de ler
Mato Grosso do Sul participa da maior feira de pesca esportiva do Brasil em São Paulo
Evento reúne profissionais do setor entre os dias 12 e 14 de março e terá estande do estado para promoção do turismo de pesca e lançamento do Anzol Rosa 2026.
Publicado em 12/03/2026 às 10:42 - Atualizado em 12/03/2026 às 10:55 - Por Gabi Ferreira
Mais de 200 mil sul-mato-grossenses podem negociar contas de energia em atraso no 1º Feirão Serasa Limpa Nome de 2026
Campanha oferece descontos e condições especiais para regularização de contas de energia até 1º de abril
Publicado em 11/03/2026 às 09:39 - Atualizado em 11/03/2026 às 09:40 - Por Gabi Ferreira
Prazo para regularizar o título de eleitor termina dia 6 de maio
Em Mato Grosso do Sul, mais 81 mil eleitores têm alguma pendência com a Justiça Eleitoral
Publicado em 07/03/2026 às 10:39 - Atualizado em 07/03/2026 às 10:40 - Por Gabi Ferreira
Saúde reforça vigilância para aumento de vírus respiratórios nos próximos meses
Estado orienta municípios a se prepararem para possível alta de casos entre abril e julho
Publicado em 07/03/2026 às 08:02 - Atualizado em 07/03/2026 às 08:04 - Por Gabi Ferreira
Cassilandense sobrevive a enchente histórica em Ubá e perde tudo após dois dias em novo emprego
Bracoco relata momentos de desespero e recebe apoio para retornar ao Estado
Publicado em 04/03/2026 às 08:39 - Atualizado em 04/03/2026 às 08:40 - Por Gabi Ferreira
Perdeu a placa na chuva? Detran-MS alerta para registrar B.O. imediatamente
Órgão orienta motoristas sobre como agir após extravio em alagamentos e explica regras para emissão de nova placa no padrão Mercosul
Publicado em 26/02/2026 às 09:24 - Atualizado em 26/02/2026 às 09:25 - Por Gabi Ferreira
Ministério Público aciona Justiça para garantir transporte adaptado a universitários em Coxim
Estudante percorre 50 minutos em cadeira motorizada após suspensão de ônibus escolar adaptado
Publicado em 13/02/2026 às 10:50 - Atualizado em 13/02/2026 às 11:21 - Por Day Silva