Costa Rica tem 1,1 mil casos prováveis de dengue e 6ª cidade com maior incidência do MS

Chapadão do Sul, que registrou segunda morte por dengue nesta terça-feira (28), está em 3º lugar

Imagem de compartilhamento para o artigo Costa Rica tem 1,1 mil casos prováveis de dengue e 6ª cidade com maior incidência do MS da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Mato Grosso do Sul já registrou 19.957 casos prováveis de Dengue, sendo 9.864 casos confirmados, em 2024. Esses dados foram apresentados no boletim referente à 21ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (29). Confira na íntegra o boletim clicando aqui.

Costa Rica segue na 6ª colocação no ranking de cidades com maior incidência da doença no Estado e Chapadão do Sul, que antes estava em quarto lugar, ocupa a 3ª colocação. Confira a tabela do boletim da SES:

Imagem dengue ses 29 de maio

Para calcular a incidência, divide-se o número de notificações  - ou seja, o número de novos casos da doença - pela população do município e multiplica-se este valor por 100 mil.

Além disso, segundo o documento, 19 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 15 estão em investigação. Vale lembrar que o novo óbito confirmado da doença foi o do morador de 38 anos de Chapadão do Sul, que morreu na última segunda-feira (27) após ficar internado em Campo Grande.

Os outros óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, 9 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 47.609 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 101.619 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

(MS Todo Dia com informações Assessoria de Imprensa/foto: divulgação/Bruno Rezende/Segov)

Você também pode gostar de ler

X