Os municípios sul-mato-grossenses estão se especializando no fomento de novos negócios, na geração de renda para seus habitantes e ensinando jovens estudantes da rede pública de ensino técnicas e habilidades empreendedoras.
De acordo com o governo do Estado, a comprovação desta iniciativa pode ser conferida na noite desta segunda-feira (3), em Campo Grande, durante o encerramento do Programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae MS.
No total, 36 prefeituras, participantes do Cidade Empreendedora, foram homenageadas pelas ações desenvolvidas em seus municípios.
O Programa é um pacote de soluções executado pelo Sebrae MS, com a adesão e seleção das administrações municipais. Desde 2021, o Cidade Empreendedora é a principal estratégia da instituição para a melhoria do ambiente de negócios e a transformação da economia, garante o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, que ao lado do governador Eduardo Riedel, entregou aos 36 prefeitos um certificado de reconhecimento pelos índices e resultados alcançados.
O governador enfatizou o trabalho desenvolvido pelo Sebrae de promoção do ambiente de negócios e de indução ao desenvolvimento sócio-econômico.
“O Estado oferece para este crescimento educação, saúde e segurança pública. É toda uma estratégia de incentivo e apoio à industrialização. Uma parceria na qual todos ganham e o resultado é o crescimento de Mato Grosso do Sul. A ação está muito alinhada com a gestão municipalista do Estado, ajudando as cidades a se desenvolverem em regime de colaboração em políticas públicas”, descreveu o chefe do Executivo estadual.
Para o diretor-presidente do Sebrae, fomentar um ambiente de negócios nos municípios contribui para o crescimento de oportunidades para população.
Com o apoio oferecido pelo Sebrae/MS, 94% dos municípios atendidos pelo Cidade Empreendedora tiveram redução no tempo médio de abertura de empresas, promoção da agricultura familiar, o ensino do empreendedorismo nas escolas públicas, além de estabelecer, por exemplo, conexões econômicas com a cadeia produtiva do setor de celulose nos municípios que estão recebendo investimentos privados, como é o caso de Ribas do Rio Pardo e Inocência.
De acordo com dados do Sebrae MS, 29 mil estudantes foram contemplados com soluções em educação empreendedora em 2023.
Por meio desta iniciativa, desde 2022 até abril de 2024, foram contabilizados mais de R$ 120 milhões gerados em negócios a partir da realização de rodadas e sessões de negócios entre empreendedores locais e grandes empresas.
Dos municípios atendidos, 18 concluíram o ciclo regular do Cidade Empreendedora, sendo que 11 deles começaram a ser acompanhados pelo Sebrae em 2022: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. Aparecida do Taboado, Brasilândia, Deodápolis, Ladário, Miranda, Paranaíba e São Gabriel do Oeste ingressaram no programa em 2023.
Os outros 18 municípios estão encerrando o ciclo Expansão – fase de acompanhamento oferecida pelo Sebrae desde 2023, após a finalização do ciclo regular, com ações voltadas para dinamizar a economia e promover a competitividade. Compõem o “Expansão” as cidades de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos.
Fonte: MS Todo Dia com Agência MS
Foto: Bruno Rezende
Você também pode gostar de ler
Câmara de Chapadão do Sul pede laboratório municipal e homenageia atletas de Kung Fu e handebol
Sessão de segunda-feira (6) também inclui pedidos de informações sobre contratos, sugestões para melhorias em bairros e aplausos a atletas que levaram nome da cidade a competições
Publicado em 01/04/2026 às 18:11 - Por Day Silva
Deputada Mara Caseiro se filia ao PL e anuncia pré-candidatura a deputada federal em 2026
Parlamentar afirmou que mudança “não é apenas troca de partido”, mas um posicionamento político e ideológico alinhado à sigla liderada por Reinaldo Azambuja em MS
Publicado em 01/04/2026 às 17:08 - Atualizado em 01/04/2026 às 17:37 - Por Day Silva
Deputado Gerson Claro pede reforço no efetivo das polícias Militar e Civil em Ponta Porã
Presidente da Assembleia Legislativa encaminhou indicação à Sejusp e cita sobrecarga de trabalho e aumento da demanda por policiamento na fronteira com o Paraguai
Publicado em 01/04/2026 às 13:40 - Atualizado em 01/04/2026 às 13:41 - Por Day Silva
Caravina diz que pretende disputar Governo de MS em 2030 e foca na reeleição
Deputado afirma que projeto depende de articulação política e reforça permanência no PSDB para fortalecer chapa nas próximas eleições
Publicado em 27/03/2026 às 10:35 - Atualizado em 27/03/2026 às 12:18 - Por Gabi Ferreira
Deputado Gerson Claro propõe criação do Dia Estadual da Advocacia Criminalista em MS
Projeto de lei apresentado na Assembleia prevê celebração anual em 2 de dezembro e inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos do Estado
Publicado em 26/03/2026 às 15:50 - Atualizado em 26/03/2026 às 15:53 - Por Day Silva
Deputado Caravina cobra melhorias e discute crise no fornecimento de energia no interior de MS
Audiência pública na Assembleia reuniu prefeitos e lideranças e deve gerar relatório com demandas encaminhadas às concessionárias
Publicado em 26/03/2026 às 13:21 - Atualizado em 26/03/2026 às 13:22 - Por Day Silva
Caravina lidera audiência pública e cobra soluções para falhas no fornecimento de energia em MS
Deputado reúne lideranças, aponta prejuízos à população e anuncia relatório para pressionar concessionárias
Publicado em 26/03/2026 às 10:55 - Atualizado em 26/03/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Alems aprova reajuste de 3,81% para servidores estaduais em primeira votação
Proposta do Governo de MS tramita em urgência e prevê impacto de R$ 353,5 milhões já em 2026
Publicado em 25/03/2026 às 17:44 - Atualizado em 25/03/2026 às 17:50 - Por Gabi Ferreira