O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às 23h59 desta sexta-feira (7).
De acordo com o G1, os Candidatos do Rio Grande do Sul, estado afetado pelas enchentes, terão um prazo maior, além de isenção na taxa.
A data final para inscrição destes estudantes ainda não foi informada pelo Ministério da Educação (MEC).
Dúvidas:
Em que site fazer a inscrição? É só entrar na Página do Participante, em enem.inep.gov.br/participante.
Qual é o valor da taxa de inscrição? Ela custa R$ 85 e deverá ser quitada até 12 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada (veja passo a passo mais abaixo).
Quais as formas de pagamento? A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.
Quem está isento da taxa precisa se inscrever no Enem? SIM! Mesmo quem conseguiu a isenção (como os alunos da rede pública) precisa se inscrever. Caso contrário, não poderá fazer a prova.
Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
Quando as provas serão aplicadas? Em 3 e 10 de novembro.
Dados necessários e etapas da inscrição
Os principais passos para realizar a inscrição no Enem são:
Informe seus dados pessoais: Durante a inscrição, você deverá informar o número do CPF e a data de nascimento.
Preencha seus dados de contato: Forneça um endereço de e-mail único e válido, assim como um número de telefone fixo e/ou celular válido. O Inep poderá utilizar o e-mail cadastrado para enviar informações sobre o exame.
Escolha onde quer fazer a prova: Indique o estado e município onde deseja realizar o exame.
Língua estrangeira: Selecione a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na qual realizará a prova.
Crie seu cadastro e senha: Utilize o endereço https://sso.acesso.gov.br/ para criar um cadastro e senha de acesso que irá utilizar na Página do Participante.
Anote a senha em um local seguro, pois você precisará dela para: gerar o boleto com a taxa, que o Inep chama de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança); realizar alterações nos dados cadastrais; acompanhar a inscrição e obter resultados e outras funcionalidades.
Verifique seus dados e anexe sua foto: Certifique-se de preencher corretamente todas as informações solicitadas, incluindo o Questionário Socioeconômico. Você também terá a opção de anexar uma foto atual, nítida e individual, seguindo as orientações fornecidas.
Confirme os dados e acompanhe a situação da inscrição: Após concluir a inscrição, verifique se todos os dados estão corretos.
Você também pode gostar de ler
Caixa começa hoje a pagar Bolsa Família de fevereiro
Pagamento em localidades de oito estados será unificado
Publicado em 12/02/2026 às 08:26 - Atualizado em 12/02/2026 às 08:57 - Por Day Silva
STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026
Sessão está prevista para começar às 14h
Publicado em 02/02/2026 às 09:45 - Por Day Silva
Fim do exame de baliza no pátio do Detran marca mudança no processo de habilitação
Segundo a gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab, as mudanças têm caráter provisório, até que o manual nacional seja publicado
Publicado em 27/01/2026 às 09:05 - Atualizado em 27/01/2026 às 09:33 - Por Day Silva
Detran-MS publica portaria reduzindo valores dos exames da CNH do Brasil
Com a nova Portaria, o valor do Exame de Aptidão Física e Mental foi fixado em R$ 75
Publicado em 21/01/2026 às 12:24 - Atualizado em 21/01/2026 às 12:42 - Por Day Silva
Mais de 8,6 milhões deixam a pobreza e Brasil atinge melhor nível desde 2012, aponta IBGE
1,9 milhão também saiu da extrema pobreza em 2024. Dados foram divulgados pela Síntese de Indicadores Sociais, nesta quarta-feira (3).
Publicado em 03/12/2025 às 16:17 - Atualizado em 03/12/2025 às 16:37 - Por Redação MS Todo Dia
Conselho de Ética arquiva pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro
Relator defendeu imunidade parlamentar e atuação no exterior; PT promete recorrer após decisão de 11 votos a 7
Publicado em 22/10/2025 às 18:25 - Atualizado em 22/10/2025 às 18:26 - Por Felipe Dias
STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista, decisão inédita na história do país
Julgamento ficou em 4 votos a 1 para o ex-presidente, e outros 7 réus também foram condenados; último dia foi marcado por manifesto de ministros contra Fux
Publicado em 11/09/2025 às 18:32 - Atualizado em 11/09/2025 às 18:36 - Por Felipe Dias
Mauro Cid é condenado a 2 anos em regime aberto, com benefício por delação premiada
Tenente-coronel pedia perdão judicial; ministros entenderam que anulação de pena seria inconstitucional
Publicado em 11/09/2025 às 18:24 - Atualizado em 11/09/2025 às 18:25 - Por Felipe Dias
Moraes vota por condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Ministro do STF considerou ex-presidente e sete auxiliares culpados por integrar trama golpista; julgamento segue na Primeira Turma
Publicado em 09/09/2025 às 15:53 - Atualizado em 09/09/2025 às 16:56 - Por Felipe Dias
STF determina reforço no policiamento na casa de Bolsonaro por risco de fuga
Ministro Alexandre de Moraes decide monitoramento em tempo integral após pedido da PGR; ex-presidente cumpre prisão domiciliar em Brasília
Publicado em 26/08/2025 às 18:31 - Atualizado em 26/08/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias