Foram oficialmente abertos, nesta quinta-feira (6), os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2024. A cerimônia que marcou o início da competição escolar, na faixa etária de 12 a 14 anos, foi realizada na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Acesse mais informações como horários e locais dos jogos nos boletins clicando aqui para o boletim 1 e clicando aqui para o boletim 2.
O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer). Este é um momento histórico para o esporte sul-mato-grossense, com recorde de participação.
De 2015 para cá os Jogos tiveram várias transformações. Agora, os adolescentes possuem conforto para se dedicar exclusivamente às modalidades. Eles ficam em hotéis preparados para recebê-los e um buffet é contratado para atender aos jogos. Dessa forma, os atletas têm a alimentação acompanhada por nutricionista.
Neste período, já são mais de 30 mil atletas, com equilíbrio de adesão, onde as mulheres representam quase 42% e os homens 58%. Nas modalidades coletivas, destaque para o futsal, que conta com 40% dos atletas envolvidos no projeto.
"Fico muito feliz em estar à frente desses dez anos de transformação no esporte. Desde 2015 que ninguém mais dorme em alojamento ou come de forma improvisada. Tudo isso faz a diferença na vida dos nossos atletas. E não seria possível sem a dedicação de cada parte dessa grande equipe", destaca o secretário da Setesc, Marcelo Miranda.
"Tivemos 2 mil atletas inscritos em 2015 e para 2024 a previsão é que teremos mais de 8 mil atletas inscritos em todas as etapas dos jogos. É uma transformação muito grande, e isso se dá devido ao empenho de todos os técnicos, gestores, chefes de delegação, e principalmente dos atletas. Esse dia é de muita comemoração para o desporto escolar de Mato Grosso do Sul", frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez.
Essa primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul acontece toda em Campo Grande, nos dias 6 a 24 de junho, com disputas na faixa etária de 12 a 14 anos. Os primeiros quatro blocos serão realizados em Campo Grande. Depois, a terceira divisão acontece em Coxim, e os atletas classificados participam da competição nacional dos Jogos Escolares em Recife.
Para Mauro Bernardes, 60, chefe da delegação do município de Três Lagos, a mudança nos Jogos Escolares da Juventude de MS também se dá na qualidade dos locais de competição escolhidos.
"Hoje as condições dos locais das competições, hotel, alimentação, são bem elevadas. Eu participo dos jogos desde de 89, então eu passei várias fases dos jogos e nunca tivemos essas condições que nos últimos dez anos tem sido apresentadas para a gente. Está ficando cada vez mais difícil ganhar o campeonato, devido aos recordes de participações. Os alunos querem se destacar nas competições regionais para poder chegar aqui e ter uma chance de disputar o campeonato brasileiro".
Ihandra Harumi, de 13 anos, praticante de judô, participa pela segunda vez dos Jogos Escolares de MS e relata os benefícios do esporte em sua vida.
"O judô ajuda muito na disciplina, a manter o peso, me dá responsabilidade. Eu estou adorando participar dos Jogos Escolares, adorei as camisetas, a garrafa e a sacola. A refeição é maravilhosa, eu estou aguardando pela hora da luta e espero um bom resultado. É muito bom estar aqui representando a minha cidade, é muito boa a sensação de estar fazendo parte de tudo isso", destaca a judoca.
Com novo formato, os Jogos Escolares da Juventude de MS serão divididos em quatro blocos, no feminino e masculino, todos os blocos acontecerão na Capital e em sequência. O primeiro é composto pelas modalidades atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica). No segundo bloco haverá disputas de basquetebol e futsal. No terceiro entram em ação os estudantes-atletas do handebol e voleibol. Por último, ginástica artística, ginástica rítmica, karatê, natação e xadrez.
(MS Todo Dia com informações assessoria de comunicação/fotos:Daniel Sampaio)
Você também pode gostar de ler
Capitão do Fluminense, Gustavo Araújo, de Costa Rica, é eleito o melhor zagueiro esquerdo da Brasil Soccer Cup 2026
Defensor sul-mato-grossense se destacou na campanha do Fluminense sub-14 e ganhou projeção nacional ao integrar a seleção da Brasil Soccer Cup 2026.
Publicado em 07/04/2026 às 23:49 - Atualizado em 07/04/2026 às 07:06 - Por Renan Carrijo
Alcinópolis e Costa Rica abrem copa regional que reúne jovens atletas
Competição em Alcinópolis marca integração entre municípios e aposta no esporte como ferramenta de formação
Publicado em 19/03/2026 às 12:57 - Atualizado em 19/03/2026 às 13:01 - Por Day Silva
Irã negocia com FIFA para mandar jogos da Copa de 2026 no México
Proposta ocorre em meio a entraves diplomáticos que podem impactar participação da seleção no torneio
Publicado em 17/03/2026 às 09:39 - Atualizado em 17/03/2026 às 09:40 - Por Gabi Ferreira
Vergonha no Laertão: CREC é rebaixado e protagoniza queda histórica no futebol sul-mato-grossense
Derrota por 2 a 0 para o Corumbaense confirma a queda do ex-bicampeão estadual e revolta torcedores após anos de conquistas e protagonismo
Publicado em 01/03/2026 às 19:07 - Atualizado em 01/03/2026 às 19:31 - Por Renan Carrijo
Representando Chapadão do Sul, ex-vereador João Tontini é homenageado em torneio de Bocha, em Porto Alegre
Jogador do CTG representou Chapadão do Sul e Mato Grosso do Sul no torneio nacional realizado no Clube Independência
Publicado em 25/02/2026 às 17:07 - Atualizado em 25/02/2026 às 18:00 - Por Day Silva
Na briga por reação, Costa Rica encara Bataguassu fora de casa pela 8ª rodada do Estadual
Com retorno de “Cristi Gol”, Costa Rica tenta embalar na reta decisiva da primeira fase
Publicado em 20/02/2026 às 11:47 - Atualizado em 20/02/2026 às 11:49 - Por Day Silva
Contagem regressiva: Torneio da Amizade movimenta Alcinópolis neste fim de semana
Evento intermunicipal de futebol society promete reunir atletas e torcedores em um dia de integração e disputa saudável
Publicado em 20/02/2026 às 08:04 - Atualizado em 20/02/2026 às 09:00 - Por Day Silva
Costa Rica cede empate no fim e Dourados aplica goleada histórica no Estadual
Time do Laertão chega ao quarto empate seguido, enquanto DAC faz 7 a 2 no Bataguassu e amplia saldo na briga por vaga
Publicado em 16/02/2026 às 08:48 - Atualizado em 16/02/2026 às 09:23 - Por Day Silva