No mês de junho, a cor vermelha ganha um significado especial por simbolizar uma nobre causa: a doação de sangue. Pensando nisso, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Rede Hemosul MS, promove a campanha ‘Junho Vermelho’, uma iniciativa que busca sensibilizar a população sobre a importância desse gesto solidário, especialmente no Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho.
Para a coordenadora da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, a data reforça a importância vital da doação de sangue. “É um período em que intensificamos nossos esforços para conscientizar a população sobre a necessidade contínua de doações, especialmente em tempos mais frios, quando os estoques tendem a diminuir”, aponta Sawada.
Para que haja o acesso ao sangue para todos que necessitam é necessário garantir que os voluntários façam a doação de sangue regularmente. Um programa de doação de sangue com a participação da população é fundamental para atender a necessidade de transfusões de sangue em tempos de paz, bem como em situações de emergência que causem aumento súbito na demanda de sangue, tais como acidentes de trânsito entre outros ou quando há uma damanda maior dos pacientes da hematologia e oncologia.
Durante o ‘Junho Vermelho’ a Rede Hemosul promoverá diversas ações para incentivar a doação de sangue, como campanhas de conscientização, palestras educativas e parcerias com empresas e instituições públicas para facilitar o acesso dos doadores aos postos de coleta.
“Para multiplicar a conscientização, foi planejada uma campanha para as redes sociais humanizada, contando algumas histórias dos nossos doadores fidelizados. Também várias parceiras com empresas e instituições foram realizadas para movimentar o período e incentivá-las a participar dessa causa tão nobre. Contamos com o apoio de todos para salvar vidas”, convocou Marina.
Vamos abraçar essa causa e fazer a diferença na vida de quem precisa. Doe sangue, doe vida. Cada gota de solidariedade faz a diferença!
Doação
Para doar sangue é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe ou responsável legal. A primeira doação é até os 60 anos, é preciso ter 51kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.
Não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade, então, faça a sua parte. Procure o hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Doar sangue salva vidas.
Serviço
Em Campo Grande, as doações podem ser feitas em três endereços:
HEMOSUL COORDENADOR
Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro
Segunda a Sexta: 7h às 17h
Sábado: 7h às 12h
1° e 3° sábados do mês: 7h às 17h
HEMOSUL HRMS
Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho
Segunda a Sexta: 7h às 12h
HEMOSUL SANTA CASA
Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro
Segunda a Sexta: 7h às 12h
Você também pode gostar de ler
Força-tarefa leva ação de saúde pública e mapeamento de risco para Inocência, na Rota da Celulose
Operação liderada pela SES e Defesa Civil começa em junho e deve identificar vulnerabilidades sanitárias em meio ao crescimento populacional
Publicado em 23/05/2025 às 17:25 - Atualizado em 23/05/2025 às 17:29 - Por Felipe Dias
Fé, catira e leilão: Festa do Divino agita Figueirão neste fim de semana
Com mais de um século de história, a Festa do Divino é símbolo de resistência cultural, fé e união da comunidade quilombola de Santa Tereza.
Publicado em 23/05/2025 às 07:27 - Atualizado em 23/05/2025 às 08:29 - Por Maria Paula
Motiva assume concessão da BR-163/MS e promete iniciar obras antes mesmo da assinatura do novo contrato
Empresa prevê investimento de R$ 17 bilhões até 2054 e garante início imediato das duplicações com foco em segurança e fluidez
Publicado em 22/05/2025 às 15:22 - Atualizado em 22/05/2025 às 15:23 - Por Felipe Dias
MP investiga obra irregular às margens do Rio Taquari em Coxim
A proprietária do imóvel admitiu não possuir licença ou qualquer autorização ambiental para realizar a obra
Publicado em 21/05/2025 às 08:25 - Atualizado em 21/05/2025 às 08:46 - Por Ana Beatriz Schaedler
MEC proíbe cursos de Medicina, Direito, Enfermagem, Psicologia e Odontologia na modalidade a distância
Nova política nacional de educação a distância foi assinada pelo presidente Lula e estabelece regras para garantir qualidade dos cursos de graduação
Publicado em 20/05/2025 às 15:09 - Por Felipe Dias
Comerciantes de Pedro Gomes recebem orientações de como vender para a Prefeitura
“Queremos que os R$ 30 milhões fiquem aqui”, diz Prefeito Delegado Murilo
Publicado em 20/05/2025 às 13:45 - Atualizado em 20/05/2025 às 13:54 - Por Felipe Dias
Ministério Público fiscaliza Casa Abrigo de Aparecida do Taboado
O procedimento tramita sob sigilo, o que impede o acesso a detalhes por meio de consulta online
Publicado em 20/05/2025 às 10:45 - Atualizado em 20/05/2025 às 10:50 - Por Ana Beatriz Schaedler
Escolas municipais de Coxim iniciam execução quinzenal dos hinos Nacional e de Mato Grosso do Sul
O evento contou com a presença de servidores da escola, representantes da administração local e militares do 47º Batalhão de Infantaria.
Publicado em 20/05/2025 às 09:48 - Atualizado em 20/05/2025 às 09:49 - Por Ana Beatriz Schaedler
Polícia Militar leva palestras sobre prevenção à exploração sexual a mil alunos em escola de São Gabriel do Oeste
O objetivo central da atividade foi conscientizar os jovens, promover o diálogo aberto e fortalecer a confiança dos alunos
Publicado em 20/05/2025 às 08:55 - Atualizado em 20/05/2025 às 09:03 - Por Ana Beatriz Schaedler