CPI da Expo Rica coloca votação de Cassação de Prefeito e Vereador, e moradores de Costa Rica pedem Justiça

Investigações serão arquivada pela Câmara Municipal, segundo vereador Arthur Baird ele mesmo vai se manifestar e pedir o encaminhamento ao MP-MS e TCE

Imagem de compartilhamento para o artigo CPI da Expo Rica coloca votação de Cassação de Prefeito e Vereador, e moradores de Costa Rica pedem Justiça da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Ocorreu na manhã de hoje, 24, na Câmara de Costa Rica, a discussão e votação do relatório final (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Expo Rica, que investiga corrupção por parte do prefeito Cleverson dos Santos (PP) e do vereador Arthur Baird (PP).A votação de hoje pedia o afastamento e cassação de ambos, mas não obteve o número de votos necessários que seria oito votos.  

 A CPI foi presidida pelo Vereador Lucas Lázaro Gerolamo (PSB), e teve como componentes os vereador Averaldo Barbosa (MDB) e Arthur Delgado Baird (PP). Foi arquivado a CPI da Expo Rica 2023, só iria ao Ministério Público se tivesse sido aprovado, mas cabe se algum vereador abrir a denúncia ao MP.

Votaram contrário ao relátorio final da CPI: Vereador Adair Tiago (PP), Rayner Moraes (PSDB), Evaldo Paulino (PSDB), Jovenaldo Francisco dos Santo (PP).

Votos a favor ao relatório final da CPI: Presidente da Câmara, Rosangela Marçal (MDB), Averaldo Barbosa (MDB), Lucas Lázaro Gerolamo, (PSB), Manuelina Martins (MDB), Ailton Amorin (mdb), Alexander- Popó (SOLIDARIEDADE). 

Vereador Arthur Baird teve o afastamento da votação por ser investigado, e a maioria dos vereadores pediram o impedimento da votação, não tendo seu voto contabilizado. 

Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 16.59.22
População pede que o Ministério Público e Tribunal de Contas possa investigar a CPI

Ânimos exaltados 


Durante a votação, moradores de Costa Rica mostraram cartazes pedindo o fim da impunidade, falando que a verdade estava à tona e que a população queria justiça.
 
Já na fala dos vereadores, os ânimos ficaram exaltados. Em seu discurso, o vereador Jovenaldo Francisco dos Santos falou em seguir o regimento e que o Plenário da Câmara era soberano.Moradores que acompanhavam a sessão vaiaram a fala do vereador.



Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 16.59.24 2
Vereador Rayner tendo um debate com o servidor público momento debate da CPI

Jovenaldo ainda aproveitou a fala de Rayner, para complementar que era preciso Justiça.“Que essa casa de leis faça justiça, nós não estamos sendo Cristão”, disse sendo vaiado. “Pegar CPI e arquivar sem nenhuma prova, sem nenhuma convocação, é vergonhoso. Se tiver coisa errada, se o Arthur tiver errado, é meu amigo, mas vou chegar e falar ‘infelizmente você fez coisa errada’”, ponderou Jovenaldo, citando que não estavam dando chance de defesa para Arthur e Cleverson. “Ampla defesa está na Constituição”. Que a constituição fosse válida para ambos se não poderia ser rasgada. 

Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 17.34.17
Vereador Lucas Lázaro Gerolómo PSB

Aproveitando da palavra, o vereador Lucas Lázaro Gerolamo (PL) falou que estava em discussão o dinheiro público. “Vejo muito importante uma posição do Plenário do encaminhamento desse relatório final ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e ao TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). O que está na tratativa é repasse de dinheiro público, não se discute a idoneidade de quem usou esses recursos”, disse. Ele ainda destacou sobre o recibo assinado de R$ 83 mil reais. “Depois quem assinou, declara na oitiva que não recebeu nenhum centavo, não sei como vai ser encaminhada essa situação”, declara. 

Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 17.34.17 1
Vereador Averaldo Barbosa(MDB)

Ainda na sessão, Averaldo Barbosa destacou que nenhum vereador é contrário ao CREC, Clube do Laço ou qualquer entidade. “Tenho certeza que todos os vereadores aqui querem tudo dentro da legalidade. Não quero aqui dizer que ninguém é culpado de ninguém. Os indícios existem e precisam ser investigados”, pontuou. Ele ainda se defendeu dizendo que o relatório não se trata de briga política e que sim houve lisura no processo de colheita de informações.

Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 18.10.26
Presidente da Câmara de Vereadores Rosângela Marçal (MDB)

Já no seu discurso, a presidente da Câmara, Rosangela Marçal reforçou que Arthur Baird tinha sim poder de decidir sobre recursos e não fez. “Queremos a veracidade porque o povo nos procura e nos cobra”, reforçou. “Estamos aqui para combater à corrupção”.

 Ainda na sua fala, Rosangela destacou os vereadores e membros do Legislativo precisam executar seu papel. “Eu não fujo das minhas responsabilidades”. Amo o CREC(Costa Rica Esporte Clube) mas não apoio corrupção se dever tem ser punido. Tenho respeito a entidade Clube do Laço 3Divisas mas se estiver no rolo terão que ser punidos, isso agora cabe ao Ministério Público a fazer a investigação por ter sido arquivado por insuficiência de votos que teria que ter 2/3 e só tivemos seis votos favoráveis e quatro contra.


RELATÓRIO CPI

O relatório da CPI, apresentado em 19 de junho, aponta o Clube do Laço 3 Divisas, o Crec (Costa Rica Esporte Clube) e a empresa Vander Locações e Eventos Eireli como autores da possível corrupção. O evento alvo de investigação foi realizado entre 11 e 14 de maio de 2023. Ainda no relatório, os integrantes da CPI pediram que o vereador investigado não participasse da votação. Além do superfaturamento de contratos, o relatório final aponta lucros suspeitos por parte do Crec, saques em dinheiro e até conexões familiares no suposto esquema de corrupção.

OPINIÃO DOS MORADORES 

Questionado pela equipe do site MS Todo Dia sobre o motivo de acompanhar a sessão, o entregador de produtos, Erick Alves foi firme em dizer e explicar seu ponto de vista sobre a importância de acompanhar e fiscalizar os políticos.“Todo cidadão tem o direito e dever de cuidar daquilo que ele paga, nós somos obrigados a pagar impostos, então temos o dever de também fiscalizar o legislativo, o executivo. Eu espero que a CPI mostre quem é culpado e quem é inocente.

A CPI veio pra mostrar um relatório final onde tem indícios de desvio de dinheiro público”. Com a grande participação dos moradores, Erick destaca que isso é importante e que sempre que pode luta para que mais gente tenha interesse político. “Eu fico feliz de ver a população participando do legislativo hoje. Uma das nossas lutas é trazer o povo para cobrar os seus direitos, somos obrigados a pagar, pagar, pagar e na hora de cobrar, a população tem medo de cobrar. Eu tenho lutado pra juntar a população para que eles cobrem das autoridades. Acompanhei boa parte da CPI e vi vários relatos de pessoas que colocou áudio e confirmou que a voz era dele, então assim, o indicio é alto de irregularidade”, destaca.




Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 16.59.23 3

O enfermeiro Max Araújo pontuou que o que o motivou a comparecer foi o fato de ser um assunto importante para o desenvolvimento do município. “Essa CPI envolve peças importantes no cenário político e nos deixa interessado em saber o que nossos vereadores tem a nos dizer em relação as investigações que foram feitas.

Minha expectativa é que a justiça seja feita, e se tiver alguma ilicitude, se for comprovado realmente indícios dessas irregularidades, que punam os culpados. O povo precisa de respostas”, disse à equipe de reportagem. “A população ela tem o papel democrático a cada 4 anos de decidir verdadeiramente quem será seu representante parlamentar, partindo desse pressuposto o cidadão que vai até a sessão ele avalia de perto o que cada vereador está realizando. É de suma importância a participação popular”, finalizou o profissional da saúde.



Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 17.09.35
A Policia Militar esteve dando segurança na sessão da CPI na Câmara Municipal
Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 16.59.23 1
População inagando os vereadores se verador Arthur Baird (Sob Suspeita e ainda iria votar)
Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 16.59.23 2
População pedindo para aprovar e encaminhar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, para que os vereadores não recuarem
Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 16.59.23 6
População participando da CPI e querendo Justiça.
Imagem WhatsApp Image 2024-06-24 at 16.59.23
Fotos: Jornal MS TODO DIA

Você também pode gostar de ler

X