Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, etapa para estudantes-atletas de 12 a 14 anos, chegaram ao fim no domingo, 23, com a disputa da ginástica rítmica, ginástica artística, karatê, natação e xadrez. Organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o evento definiu os campeões que representarão o estado na etapa nacional escolar, os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros, em Recife (PE).
Entre os destaques, Louise Cristhiny Ozorio Cardoso, de 12 anos, conquistou o ouro na ginástica artística. "Foi uma competição incrível, com disputas de alto nível entre meninas de todo o estado. A preparação foi intensa, com treinos constantes, alimentação balanceada e muito foco. O esporte me ajuda a controlar a ansiedade e melhorar a autoestima".
No xadrez, Mariana Yassuda, de 14 anos, levou o primeiro lugar no ritmo rápido. Ela destacou a importância do aprendizado contínuo em cada partida.
"O xadrez abriu muitas portas para mim, permitindo-me conhecer diversos lugares e ensinando valores importantes para a vida. Desde o Campeonato Brasileiro, realizado em maio deste ano, tenho treinado intensamente, jogando muitas partidas, lendo livros e fazendo aulas para conquistar o título de campeã", comentou Mariana, que foi a primeira menina a obter o título de Mestre Nacional em Natal (RN), garantindo vaga para o Campeonato Mundial e Pan-Americano.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, destacou a importância do evento para a formação dos jovens atletas. "Os Jogos Escolares são fundamentais para o desenvolvimento do esporte no estado e para a formação dos nossos jovens. É uma oportunidade única para eles mostrarem seu talento e se prepararem para competições de nível nacional e internacional."
Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, ressaltou o sucesso da organização e a dedicação dos estudantes-atletas. "Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos jovens e com a qualidade das disputas. A Fundesporte tem trabalhado arduamente para proporcionar as melhores condições para os atletas, e os resultados têm sido excepcionais".
A próxima fase dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul ocorrerá em Coxim, de 9 a 14 de julho, com a disputa da terceira divisão de futsal e voleibol na faixa etária de 12 a 14 anos.
Posteriormente, os estudantes-atletas de 15 a 17 anos entrarão em ação em modalidades como atletismo, badminton, ciclismo, ginástica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez, além das competições coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol, nas divisões primeira e segunda.
Você também pode gostar de ler
Costa Rica encara líder Operário nesta quarta pelo Estadual do MS
Time busca reação contra líder invicto em noite com cinco jogos pelo Sul-Mato-Grossense
Publicado em 11/02/2026 às 14:15 - Atualizado em 11/02/2026 às 14:21 - Por Redação
Costa Rica e Águia Negra empatam em duelo emocionante no Laertão
Partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense terminou em 1 a 1, com gols no segundo tempo e empate nos acréscimos
Publicado em 09/02/2026 às 12:03 - Atualizado em 09/02/2026 às 12:48 - Por Day Silva
Estadual MS: Costa Rica entra em campo no domingo contra o Água Negra
Roda abre neste sábado com dois confrontos
Publicado em 07/02/2026 às 07:57 - Atualizado em 07/02/2026 às 08:04 - Por Redação
Empate no Laertão termina com ambulância atolada e gol no último lance
Em campo encharcado pela chuva, Costa Rica sai na frente cedo, sofre empate nos acréscimos e jogo é marcado por atendimento médico que paralisou a partida
Publicado em 05/02/2026 às 10:50 - Atualizado em 05/02/2026 às 11:57 - Por Day Silva
Costa Rica recebe o Dourados em duelo direto por reação no Estadual
Equipes se enfrentam nesta quarta-feira, no Laertão, pela quarta rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense, ambas pressionadas por vitória
Publicado em 04/02/2026 às 10:42 - Atualizado em 04/02/2026 às 10:48 - Por Day Silva
FC Pantanal vence o Costa Rica e engata segunda vitória no Estadual
O jogo foi válido pela terceira rodada da competição
Publicado em 02/02/2026 às 13:42 - Atualizado em 02/02/2026 às 13:44 - Por Redação
Terceira rodada do Estadual agita o fim de semana e Costa Rica entra em campo no domingo
osta Rica enfrenta o Pantanal, mirando avanço na tabela do Sul-Mato-Grossense
Publicado em 30/01/2026 às 16:09 - Atualizado em 30/01/2026 às 17:01 - Por Redação
Costa Rica vence Ivinhema no Laertão e chega a 4 pontos no Estadual 2026
Gol de estreante garante vitória em casa no Sul-Mato-Grossense
Publicado em 29/01/2026 às 14:09 - Atualizado em 29/01/2026 às 14:10 - Por Redação
Costa Rica vence o Ivinhema no Laertão e soma três pontos no Estadual 2026
Desde o apito inicial, a equipe comandada pelo técnico Leocir Dall’Astra mostrou maior iniciativa e controle das ações
Publicado em 29/01/2026 às 10:53 - Atualizado em 29/01/2026 às 10:54 - Por Day Silva