O estado de Mato Grosso do Sul já registrou 20.389 casos prováveis de dengue em 2024, dos quais 12.730 foram confirmados, segundo o boletim da 25ª semana epidemiológica divulgado nesta quinta-feira (27). O documento também aponta que 26 óbitos foram confirmados devido à doença, enquanto outros 13 estão sob investigação.
Nos últimos 14 dias, Itaquiraí lidera o ranking dos municípios com alta incidência de dengue. Outros municípios, incluindo Juti, Iguatemi, Caarapó, Naviraí, Antônio João, Vicentina e Maracaju, apresentam incidência média.
Chapadão do Sul está entre os municípios que registraram óbitos decorrentes da doença, junto com Maracaju, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 14 possuíam comorbidades.
Vacinação
O boletim revela que 51.557 doses do imunizante contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde um total de 138.351 doses da vacina. O esquema vacinal é composto por duas doses com um intervalo de três meses entre elas. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue.
Chikungunya
Além da dengue, o estado já registrou 4.280 casos prováveis de chikungunya, dos quais 814 foram confirmados, mas não há óbitos registrados. Entre as semanas epidemiológicas 24 e 25, os municípios de Iguatemi, Itaquiraí, Antônio João, Caarapó e Vicentina apresentaram incidência média da doença.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população para evitar a automedicação e procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas de dengue ou chikungunya.
Com informações da SES.
Você também pode gostar de ler
Vereador Marcelo Costa e Walter Schlatter oficializam nova gestão do Hospital e fortalecem a saúde de Chapadão do Sul
Assinatura do Contrato de Gestão reforça a parceria entre Câmara e Prefeitura por uma saúde mais moderna, eficiente e humanizada.
Publicado em 07/07/2026 às 16:28 - Atualizado em 07/07/2026 às 16:50 - Por Ana Benitez
Após pedido do MPMS, motorista é condenado por dirigir sob efeito de maconha em Chapadão do Sul
Condutor havia sido absolvido em primeira instância, mas Tribunal considerou que confissão e depoimentos dos policiais comprovam que ele colocou a segurança no trânsito em risco
Publicado em 03/07/2026 às 14:27 - Por Ana Benitez
Menino de 1 ano e 10 meses morre após afogamento em propriedade rural de Chapadão do Sul
Bombeiros orientaram familiares por videochamada a iniciarem manobras de reanimação antes da chegada da equipe, mas criança não resistiu
Publicado em 01/07/2026 às 14:36 - Atualizado em 01/07/2026 às 14:37 - Por Ana Benitez
Prefeitura de Chapadão do Sul esclarece informações sobre gestão do hospital
Município afirma que dúvidas foram esclarecidas e que processo foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Saúde
Publicado em 15/06/2026 às 18:38 - Atualizado em 15/06/2026 às 18:39 - Por Ana Benitez
Prefeitura de Chapadão inicia mudança na gestão do hospital com questionamentos em reunião do Conselho de Saúde
Ata do Conselho Municipal de Saúde registra debate sobre pontos operacionais durante processo de transição
Publicado em 11/06/2026 às 17:23 - Atualizado em 15/06/2026 às 17:27 - Por Ana Benitez
Presidente Marcelo Costa e vereadores lamentam morte de D. Neiva, pioneira na construção da história de Chapadão do Sul
Empresária deixa grande legado à família; sua trajetória permanece viva na memória de amigos e clientes que aprenderam a admirá-la ao longo de mais de três décadas
Publicado em 12/06/2026 às 09:43 - Por Gabi Ferreira
Chapadão do Sul recebe R$ 88,5 milhões em investimentos para infraestrutura, assistência social e fiscalização
Pacote de ações inclui revitalização do centro da cidade, recapeamento de vias, implantação de centro para idosos e modernização da fiscalização estadual
Publicado em 05/06/2026 às 14:16 - Por Gabi Ferreira
Projeto da Câmara de Chapadão do Sul leva cidadania ao Colégio Atenas e define representante estudantil
Iniciativa aproxima estudantes do Poder Legislativo e incentiva participação dos jovens nas decisões da comunidade
Publicado em 03/06/2026 às 16:27 - Atualizado em 03/06/2026 às 16:46 - Por Day Silva