O novo boletim do InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (27), revela aumento do número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em dez estados: Mato Grosso do Sul, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.
O aumento é decorrente dos vírus influenza A, sincicial respiratório (VSR) e rinovírus, que indicam retomada de crescimento na maioria dos estados da região centro-sul do Brasil. Além disso, alguns estados do Norte, como Amapá, Roraima e Ceará, também registram manutenção do aumento de VSR em crianças pequenas.
No agregado nacional, há indício de estabilidade de SRAG tanto na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) quanto na de curto prazo (últimas três semanas). Referente à Semana Epidemiológica 25, de 16 a 22 de junho, o estudo tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 24 de junho.
A covid-19 tem se mantido em patamares baixos quando comparada a seu histórico de circulação. Contudo, o vírus tem sido a principal causa de internação por SRAG entre os idosos no estado do Ceará nas últimas semanas. Além disso, alguns estados do Norte e Nordeste também têm apresentado uma leve atividade de covid-19.
A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe Tatiana Portella diz que ainda não tem nenhum sinal claro de crescimento de circulação da covid tanto no país, sobretudo nessas regiões. "No entanto, esse início de atividade do vírus nas regiões Norte e Nordeste merece a nossa atenção nas próximas semanas. É importante que os hospitais e as unidades de síndrome gripal dessas regiões reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento na circulação do vírus”, alerta Tatiana.
Diante desse cenário, a pesquisadora destaca a importância da vacinação, tanto da influenza quanto da covid-19, de todos os elegíveis para se imunizar. Além disso, alguns cuidados, como o uso de máscaras em locais fechados com maior aglomeração de pessoas e em postos de saúde, são recomendados, sobretudo aos moradores das regiões que apresentam alta na circulação de vírus respiratórios. Tatiana recomenda que, em caso de aparecimento de sintomas, a pessoa se isole, se possível, para evitar a transmissão do vírus a outros indivíduos que ainda não foram infectados e que são grupo de risco, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de influenza A (22,6%), influenza B (0,8%), vírus sincicial respiratório (47,2%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (6%). Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de influenza A (47,1%), influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratório (21,5%), e Sars-CoV-2/Covid-19 (22,4%).
Você também pode gostar de ler
Figueirão e Sonora apresentam incidência alta de dengue em MS
Por outro lado, Figueirão também se destaca na vacinação contra a doença e trabalho no combate ao mosquito
Publicado em 05/06/2025 às 17:03 - Atualizado em 05/06/2025 às 17:21 - Por Felipe Dias
Com 143 mortes, 2025 já é o ano mais letal para a gripe em MS desde o início dos registros
Estado bate recorde de óbitos por Influenza antes mesmo do fim do primeiro semestre; maioria das vítimas são idosos
Publicado em 30/05/2025 às 15:25 - Atualizado em 30/05/2025 às 15:53 - Por Felipe Dias
Chikungunya já matou seis idosos em MS em 2025 e número se aproxima do total registrado em nove anos
Com alta de quase 300% nos casos, Estado vive avanço preocupante da doença transmitida pelo Aedes aegypti
Publicado em 29/05/2025 às 18:31 - Atualizado em 29/05/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias
Figueirão e Sonora seguem com alta incidência de dengue; Costa Rica e Cassilândia têm situação de atenção
Municípios da região norte de MS seguem em alerta, com Figueirão e Sonora entre os locais com maior número proporcional de casos; estado já soma 12 mortes em 2025
Publicado em 23/05/2025 às 16:59 - Atualizado em 23/05/2025 às 17:03 - Por Felipe Dias
Figueirão e Costa Rica lideram incidência de dengue na região norte de MS
Último boletim epidemiológico também traz Chapadão do Sul e Cassilândia com média incidência
Publicado em 19/05/2025 às 17:41 - Atualizado em 19/05/2025 às 17:42 - Por Felipe Dias
Governo de MS lança plano emergencial e destina R$ 825 mil para ampliar vacinação contra influenza
Com apenas 22,35% de cobertura vacinal, estado reforça campanha em municípios e mira grupos prioritários; ações seguem até o Dia D, em 10 de maio
Publicado em 08/05/2025 às 18:27 - Atualizado em 08/05/2025 às 18:29 - Por Felipe Dias
Mais Médicos abre novo edital com vagas para sete cidades do norte de MS
Cassilândia, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Inocência e Sonora estão entre os municípios contemplados
Publicado em 03/05/2025 às 11:58 - Atualizado em 03/05/2025 às 11:59 - Por Felipe Dias
Vacinação contra Influenza será realizada em escolas de Pedro Gomes a partir do dia 6 de maio
Prefeitura organiza plano emergencial para imunizar alunos e evitar complicações causadas pelo vírus da gripe
Publicado em 03/05/2025 às 09:35 - Atualizado em 03/05/2025 às 09:39 - Por Felipe Dias
Figueirão e Chapadão do Sul estão entre municípios com maior incidência de casos prováveis de dengue no norte de MS
Boletim da SES aponta dados preocupantes e reforça importância da vacinação e da prevenção contra o mosquito transmissor
Publicado em 24/04/2025 às 18:10 - Atualizado em 24/04/2025 às 18:13 - Por Felipe Dias
Quinto caso de morcego com raiva é confirmado em Campo Grande neste ano
A informação foi divulgada por meio das redes sociais do órgão municipal, que alertou a população para a importância de adotar medidas de precaução, mas sem pânico
Publicado em 23/04/2025 às 07:31 - Atualizado em 23/04/2025 às 07:47 - Por Ana Beatriz Schaedler