A equipe da PMA de Costa Rica recebeu denúncia anônima e constatou que havia 12 galos da raça Índio (raças combatentes) que eram criados e utilizados em treinamentos para a prática de rinha (briga), e posteriormente seriam comercializadas a pessoas interessadas nas aves, em uma fazenda de Figueirão.
O ato de rinha é ilegal, considerado crime ambiental.
Segundo a PMA, das aves, três galos viviam em compartimentos confinados, cujo as repartições eram muito pequenas, possuíam o espaço de 40 cm largura x 50 cm de comprimento e 50 cm de altura, sem acesso a luz solar, ao meio de fezes, sem água, no calor excessivo, com as esporas cortadas e penas das coxas retiradas (costume realizado para a realização das brigas entre os animais).
Foi constatada a prática de maus tratos das aves, e o responsável, 43 anos, pela infração, é funcionário e residente na fazenda.
Ele criava os animais para complemento de sua renda financeira. No entanto, foi autuado em R$ 1.500,00, o qual responderá por três processos (Crime Ambiental, podendo pegar a pena de três meses a um ano de detenção, Processo Civil-MPMS e Administrativo no órgão ambiental-IMASUL.
Os animais foram apreendidos e deixados na condição fiel depositário até decisão judiciária ou administrativa. Também foi notificado a desfazer os galinheiros e mantê-los soltos no quintal da fazenda onde reside ou mantê-los em cercados maiores, em condições salubre, sujeito de o autor ser fiscalizado a qualquer momento.
Art. 32 da Lei Fed. n° 9.605/1998 - Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
Art. 3º da Lei MS nº 5.673/2021 - Considera-se abuso ou maus-tratos contra os animais, entre outras condutas cruéis:
I - maltratar ou agredir fisicamente os animais, submetendo-os a qualquer tipo de prática capaz de causar sofrimentos ou danos, bem como as que criem condições inaceitáveis de existência;
II - manter animais em locais completamente desprovidos de higiene ou que lhes impeçam a respiração, o movimento, o descanso ou os privem de ar, luz e alimentação.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
MS ganha aplicativo que agiliza proteção a vítimas de violência doméstica
Ferramenta desenvolvida pelo TJMS permite envio automático de informações do Promuse aos processos judiciais, reforçando o acompanhamento das medidas protetivas
Publicado em 25/06/2026 às 14:32 - Atualizado em 25/06/2026 às 14:41 - Por Ana Benitez
Gestão Riedel registra queda de roubos e furtos e amplia apreensões de drogas em MS
Dados do Observatório da Segurança Pública mostram redução dos crimes patrimoniais e reforço das ações de combate ao tráfico nos cinco primeiros meses de 2026
Publicado em 25/06/2026 às 13:55 - Atualizado em 25/06/2026 às 14:12 - Por Ana Benitez
Operação policial apreende arma, munições e motocicleta após homicídio em Coxim
Ação conjunta da Polícia Militar localiza suspeito e recolhe materiais usados em crime ocorrido em tabacaria no bairro Flávio Garcia
Publicado em 25/06/2026 às 10:37 - Atualizado em 25/06/2026 às 10:42 - Por Gabi Ferreira
Jovem é preso por tráfico de drogas após confessar venda de maconha em Chapadão do Sul
Polícia Militar apreendeu cerca de 163 gramas da droga durante abordagem e buscas na residência do suspeito
Publicado em 25/06/2026 às 09:34 - Atualizado em 25/06/2026 às 09:43 - Por Gabi Ferreira
Discussão por suposto erro de troco em lotérica termina na delegacia em Paranaíba
Funcionárias relataram ofensas verbais durante desentendimento com cliente; caso foi encaminhado à Polícia Civil
Publicado em 25/06/2026 às 09:07 - Atualizado em 25/06/2026 às 09:14 - Por Gabi Ferreira
Dono de tabacaria morre após atentado a tiros em Coxim; funcionário segue internado em estado grave
Empresário foi baleado junto com colaborador durante ataque praticado por dupla em motocicleta; polícia investiga motivação do crime
Publicado em 25/06/2026 às 08:04 - Atualizado em 25/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Homem é detido por descumprir medida protetiva em São Gabriel do Oeste
Polícia Militar localizou suspeito nas proximidades da residência da vítima após acionamento via 190
Publicado em 24/06/2026 às 16:06 - Atualizado em 24/06/2026 às 16:09 - Por Ana Benitez
Com facão, homem ameaça matar esposa e filho de um ano em Cassilândia
Ameaças teriam sido motivadas por ciúmes; polícia afirma ainda que o autor estava embriagado
Publicado em 24/06/2026 às 09:16 - Atualizado em 24/06/2026 às 09:31 - Por Gabi Ferreira
Idoso é preso após agredir esposa durante discussão em Cassilândia
Mulher de 49 anos relatou ter sido ofendida e agredida com socos pelo marido, que estava embriagado
Publicado em 23/06/2026 às 15:17 - Atualizado em 23/06/2026 às 15:27 - Por Gabi Ferreira