A Prefeitura de Chapadão do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, celebrou na manhã de ontem, 28, a inauguração da Cinemateca, sendo um marco importante para a comunidade sul-chapadense. O evento contou com a presença de diversas autoridades como, o Prefeito Municipal, Sr. João Carlos Krug, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Alirio Bacca, os veredores Andre dos Anjos, Vanderson Cardoso, Marcelo da Costa, Alline Tontini e destancando também secretários do Executivo Municipal. Com a inauguração da Cinemateca foi oficialmente aberta ao público, consolidando-se como um espaço dedicado à prática de experiências audiovisuais e ao fortalecimento da cultura local.
Localizada em uma área de 141,10 metros quadrados e com um investimento total de R$388.366,64, a Cinemateca possui uma recepção acolhedora, uma sala de auditório com capacidade para 54 pessoas, além de copa e área de serviço. Este ambiente foi projetado para ser um ponto de encontro para a comunidade, onde poderão desfrutar de uma rica programação audiovisual, tanto nacional quanto internacional.
O prefeito João Carlos Krug destacou a importância deste novo espaço para a cidade: “A Cinemateca é um sonho realizado na nossa Administração Pública Municipal. Este é um local que visa estreitar laços com instituições educacionais e culturais, apresentando parte da nossa rica produção audiovisual. É um compromisso constante de transformar vidas e fomentar a cultura como uma fonte para o desenvolvimento pessoal e coletivo, em busca de uma consciência cidadã.”
A gestão municipal idealizou uma Cinemateca ampla e acolhedora, pronta para recepcionar todos os cidadãos. A partir de agora, este espaço está à disposição da população, oferecendo não apenas entretenimento, mas também oportunidades de aprendizado e desenvolvimento cultural.
Além da inauguração da Cinemateca, o evento contou com a exposição das telas da saudosa artista e educadora dona Irani Ribeiro Liber, uma homenagem organizada pela arquiteta Ana Carolina Liber. Dona Irani Ribeiro Liber, pioneira na educação e na cultura de Chapadão do Sul, recentemente falecida, teve seu nome eternizado na Biblioteca Municipal, que agora se chama Biblioteca Municipal Irani Ribeiro Liber. Esta homenagem reconhece sua valiosa contribuição para o crescimento da arte, cultura e educação no município.
A Prefeitura de Chapadão do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, reafirma seu compromisso com a educação, cultura e bem-estar da comunidade. Com ações como a inauguração da Cinemateca e outras iniciativas futuras, a administração municipal busca constantemente aprimorar processos e garantir um atendimento mais humanizado e de excelência para todos.
*MS Todo Dia com Prefeitura de Chapadão do Sul
Você também pode gostar de ler
Força feminina ganha voz e reconhecimento na 4ª Edição “Mulheres que Inspiram” em Chapadão do Sul
Vereadoras Alline Krug e Andréia Lourenço foram homenageadas pela ACE por suas trajetórias políticas, liderança e contribuição ao fortalecimento da mulher nos espaços de decisão
Publicado em 17/05/2026 às 10:43 - Atualizado em 17/05/2026 às 11:14 - Por Renan Carrijo
TJMS mantém Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul pela segunda vez e oposição sofre nova derrota
Mesmo após decisão local que determinava nova eleição, Tribunal de Justiça volta a reconhecer legitimidade da Mesa Diretora e reforça continuidade dos trabalhos do Legislativo
Publicado em 12/05/2026 às 20:18 - Atualizado em 12/05/2026 às 20:19 - Por Renan Carrijo
Vereador Vanderson Cardoso denuncia ônibus sem vistoria e cobra prefeitura de Chapadão do Sul por risco a alunos
Sob gestão de Walter Schlatter, transporte escolar circula sem liberação do Detran, apesar de cobranças dos vereadores
Publicado em 06/05/2026 às 17:28 - Atualizado em 06/05/2026 às 17:35 - Por Murilo Mendes
Princípio de incêndio atinge caminhão na saída para Costa Rica, em Chapadão do Sul
Fogo foi controlado por motoristas antes da chegada dos bombeiros; houve vazamento de diesel na pista
Publicado em 06/05/2026 às 14:31 - Atualizado em 06/05/2026 às 14:54 - Por Murilo Mendes
Reciclagem irregular vira alvo do MP após denúncias de sujeira, barulho e risco à saúde em Chapadão do Sul
Moradora denuncia situação e MP investiga funcionamento sem licença ambiental; caso pode resultar em medidas rigorosas contra atividade em área residencial
Publicado em 06/05/2026 às 10:18 - Atualizado em 06/05/2026 às 10:50 - Por Gabi Ferreira
Incêndio atinge colchões e deixa casa tomada por fumaça em Chapadão do Sul
Moradores conseguiram conter as chamas antes da chegada do Corpo de Bombeiros e ninguém ficou ferido
Publicado em 06/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 06/05/2026 às 09:45 - Por Gabi Ferreira
Chapadão do Sul: MPMS abre procedimento para regulamentar bicicletas elétricas
Promotoria quer reforçar segurança no trânsito diante do aumento de ocorrências envolvendo veículos elétricos
Publicado em 05/05/2026 às 07:36 - Atualizado em 05/05/2026 às 08:13 - Por Gabi Ferreira
Com saldo milionário no Fundeb, professores questionam Prefeitura de Chapadão do Sul sobre atraso no retroativo
Professores dizem que promessa ficou no papel, cobram respeito da Prefeitura e denunciam descaso com quem sustenta a Educação municipal.
Publicado em 01/05/2026 às 23:24 - Atualizado em 01/05/2026 às 23:29 - Por Renan Carrijo
Governo de Eduardo Riedel investe R$ 9,9 milhões na restauração de ruas em Chapadão do Sul
Chapadão do Sul concentra o maior investimento do pacote com obras do Programa MS ativo, que também atende a outras regiões do estado
Publicado em 30/04/2026 às 14:18 - Atualizado em 30/04/2026 às 14:46 - Por Murilo Mendes
Vereadores destacam avanço na saúde com equipamento de última geração no Hospital de Chapadão do Sul
Parlamentares participaram da entrega e ressaltam importância do raio-x em tempo real para melhorar atendimento à população
Publicado em 26/04/2026 às 08:59 - Atualizado em 26/04/2026 às 09:04 - Por Murilo Mendes