Os mais de 7.300 inscritos no processo seletivo do Voucher Transportador, uma iniciativa do Governo do Estado que proporciona qualificação gratuita, troca de carteira de D para E e isenção de taxas no Detran para motoristas de carga e ônibus, serão convocados.
A informação foi repassada pelo secretário-executivo de Qualificação e Trabalho da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação) Bruno Bastos Gouveia, durante a 1ª Feira da Empregabilidade, em Campo Grande.
Segundo o governo do Estado, o evento organizado pelo Sest/Senat e Semadesc, teve a colaboração da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e das empresas de logística.
A iniciativa ofereceu mais de 300 vagas no setor e atraiu inúmeros candidatos.
O objetivo foi além de suprir a demanda por novos profissionais qualificados, fortalecer a economia local através da inserção de talentos no mercado de trabalho. Também participaram do evento o coordenador da secretaria-executiva, Esaú Aguiar, e a diretora-presidente da Funtrab/MS, Marina Dobashi.
"Nós estamos atingindo esse objetivo que é qualificar e empregar de forma gratuita cerca de mil trabalhadores. Já entregamos mais de 550 CNHs, mais de 200 pessoas completaram o curso no SEST/Senat. Cerca de 3 mil pessoas já foram convocadas. Em 15 dias de inscrição tivemos 7.300 inscritos, então foi um completo sucesso, dada a demanda que nós temos no setor de transportes no Estado", frisou Bruno Bastos.
Diante do desempenho positivo do programa, que inclusive está sendo copiado por outros estados do País, o secretário-executivo anunciou sua ampliação, durante a solenidade de abertura da Feira.
"Eu queria anunciar aqui em primeira mão, que em conversa com o SEST/Senat, com o Detran, Setlog e empresas do segmento, que já convocamos 3 mil inscritos, mas vamos chegar aos 7.300 que se inscreveram no processo seletivo. Este é um compromisso do Governo do Estado com todos os parceiros", acrescentou lembrando que a convocação será feita pelo SEST/Senat.
No evento, o secretário também realizou palestra falando sobre o MS Qualifica, as oportunidades do mercado de trabalho, economia e as ações desenvolvidas pela sua pasta dentro da Semadesc. Ao final do evento ele entregou certificados de conclusão do curso de motorista a alunos do SEST.
Bastos ressaltou ainda que o governador Riedel afirmou que havendo demanda das empresas, o Voucher terá continuidade. "Algumas empresas de transporte já estão custeando a própria troca de habilitação. Então, também estamos conversando com o Detran sobre a possibilidade mantermos a isenção de taxas para a obtenção da CNH", pontuou.
A continuidade do programa é uma estratégia do Governo do Estado diante da boa receptividade e efeitos positivos para o setor logístico. "É um programa que fez muito sucesso no Estado e ele precisa continuar", concluiu.
Conheça mais sobre o Voucher
O programa “Voucher Transportador” é uma iniciativa do Governo do Estado que proporciona qualificação gratuita para motoristas de carga e ônibus. Além de receberem treinamento especializado, os participantes têm a oportunidade única de adicionar as categorias “D” e “E” em suas habilitações, sem custos adicionais. Este benefício não apenas capacita os profissionais para atender às demandas específicas do setor, mas também eleva suas chances de empregabilidade no mercado de transporte.
Fonte: MS Todo Dia com Agência MS
Você também pode gostar de ler
STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista, decisão inédita na história do país
Julgamento ficou em 4 votos a 1 para o ex-presidente, e outros 7 réus também foram condenados; último dia foi marcado por manifesto de ministros contra Fux
Publicado em 11/09/2025 às 18:32 - Atualizado em 11/09/2025 às 18:36 - Por Felipe Dias
Mauro Cid é condenado a 2 anos em regime aberto, com benefício por delação premiada
Tenente-coronel pedia perdão judicial; ministros entenderam que anulação de pena seria inconstitucional
Publicado em 11/09/2025 às 18:24 - Atualizado em 11/09/2025 às 18:25 - Por Felipe Dias
Moraes vota por condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Ministro do STF considerou ex-presidente e sete auxiliares culpados por integrar trama golpista; julgamento segue na Primeira Turma
Publicado em 09/09/2025 às 15:53 - Atualizado em 09/09/2025 às 16:56 - Por Felipe Dias
STF determina reforço no policiamento na casa de Bolsonaro por risco de fuga
Ministro Alexandre de Moraes decide monitoramento em tempo integral após pedido da PGR; ex-presidente cumpre prisão domiciliar em Brasília
Publicado em 26/08/2025 às 18:31 - Atualizado em 26/08/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias
PF indicia Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro por articulação de sanções nos EUA
Ex-presidente e deputado são investigados por tentar influenciar governo Trump contra ministros do STF; PGR avalia se apresentará denúncia formal
Publicado em 20/08/2025 às 18:31 - Atualizado em 20/08/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias
STF marca para setembro julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Primeira Turma da Corte vai analisar ação penal contra oito réus, incluindo ex-ministros e militares, acusados de tentar reverter resultado eleitoral
Publicado em 15/08/2025 às 17:36 - Atualizado em 15/08/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias
Efeito Felca: Especialistas alertam que crianças não podem ser produto das redes
Influencer exposto perfis com milhões de seguidores nas redes sociais que divulgam imagens de menores de 18 anos com pouca roupa, dançando músicas sensuais ou falando de sexo
Publicado em 13/08/2025 às 09:02 - Atualizado em 13/08/2025 às 13:51 - Por Roberta Cáceres
Após manifestações, Bolsonaro é colocado em prisão domiciliar por ordem de Alexandre de Moraes
Ministro do STF cita uso das redes sociais dos filhos como descumprimento de medidas cautelares e impõe uso de tornozeleira eletrônica ao ex-presidente
Publicado em 04/08/2025 às 17:30 - Atualizado em 04/08/2025 às 17:31 - Por Felipe Dias