Foi assinado ontem (4), o termo de cooperação entre Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia) e Funtrab (Fundação do Trabalho do Estado de Mato Grosso do Sul) para a oferta de cursos na área de economia criativa.
A iniciativa faz parte do programa "MS Qualifica", lançado pelo Governo de Mato Grosso do Sul com o objetivo de capacitar mais de 13 mil pessoas em diversas áreas profissionais.
O programa, que já oferecia cursos gratuitos ministrados por entidades do Sistema S (Sebrae, Senar, Senac e Senai), expande agora suas atividades para o setor da economia criativa. Os novos cursos visam atender às demandas do mercado de trabalho criativo e ampliar as perspectivas de emprego e qualificação da mão de obra artística no estado.
De acordo com o governo do Estado, o termo prevê que os cursos aprovados pela Funtrab serão ministrados pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) a partir de agosto. As ofertas incluem temas como economia criativa, gestão financeira, formação de preço, identidade visual, marketing digital, introdução ao empreendedorismo criativo, relacionamento com o cliente e fotografia de bolso.
Segundo o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, "a iniciativa vem demonstrar, na prática, que a cultura é um importante instrumento para criação de empregos e geração de renda, promovendo a inclusão social enquanto valoriza a diversidade cultural sul-mato-grossense. Com esses cursos, esperamos contribuir na qualificação dos artistas e agentes criativos, impulsionando o desenvolvimento do setor no Estado".
"Estamos ampliando as oportunidades para que nossos artistas e agentes culturais possam não apenas melhorar suas habilidades técnicas, mas também adquirir conhecimentos que os ajudarão a se destacar no mercado de trabalho. Essa parceria fortalece a economia criativa e impulsiona a inovação cultural em Mato Grosso do Sul", acrescenta o secretário.
A diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, destacou a importância da parceria. "A ideia é atingir o máximo de pessoas possível no âmbito da qualificação focada na empregabilidade. A Setesc trouxe a demanda de formação de gestores de eventos, técnicos de iluminação e som, e produtores de palco. Estamos construindo os títulos para a formação dessas pessoas para atender esse mercado que emprega em eventos, shows, teatros, além do artesanato".
"A Funtrab, além da empregabilidade, também é responsável pela renda. Quando falamos em política pública, falamos de trabalho, emprego e renda. Junto com essa formação, conseguimos ajudar artesãos, por exemplo, a fazer o cálculo do custo, preço de venda e administração financeira", finaliza a titular da Funtrab.
Hoje, a economia criativa representa 3,11% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e 0,82% do de Mato Grosso do Sul, de acordo com o painel de dados do Observatório do Itaú Cultural, e é um setor em expansão com grande potencial de transformação e inclusão socioeconômica.
A nova etapa do Plano de Qualificação Profissional para a Inclusão, Produtividade e o Emprego, lançada em outubro de 2023, reforça a política de empregabilidade e geração de renda do estado, agora também voltada para o setor criativo.
Fonte: MS Todo Dia com Agência MS
Você também pode gostar de ler
Senadora Soraya assume comando do PSB em MS e mira eleições de 2026
A decisão foi definida em reunião realizada nesta terça-feira (07)
Publicado em 07/04/2026 às 17:22 - Atualizado em 07/04/2026 às 19:03 - Por Day Silva
Eleitor tem um mês para regularizar pendências e ficar apto a votar
Basta ir ao cartório eleitoral ou acessar serviço eletrônico do TSE
Publicado em 06/04/2026 às 10:32 - Atualizado em 06/04/2026 às 10:37 - Por Gabi Ferreira
Senadora Soraya Thronicke se filia ao PSB após articulação de última hora liderada por Lula e Alckmin
A articulação foi conduzida nos bastidores pelo chefe de gabinete Hélio Martins, com apoio do prefeito de Recife, João Campos, e interlocução com a deputada federal Tabata Amaral
Publicado em 03/04/2026 às 20:52 - Atualizado em 03/04/2026 às 20:58 - Por Renan Carrijo
Câmara de Chapadão do Sul pede laboratório municipal e homenageia atletas de Kung Fu e handebol
Sessão de segunda-feira (6) também inclui pedidos de informações sobre contratos, sugestões para melhorias em bairros e aplausos a atletas que levaram nome da cidade a competições
Publicado em 01/04/2026 às 18:11 - Por Day Silva
Deputada Mara Caseiro se filia ao PL e anuncia pré-candidatura a deputada federal em 2026
Parlamentar afirmou que mudança “não é apenas troca de partido”, mas um posicionamento político e ideológico alinhado à sigla liderada por Reinaldo Azambuja em MS
Publicado em 01/04/2026 às 17:08 - Atualizado em 01/04/2026 às 17:37 - Por Day Silva
Deputado Gerson Claro pede reforço no efetivo das polícias Militar e Civil em Ponta Porã
Presidente da Assembleia Legislativa encaminhou indicação à Sejusp e cita sobrecarga de trabalho e aumento da demanda por policiamento na fronteira com o Paraguai
Publicado em 01/04/2026 às 13:40 - Atualizado em 01/04/2026 às 13:41 - Por Day Silva
Caravina diz que pretende disputar Governo de MS em 2030 e foca na reeleição
Deputado afirma que projeto depende de articulação política e reforça permanência no PSDB para fortalecer chapa nas próximas eleições
Publicado em 27/03/2026 às 10:35 - Atualizado em 27/03/2026 às 12:18 - Por Gabi Ferreira
Deputado Gerson Claro propõe criação do Dia Estadual da Advocacia Criminalista em MS
Projeto de lei apresentado na Assembleia prevê celebração anual em 2 de dezembro e inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos do Estado
Publicado em 26/03/2026 às 15:50 - Atualizado em 26/03/2026 às 15:53 - Por Day Silva
Deputado Caravina cobra melhorias e discute crise no fornecimento de energia no interior de MS
Audiência pública na Assembleia reuniu prefeitos e lideranças e deve gerar relatório com demandas encaminhadas às concessionárias
Publicado em 26/03/2026 às 13:21 - Atualizado em 26/03/2026 às 13:22 - Por Day Silva