Homem de 55 anos foi autuado pela criação de animais e venda de carne e outros produtos impróprios ao consumo humano na zona rural de Paraíso das Águas. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (11).
A ação ocorreu em conjunto com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), da Vigilância Sanitária Municipal, da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) e da Delegacia de Paraíso das Águas. O objetivo foi o combate ao comércio clandestino e irregular de produtos de origem animal.
A ação foi solicitada pela Vigilância Sanitária Municipal, junto ao Iagro, para a fiscalização e apuração de práticas ilegais de manipulação e revenda irregular de produtos de origem animal a um mercado e restaurante local.
Durante a fiscalização e averiguação no estabelecimento comercial, estava presente no local o proprietário do estabelecimento, bem como o responsável pela Vigilância Sanitária de Paraíso das Águas e o Médico Veterinário do Iagro.
No local foram verificados tanto pela Vigilância Sanitária, quanto pela Iagro que o local não continha as liberações sanitárias obrigatórias para a produção e manipulação de alimentos. Conforme fiscalização, no estabelecimento ocorria a manipulação e a produção de carnes suínas e frango caipira, ovos fracionados e peixes sem registro e rotulagem no serviço de inspeção oficial.
A empresa não estaria autorizada a comercializar esses produtos. Os alimentos impróprios foram apreendidos e encaminhados a destruição e descarte pela vigilância sanitária.
Conforme a Iagro, o dono do comércio ainda possui uma criação de aproximadamente 40 suínos há 123 metros do estabelecimento. Os animais estão às margens da BR 060 e seriam alimentados com os resíduos de alimentos do restaurante.
O dono também teria confessado que usa os produtos dos suínos abatidos, banha e carne, para o preparo de alimentos no restaurante.
Os animais são criados cercados com arame e fio de choque, ocupando uma área de aproximadamente meio hectare. Há também a presença de aves domésticas junto aos porcos, galinhas e galinhas-d'angola, que eram vendidas congeladas pelo proprietário.
A criação seria irregular, sem autorização para ocorrer. Os animais também não seriam vacinados ou vermifugados, sendo criados sem qualquer tipo de controle sanitário ou assistência técnica.
Devido à situação encontrada no momento da Fiscalização, ficou acordado com o dono do estabelecimento a retirada de todos os animais em um prazo de cinco dias, alocando-os em local apropriado e autorizado pela Iagro.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Prefeitura de Paraíso das Águas fortalece políticas para juventude com programa de estágio remunerado
Novos estagiários são recebidos na Secretaria Municipal de Saúde e passam a integrar a equipe por meio de processo seletivo simplificado
Publicado em 05/02/2026 às 16:08 - Atualizado em 05/02/2026 às 16:09 - Por Day Silva
Ponte na região da São João, em Paraíso das Águas, é interditada para reforma e segurança viária
Obra realizada pelo Governo do Estado interditará completamente o tráfego por 15 dias
Publicado em 03/02/2026 às 17:13 - Atualizado em 03/02/2026 às 19:04 - Por Redação
Prefeito de Paraíso das Águas reforça compromisso com diálogo e parceria com a Câmara em 2026
Ivan Xixi defende união entre os Poderes como caminho para garantir desenvolvimento e melhorias à população do município
Publicado em 03/02/2026 às 14:51 - Atualizado em 03/02/2026 às 15:47 - Por Redação
Paraíso das Águas realiza Copa de Vôlei de Praia para servidores no dia 22
Evento reúne duplas masculinas e femininas e promove integração, saúde e valorização do esporte entre os funcionários públicos
Publicado em 02/02/2026 às 16:59 - Atualizado em 02/02/2026 às 17:07 - Por Redação
Paraíso das Águas, Chapadão do Sul, Paranaíba e Cassilândia registram os menores volumes de chuva em MS
Dados do Cemtec/MS revelam desequilíbrio no regime hídrico, com chuvas abaixo da média em quase metade dos municípios monitorados
Publicado em 30/01/2026 às 13:59 - Atualizado em 30/01/2026 às 14:00 - Por Redação
Nova sinalização reforça uso do Anel Viário e busca tirar caminhões do centro de Paraíso das Águas
Município quer aumentar a segurança e preservar vias urbanas
Publicado em 28/01/2026 às 16:51 - Atualizado em 28/01/2026 às 16:52 - Por Redação
Cidade da Criança deve transformar realidade urbana e social em Paraíso das Águas
Com investimento previsto de R$ 5 milhões, espaço público pensado para o lazer, o aprendizado e a convivência da infância segue como uma das principais apostas da gestão municipal
Publicado em 28/01/2026 às 15:08 - Atualizado em 28/01/2026 às 15:10 - Por Redação
Placas orientam motoristas sobre Anel Viário e restringem tráfego pesado em Paraíso das Águas
Ao todo, foram instaladas oito placas de orientação em pontos estratégicos das rodovias que dão acesso ao município
Publicado em 28/01/2026 às 11:25 - Atualizado em 28/01/2026 às 11:52 - Por Day Silva