"Muito trabalho por Mato Grosso do Sul" é o lema da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), que, neste semestre, apresentou 79 indicações de melhorias para os municípios e nove projetos de lei. A deputada também realizou ações voltadas para a cidadania, fez mais de 50 visitas aos municípios do estado, entregou emendas parlamentares e participou de diversas reuniões com lideranças municipais e estaduais.
A maioria das indicações de Mara Caseiro neste semestre focou nas áreas de Educação e Saúde. “Em sua maioria, as demandas vêm dos representantes dos municípios, que nos solicitam melhorias nas áreas que mais precisam de atenção do governo estadual. Neste ano, além da educação e saúde, recebemos muitos pedidos relacionados à infraestrutura e ao agronegócio”, explicou ela.
Dos nove projetos de lei, quatro foram sancionados pelo governador Eduardo Riedel (PSDB). “Entre os sancionados, destaco a Lei n.º 6.206 de 2024, que cria o Estatuto da Mulher Parlamentar no âmbito de Mato Grosso do Sul. O estatuto visa estabelecer mecanismos de prevenção, cuidados e responsabilização contra atos individuais ou coletivos de assédio e outras formas de violência contra mulheres”, disse Mara Caseiro.
O último projeto de lei apresentado pela parlamentar trata da implantação do Programa Lixo Zero em todo o estado. “Essa proposta tem como premissa a produção e o consumo consciente, responsável e sustentável, com a não geração de resíduos e o combate ao desperdício. O objetivo é também minimizar a destinação final, aumentando a segregação de resíduos nas fontes geradoras, o tratamento dos resíduos orgânicos por meio da compostagem e a valorização dos recicláveis”, detalhou.
Ações e lançamento de obras
Neste período, Mara Caseiro realizou cinco eventos voltados para a cidadania, cultura e direitos das mulheres. Ela também participou de eventos importantes, como o 39º Encontro da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).
“Realizamos sessões solenes, palestras, o lançamento do II Concurso Estadual de Redação e Desenho da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, e conquistamos o segundo lugar do prêmio Abel na modalidade Educação Legislativa, com os projetos ‘Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais: Libras’ e o ‘I Concurso de Redação’. Foi um semestre de trabalho com resultados”, celebrou a deputada.
Outro destaque dos últimos meses foi a inauguração de 19 km da MS-295, no distrito de Porto Morumbi, em Eldorado, em maio, com a presença de autoridades como o governador Eduardo Riedel e o ex-governador e presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja.
Na ocasião, também foi lançada a reforma geral da Escola Estadual Silo Vargas e da Escola Estadual Eldorado. “Foi um momento marcante para a história de Eldorado. Sonhos realizados após anos de muito trabalho e dedicação”, concluiu a parlamentar.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Operação “La Mano de Dios”: PF investiga esquema liderado por chefe de repartição pública na Alfândega de Ponta Porã
Servidora em Função de Chefia e terceirizados são alvos de busca por suspeita de peculato e desvio de mercadorias da Receita Federal
Publicado em 12/12/2025 às 11:46 - Atualizado em 12/12/2025 às 11:47 - Por Roberta Cáceres
Soraya Thronicke encerra 2025 com prestação de contas e destaca investimentos em todos os 79 municípios de MS
A senadora também relembrou o início de sua trajetória política e reforçou seu compromisso municipalista.
Publicado em 10/12/2025 às 18:20 - Atualizado em 10/12/2025 às 18:50 - Por Redação MS Todo Dia
Pesquisa aponta Reinaldo Azambuja na liderança pelo Senado e empate entre quatro pré-candidatos na segunda vaga
Ex-governador lidera isoladamente, mas está tecnicamente empatado com Capitão Contar e Nelsinho Trad. Simone Tebet também entra no cenário de indefinição
Publicado em 10/12/2025 às 10:36 - Atualizado em 10/12/2025 às 11:36 - Por Roberta Cáceres
Saúde de Alcinópolis recebe R$ 400 mil de Tereza Cristina e prefeito Weliton Guimarães agradece apoio
Recurso destinado pela Senadora reforça investimentos no setor de Saúde de Alcinópolis.
Publicado em 09/12/2025 às 18:42 - Atualizado em 09/12/2025 às 19:06 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeito Weliton Guimarães agradece emenda de R$ 495 mil destinada por Beto Pereira à Educação de Alcinópolis
Recurso já pago será usado em diversas frentes da Educação. Uma delas é a reforma e ampliação da Escola Municipal Alcino Carneiro.
Publicado em 09/12/2025 às 18:01 - Atualizado em 09/12/2025 às 18:28 - Por Redação MS Todo Dia
Gerson Claro reforça repúdio a feminicídios e cobra união no combate à violência
Presidente da ALEMS manifesta apoio à deputada Gleice Jane e destaca compromisso da Casa com ações de enfrentamento à violência contra mulheres.
Publicado em 09/12/2025 às 17:42 - Atualizado em 09/12/2025 às 17:56 - Por Redação MS Todo Dia
MP investiga prefeito de Porto Murtinho por suspeita de uso indevido de veículo oficial para fins particular
Promotor abre inquérito para averiguar a utilização de frota municipal para fins particulares; Caso ganha força após denúncias anteriores do deputado Zeca do PT sobre uso em festa
Publicado em 09/12/2025 às 10:45 - Atualizado em 09/12/2025 às 14:26 - Por Roberta Cáceres
Deputada Gleice Jane sofre ameaça de morte e caso será investigado como ameaça e violência política de gênero
Parlamentar do PT-MS recebeu mensagens intimidadoras no WhatsApp e denuncia ataque direto da extrema direita contra a participação feminina na política
Publicado em 08/12/2025 às 10:51 - Atualizado em 08/12/2025 às 10:53 - Por Roberta Cáceres
Gerson Claro participa de partida solidária que arrecada presentes de Natal
Jogo festivo entre ALEMS e Câmara Municipal celebrou os 44 anos das Moreninhas, em Campo Grande, e reforçou a integração entre os Poderes.
Publicado em 05/12/2025 às 18:05 - Atualizado em 05/12/2025 às 19:26 - Por Redação MS Todo Dia
Assembleia Legislativa aprova doação de área de 8 hectares para novo Distrito Industrial de Coxim
O deputado estadual Junior Mochi comemorou a aprovação, destacando o impacto da medida para o futuro da cidade
Publicado em 05/12/2025 às 11:07 - Atualizado em 05/12/2025 às 11:08 - Por Roberta Cáceres