A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul atingiu um marco significativo na identificação de substâncias proibidas, ao obter sucesso na identificação correta dos três itens de ensaio na 3ª Rodada do Ensaio de Proficiência em Drogas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Esse resultado foi alcançado pela Divisão de Química e Toxicologia (DQT) do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF).
De acordo com o governo do Estado, o Ensaio de Proficiência (EP) é uma ferramenta essencial para laboratórios de química forense demonstrarem sua competência na identificação de drogas em amostras apreendidas. A participação no DQT é restrita aos laboratórios forenses oficiais no Brasil que realizam análises de drogas em amostras brutas.
Para a realização do ensaio, três amostras são enviadas e submetidas a procedimentos analíticos específicos de cada laboratório, com o objetivo de determinar a presença ou ausência de substâncias proibidas ou controladas. Após a submissão dos resultados, os laboratórios participantes recebem um relatório que permite comparar seu desempenho com o gabarito oficial e com outros participantes de todo o Brasil.
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul realizou diversos exames para garantir a identificação correta das amostras, incluindo três ensaios preliminares e três definitivos. Esse resultado fortalece a confiabilidade das análises de drogas realizadas pela instituição, valorizando a expertise dos profissionais e a infraestrutura disponível.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul participa do Ensaio de Proficiência, mantendo um histórico impecável de 100% de acertos desde 2022. "O desempenho da equipe reflete o compromisso com a excelência e a precisão nas análises forenses, reforçando nossa dedicação à justiça e segurança pública", afirma Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, diretora do IALF.
Fonte: MS Todo Dia com Agência MS
Você também pode gostar de ler
STF retoma depoimentos sobre tentativa de golpe e ouve ex-comandante da Aeronáutica
A audiência deve começar às 11h30 e será conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes
Publicado em 21/05/2025 às 12:18 - Atualizado em 21/05/2025 às 12:37 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira
Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios.
Publicado em 13/05/2025 às 12:09 - Atualizado em 13/05/2025 às 12:17 - Por Ana Beatriz Schaedler
Simone Tebet diz que Governo federal irá ressarcir aposentados e pensionistas vítimas de fraude no INSS
A estimativa inicial é de que até 9 milhões de beneficiários possam ter sido prejudicados pelo esquema.
Publicado em 09/05/2025 às 12:04 - Atualizado em 09/05/2025 às 12:06 - Por Ana Beatriz Schaedler
INSS bloqueia novos descontos de empréstimo consignado para todos os beneficiários
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (8).
Publicado em 08/05/2025 às 10:24 - Atualizado em 08/05/2025 às 10:30 - Por Ana Beatriz Schaedler
Lula coordena reunião para tratar de fraude contra aposentados e pensionistas do INSS
Governo estuda plano para devolver o dinheiro às vítimas da fraude
Publicado em 07/05/2025 às 09:47 - Atualizado em 07/05/2025 às 10:29 - Por Ana Beatriz Schaedler
Adolescente de 14 anos é apontado como líder de grupo criminoso virtual em operação nacional
A casa do jovem que foi alvo da Operação Adolescência Segura fica em Campo Grande
Publicado em 16/04/2025 às 13:19 - Atualizado em 16/04/2025 às 13:49 - Por Ana Beatriz Schaedler
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família de abril nesta terça-feira
Os primeiros a receber são os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 1.
Publicado em 15/04/2025 às 12:21 - Atualizado em 15/04/2025 às 12:28 - Por Ana Beatriz Schaedler